Pular para o conteúdo principal

Trabalho doméstico: INSS pode ser deduzido

ir

O novo marco regulatório dos trabalhadores domésticos gera dúvidas, além de reclamações patronais pela impossibilidade legal de dedução dos encargos salariais no imposto de renda, como ocorre nas empresas.

Observe-se que a PEC (Projeto de Emenda Constitucional) aprovada não esgota o marco: o detalhamento da relação trabalhista virá em legislação regulamentar e creio que a previsão da dita dedução virá às pessoas físicas empregadoras.

> INSS pago pode ser deduzido

Todavia, o empregador doméstico que tem o seu empregado devidamente registrado e com carteira assinada, há muito tempo, pode deduzir do Imposto de Renda o valor patronal recolhido a título de INSS, até a quantia de R$ 985,96.

Shot022

A dedução abrange apenas um empregado por declaração, mas se um casal, por exemplo, faz declarações separadas e tem dois empregados, cada declaração suporta um empregado.

A dedução se faz no campo “Pagamentos Efetuados”, no código 50, onde se deve inserir o nome, o CPF e o NIT (Número de Inscrição do Trabalhador) do empregado e o valor pago de INSS, até o limite legal. O programa fará a dedução.

> Não somente “empregadas domésticas”

Atente-se que, para os efeitos legais, empregado doméstico é todo cidadão contratado por pessoa física para prestar serviço fixo, portanto, as obrigações não são somente para a “empregada doméstica”, mas também para caseiros, jardineiros, copeiros, babás, motoristas, etc.

Comentários

  1. http://economia.ig.com.br/2013-03-28/situacao-e-de-desespero-diz-regina-manssur-sobre-nova-lei-das-domesticas.html


    Uma verdadeira "crise", não acha deputado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu caro. Eu "ouvi" isso dessa mesma turma quando se aboliu a escravidão negra no Brasil: eles diziam que o Brasil ia quebrar com a liberdade dos negros e uns até eram originais e diziam que os negros não iam saber viver livres, pois não tinham a menor noção do que era isto.
      Mas creio que a Dona Regina vai superar isso e sobreviver a ter que pagar horas extras, FGTS e etc. das suas empregadas domésticas.

      Excluir
  2. Engraçado que são as mesmas pessoas que se queixam de o Brasil não ser uma terra civilizada.

    Tá aí, isso é uma coisa bastante civilizatória, e vem com pelo menos 104 (!!!!) anos de atraso em relação à Inglaterra por exemplo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.