Domingo de Ramos

Na tradição hebraica, quando um rei entrava em uma cidade montado em um cavalo significava que ele a conquistara pela guerra. Se vinha montado em um jumento significava que entrava em paz.

Jesus Cristo entrou em Jerusalém montando em um jumento e foi recebido com festas e salmos. O povo despia-se dos próprios mantos jogando-os à passagem juntamente com pequenos ramos que arrancava das árvores.

Shot001

Há controvérsias sobre se os ramos jogados no caminho de Jesus eram juncos (sinóticos) ou ramos de palmeiras (João).

Os ramos de palmeiras eram símbolo de triunfo na tradição judaica, por isso preferimos João e a procissão do domingo que antecede a ressureição de Cristo, após a paixão da Via Crucis, se faz com ramos de palmeiras: é a bela procissão de “Domingo de Ramos”, que ocorreu hoje (24) em todo o mundo, marcando o início da Semana Santa.

Na minha infância, em Tucuruí, meu pai providenciava os ramos e minha mãe os levava na procissão, para ao final, na missa, receberem a benção. O ramo bento era pregado na porta de casa em forma de cruz e nada de ruim aconteceria em nosso lar.

Como nós acreditávamos naquilo com toda a inocência e fé dos nossos corações, nada de ruim nos acontecia, mesmo. Você é o que você acredita.

Comentários

  1. Thank you a lot for sharing this with all of us you actually recognize what you're talking approximately! Bookmarked. Please also consult with my website =). We may have a hyperlink exchange contract among us

    Also visit my page; cheap louboutin shoes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação