A propaganda é a alma do negócio

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O blog do Fernando Rodrigues revela, a partir dos dados da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), o quanto o Governo Federal gastou em publicidade, apenas em televisão, de 2000 a 2012: R$ 11,6 bilhões, o que resulta em uma média de R$ 892,3 milhões por ano.

> Rede Globo fica com a maior fatia do bolo

Do total gasto a Rede Globo abocanhou mais da metade: R$ 5,9 bilhões. A Secom esclarece que o alto percentual da Globo se dá porque a mídia é distribuída de acordo com a audiência da emissora e que a fatia da Globo, devido ao avanço da audiência de outras emissoras de TV, tem caído desde ano 2000.

> Valores gastos de 2000 a 2012, distribuídos por emissora de TV

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> Valores gastos apenas em 2012, distribuídos por emissora de TV

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Os valores das duas tabelas acima foram fornecidos pelo IPA e indexados pelo IGPM-FGV. Os percentuais de audiência das emissoras foram fornecidos pelo Ibope PTN. 

Em se acrescendo gastos com os demais veículos de comunicação (jornais escritos e rádio) a despesa direta do Governo Federal com publicidade sobe para R$ 1,8 bilhão apenas em 2012. Nessa proporção é possível intuir, atualizados os valores, que apenas o Governo Federal gastou, nos últimos 13 anos, R$ 23,4 bilhões com propaganda.

Se colocarmos os estados e municípios nessa conta, o resultado deverá ser um valor absolutamente proibido para menores de 21 anos.

Comentários

  1. Acho que alguém disse que a Propaganda é a arma do negócio. Deve ser. E no Pará, como anda essa tabela?

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    1. Já fiz uma postagem sobre o Pará. O gasto por aqui anda em torno de R$ 20 milhões por ano.

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