Com pó de mico no bolso

Quando eu rogava pragas a algum desafeto, meu pai, com o indefectível tom de quem passou a juventude nadando contra a correnteza das cachoeiras do Rio Tocantins, admoestava-me: “rapaz, toma cuidado com quem tu escolhes para inimigo. Avalia primeiro se tu dás conta dele.”.

Shot002 

O cisma que o senador Mario Couto (PSDB-PA) empreendeu contra o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) teve refluxo na edição do “Diário do Pará” desse domingo (21). O pó de mico atirado ao ventilador é tão extenso que a comichão chega ao gabinete do governador do Estado.

Reporta a matéria que o senador Mário Couto erigiu um “azeitado esquema de desvio de dinheiro público” no Departamento de Trânsito do Estado (Detran). O jornal revela o “esquema”: “pessoas escolhidas a dedo pelo tucano entram na folha de pagamento do órgão e mensalmente repassam tudo ou a maior parte do que recebem para a folha salarial da Associação Atlética Santa Cruz”, cujo presidente de honra é o próprio Mário Couto.

A denúncia fornece nome e sobrenome das pessoas aboletadas no Detran-PA e faz correspondência nominal entre elas e os atletas aos quais seriam repassadas as remunerações recebidas do erário: o Santa Cruz de Cuiarana, por suposto, seria um clube pago com dinheiro público.

> Patrimonialismo

Shot004

O nosso sistema político-administrativo, ainda arraigado na seara patrimonialista, onde o detentor político do órgão faz dele coisa de sua propriedade, permite essas obliquidades.

Nós, políticos, e alguns outros que poderiam providenciar reparo, por conveniências ou comodidades, fingimos que nada sabemos.

Enquanto a libidinosidade sangra o erário por baixo dos panos pode ser cômodo e conveniente fingir que não sabemos, mas quando alguém puxa o lençol e torna explícito o ato, virar as costas para não constatar a nudez pode ser avaliado como cumplicidade.

A reportagem completa pode ser lida aqui.

Comentários

  1. Ronaldo Gomes22/04/2013, 10:18

    Esse senador é mesmo um fanfarrão!!!! E o Jatene, além da saúde abalada, tem que carregar essa mala ensaboada, pessadíssima, sem alças e sem rodinhas. É como disse o Collor à época de seu impedimento " com aliados como esse quem precisa de inimigos??"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Jader Baralho também é do mesmo jeito

      Excluir
  2. E o Jatene vai ficar calado. Quem se omite vira cumplice

    ResponderExcluir
  3. Vai dizer que o Jatene não sabe o que o senador fanfarrão fez na ALEPA? Assisti na semana passada a fala irritante dele, na TV Senado, se elogiando e aos seus como pessoas mui dignas. Meu pai dizia que até a coruja acha os seus filhotes bonitos, né?

    ResponderExcluir
  4. Parece que estou lendo um post falando da atual SEcult. Essa bandalheira esta espalhada em todos os órgãos. PC acha que a Secult também é extensão de sua casa !!! Vai ficar milionário em breve com o projeto magalomaníaco do Aquaário do Utinga.

    ResponderExcluir
  5. Vai ver que o TCE ainda vai aprovar as contas do DETRAN!

    ResponderExcluir
  6. pela materia divulgada plo diario do para,da pra ter uma ideia do que nos espera pra governar o estado em 2014 de um lado o senador tapioqueiro e falastrao de outro lado o sr jader que tem por especialidade surrar a etica.na espreita o paulo rocha com seu pt que em materia de traquinagen dispensa comentarios´melancolicamente eu chego a constataçao que o cenario polico pro nosso estado e muito nebuloso,mas fico com esperança que aja uma luz no fim do tunel...

    ResponderExcluir
  7. Só quero ver o Jatene demitir a turma do Mário Louco do Detran? Ele não tem moral pra demitir o Mário Louco porque o louco sabe de muita historinha dele como governador. O Pará chegou num momento de crise. Fora Jatene e toda sua curriola!

    ResponderExcluir
  8. É o típico caso em que os dois têm razão

    ResponderExcluir
  9. Se o governador não fizer nada é melhor entregar o boné, ai a omissão já é crime.

    ResponderExcluir
  10. Parsifal;

    Nenhum dos dois deveria estar mais ocupando cargos eletivos: nem o sujo, nem o mal lavado.

    ResponderExcluir
  11. fora que o sistema de cota que é repassado pelos examinadores do detran para o ze carlos cordenador,é um dinheirãoooooo...e vai para o bolso do mario e para o time dele...

    ResponderExcluir
  12. Parsifal,isso é fichinha nas maracutaias que acontecem no DETRAN. Os examinadores que estão sendo nomeados para o interior do estado são obrigados a repassar 8.000,00 por mês para a coordenação de habilitação. Quem não repassa é demitido.

    ResponderExcluir
  13. Somente 10% foram instalados, isso porque não houve a renovação do convênio por parte do governo do estado, via Detran-PA. Essa quantidade executada corresponde aos sinais que foram instalados no cruzamento da Avenida Mendonça Furtado com as Avenidas Turiano Meira, Barão do Rio Branco e Silvino Pinto, e também no encontro Avenida Bartolomeu de Gusmão com a Jasmim.

    O material ficou no galpão guardado, a espera de um posicionamento do governo do estado ou do município. Sandro Lopes informou ainda que não está em Santarém, mas por telefone, explicou que chegou a tentar viabilizar isso, mas não foi possível.

    O convênio, orçado em 6,5 milhões foi firmado em 2009 e chegou a ser noticiado nos telejornais da TV Tapajós. Além da instalação de semáforos, o acordo previa também a implantação de câmeras radares em cruzamentos críticos da cidade.

    O estado seria o responsável por 90 % do total do valor. E o município 10%. O que coube ao município foi executado.

    Sandro explicou ainda que o primeiro vencimento do convenio foi renovado, a segunda vez não houve como, pois faltou a contrapartida do estado, e por esse motivo, os semáforos permaneceram guardados no galpão.

    A secretária de Mobilidade e Transito, Heloísa Almeida está em reunião com demais instituições para tratar deste e outros assuntos. De acordo com a Assessoria de comunicação do órgão, a secretária vai se posicionar sobre o assunto após esta reunião.
    Enquanto o Detran pena na mão de Mario Couto e sua gangue...o dinheiro do povo vai para o ralo.

    ResponderExcluir
  14. É o sujo falando do mal lavado. Ilustres representantes do Estado do Pará no Senado da República, e para completar o time tem o Flecha pulseira de aço.

    ResponderExcluir
  15. ABAIXO NEPOTISMO CRUZADO VIVA O NEPOTISMO DE CRUZA

    Meu Caro Deputado

    Essa é a mais perspicaz obra da inteligência político/esportiva do Brasil!

    Vendo que não era possível aplicar o nepotismo cruzado por ferir regras da lei o ilustre senador/presidente teve a brilhante idéia de fazer o nepotismo de CRUZA, o que é sacanagem, mas não é crime que possa ser enquadrado na categoria nepotismo, um verdadeiro gol de placa porque ao esconder os números de tal placa não vai gerar palpite para um acerto de milhar, assim ninguém pode esperar receber também o bicho da mesma fonte!

    Na minha concepção sobre o fato isso é coisa de quem fica dizendo que mandioca plantada tem, mas o preço da farinha esta alto por preferência na produção de goma embora de qualidade duvidosa, desconheço qualquer exame na mesma!

    Que façam o exame da goma, com ele concluído todos iram notar o que está errado, o resultado dirá que a goma é própria para fabricação de tapioca e não serve para ser usada como cola unindo dois pesos mortos do estado política e futebol.

    Um leão rei da selva convidou o pobre jumento para fazer uma troca sexual, o jumento que estava mais de ano sem saber o que era um prazer nesse tema topou.

    O leão então disse como a idéia foi minha eu irei primeiro e montou no jumento cutucou com sua varinha dizendo camarada jumento um beijinho pra eu gozar, o jumento virou o pescoço atendeu ao pedido e o leão gozou!

    Na vez do jumento o procedimento foi o mesmo ele montou no leão cutucou com sua perna manca dizendo camarada leão um beijinho pra mim gozar e nada do leão atender seu pedido novamente o jumento falou, camarada leão um beijinho pra mim gozar e o leão nada de lhe dar o esperado beijo, pela terceira vez o jumento implorou camarada leão um beijinho pra mim gozar!

    Dessa vez o leão que estava engasgado quase sem fôlego com o pescoço duro respondeu, eu dou o beijo, mas só consigo se tu deres uma rezinha!

    Moral da Historia

    Quem goza por ultimo passa mais tempo pra gozar, principalmente quando demora sair o beijinho!

    ((((((((MCB))))))))

    ResponderExcluir
  16. Só uma Pergunta, nobre deputado. Vocês do Legislativo, que por lei, tem a função de legislar e fiscalizar, como irão proceder diante de tamanha suspeita de corrupção? Alguma resposta imediata, ou vão esperar o comando de cima?

    ResponderExcluir
  17. E aí deputado qual será a sua atitude perante tal denuncia?

    ResponderExcluir
  18. Deputado já há um fato determinado a ser apurado, agora a bola está nos pés dos ilustres residentes do Palácio da Cabanagem! Ou será que o Santa Cruz de Cuiarana vai dar um drible nos atletas da Rua do Aveiro?

    ResponderExcluir
  19. Esse falastrão nunca me ludibriou, será que ele vai conseguir enganar o Pará novamente?
    “Maria ta peneirando, como em massa de mandioca, ta, ta, tapioca, ta, ta tapioca” MISTER M do PARÁ!

    ResponderExcluir
  20. Aos que perguntam que atitude eu, ou a Alepa, vai tomar sobre o fato denunciado:
    Por várias vezes eu já disse aqui que não acredito em CPIs e que a maior parte dos supostos fatos criminosos denunciados sobre políticos não é caso de política e sim de polícia. O MP deveria, imediatamente, enquanto ainda tem poderes para investigação, abrir inquérito para apurar as irregularidades denunciadas e por fim denunciar criminalmente os que foram encontrados culpados, assim como enviar à Procuradoria da República, como já mandou os fatos da Alepa na qual o senador Couto está, por suposto envolvido.
    Por sua vez, com o envio dos autos pelo MP-PA para a PGR, os senadores deveriam requisita-los à PGR e instaurar uma comissão processante para disciplinar o senador Couto por quebra de decoro parlamentar.
    Todavia, o PMDB decide essa noite se propõe a abertura de uma CPI na Alepa para apurar os fatos denunciados no Detran e eu, como sempre fiz na minha vida política, seguirei absoluta e indiscutivelmente a posição partidária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So se a CPI no DETRAN nao vir atingir tambem o PMDB ne

      Excluir
  21. Amanhã, dia 23/04, os Servidores e Servidoras do DETRAN, que estão em greve, irão realizar uma grande lavagem na frente da Autarquia em protesto contra a corrupção, o sucateamento, os desmandos, o nepotismo e ao assédio moral, que assolam as estruturas do DETRAN.
    Se não bastasse o projeto de PCCR estar travado na SEAD a mais de dois anos e não se ter informação, graças à trama montada pra inviabilizá-lo pela secretária Alice Viana.
    Ainda há os escândalos em licitações com indícios fraudes e direcionamentos aos “amigos empresários”, além dos desvios de recursos pra beneficiar o time do Cuiarana pertencente ao senador “cartola” Mario Couto, também conhecido como tapiocouto.
    Esse é o quadro caótico numa Autarquia que chegará à receita de R$ 270 milhões em 2013, mas não investe na sua própria estrutura sucateada e na fiscalização de transito, que é um caos e mata pessoas todos os dias neste estado. Mas tem dinheiro pra bancar jogadores de um time de várzea e desconhecido, mas que ostenta mais dinheiro que Remo e Paisandu.
    Os esquemas montados no DETRAN robusteceram com o Sergio Duboc, ex-diretor e foragido da justiça e agora com diertor Walter Wanderley, a “raínha da Inglaterra” e “pau mandado” do senador. Um desconhecido truculento e desconhecedor das políticas de trânsito, junto com a sua trupe, está dilapidando e afundando o órgão.
    O DETRAN, Banca até os parentes e esposas dos jogadores do Cuiarana. Vários empregados como DAS nas agencias do interior, a exemplo da agencia de Salinópolis, denúncia feita na edição de domingo e de hoje no Diário do Pará.
    Casos que deveriam ser apurados pelo Ministério Público Estadual e Federal(O DETRAN atua com base no Código de Transsito Brasileiro - uma lei federal), além de uma CPI.
    É por isso que o Pará é um estado atrasado e campeão de impunidade.

    ResponderExcluir
  22. Lembremos o estrago que a corrupção no DETRAN do Rio Grande do Sul fez com a ex-governadora Yeda Crucius, que acabou não se reelegendo. Cuidado Jatene com o que tá acontecendo no DETRAN daqui, as eleições estão próximas e ainda resta tempo de tomar decisões acertadas e passar a limpo a Autarquia.

    ResponderExcluir
  23. O problema que esse time da ALEPA joga mal pra caramba. O senador cartola vai continuar dando olé nos abestados eleitores. E o cuiarana vai pra galera ou para o DETRAN!

    ResponderExcluir
  24. O Jatene não vai fazer nada pois não tem força para mandar nem no gabinete dele.

    ResponderExcluir
  25. Pobre Jatene. Lá vem outro stent. O Mario Couto de um lado e o PMDB do outro não tem quem aguente.

    ResponderExcluir
  26. Deputado aproveite e engate uma ré na CPI do Detran lá pros tempos da Ana Júlia quando era o PMDB que estava lá. Eu sempre digo isso. O PT, PMDB, PSDB e mais o diabo a quatro são tudo farinha do mesmo saco.

    ResponderExcluir
  27. Aqui só tem pessoas despreparadas, o pessoal das blitz manda sobrar nos bafômetros e pessoas serias sopram sem saber se os bafômetros estão aferidos ou não , sem ter certificado de aferição quem garante que eles estão marcando certo, o senhor Mario Couto com toda sua credibilidade exposta na reportagem?

    Todo tipo de aparelho que marque alguma coisa tem que ser aferido regularmente , no caso dos bafômetro o intervalo maximo entre as aferições é de 120 dias ou 3 vezes por ano, onde é testado condução da amostra e reagente!

    Quem sabe disso, os servidores do órgão fiscalizador, os motoristas, os advogados, os juízes, os técnicos do Imetro ou apenas os fabricantes dos aparelhos?

    Se o próprio Detran age no arrepio da lei e ninguém fala nada como podemos agora cobrar falcatrua com o dinheiro arrecadado nele através também de falcatruas?

    Sou totalmente contra o conjunto álcool e direção , mais pior do que isso é saber que pessoas inocentes podem estarem sendo condenadas por erro na aplicação de um teste.

    Na minha igreja um irmão que nunca provou de álcool em 62 anos de vida teve sua habilitação apreendida e só não perdeu o direito de dirigir porque recorreu ao pastor do templo que ele freqüenta e foi providenciado um advogado para assisti-lo que solicitou ao delegado que o encaminhasse ao IML para fazer um exame de sangue, no exame do bafômetro deu um ponto e meio de álcool acima do permitido e no exame de sangue deu zero a quantidade de álcool!

    Para o bem da comunidade e do próprio condutor que for solicitado fazer teste do bafômetro em uma blitz exija o certificado de aferição do aparelho onde deve constar a data de quando a aferição foi feita , o órgão que aferiu e o numero de serie do aparelho!

    E o senhor como deputado e advogado deveria fazer um expediente para o Detran solicitando que ele mostre uma única aferição feita desde o dia da compra desses aparelhos até a data de hoje , lembres-se eu estou falando apenas UMA de todos os aparelhos, porque todos que tiveram suas cartas de motoristas apreendidas de forma irregular podem entrar na justiça pedindo indenizações que ganharam e isso causara um enorme prejuízo aos cofres do estado.

    Pastor João Ferreira
    Deus é Fiel

    ResponderExcluir
  28. Parsifal, eis um homem sábio. Seu pai.

    ResponderExcluir
  29. Francisco Márcio23/04/2013, 13:08

    Nobre Deputado, a situação do Senador é delicada, que eu saiba ele (ainda) não amealhou: TV,RADIO,JORNAL, e sem esse aparato, sua voz fica mais distante...
    Já o JB teve esse cuidado... Mas o que me chama atenção é a sua inteligência, Sua Excelência também (ainda)não enveredou por esse ramo da comunicação, mas ao menos criou esse blog, que lhe dá voz e visibilidade.
    Usando das suas palavras: são tudo farinha da mesma mandioca!

    ResponderExcluir
  30. Vai sair a CPI do DETRAN. Já há 16 assinaturas dos deputados estaduais do PMDB, PT e PSOL, suficientes para instaurar a CPI para apurar as maracutaias entre o Cuiarana/DETRAN. Agora quero ver diretores, cartolas, empreiteiros, que sugam recursos publico da Autarquia terem de prestar esclarecimentos a sociedade. Passou da hora do Pulha Walter Wanderlei, Mario tapiocouto e sua gangue pegarem o beco. Devem aproveitar pra escancarar os contratos indecentes realizados através de dispensas de licitação, assim como os da CLIMEPT, Máxima Visão e os convênios.

    ResponderExcluir
  31. Quem tá metendo a mão no dinheiro do Detran é o Mário Louco e não o PMDB, agora esses anônimos disfarçados ficam aí querendo tapar o sol com a peneira. O Jatene é o governador e deve tomar providências, ele é o dono da casa, ou ele apenas um lambaio do psdb? Essa cpi que vai ser criada deve investigar como esses vários prefeitos eleitos pelo psdb arrumaram tanto dinheiro para gastar na eleição passada. Em salinas, o abuso do Mário louco foi grande a ponto de tomar o campo da comunidade, destruir um monte de miritizeiro para fazer uma entrada que só fez acabar com a plantação, por isso, está mais que na hora de fazer algo contra esse monstro vestido de senador.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação