Bolívia apela à Haia para tentar reaver a saída ao Pacífico, usurpada pelo Chile em 1879

Em 1879, a Bolívia e o Peru se bateram em uma guerra com o Chile (Guerra do Pacífico), que teve como objeto a província mineral do Atacama, que o Chile explorava com mineradoras britânicas.

A Bolívia e o Peru perderam a guerra e o Chile anexou territórios de ambos. A mais prejudicada foi a Bolívia, que perdeu 400 quilômetros na costa do Pacífico e ficou sem saída para o mar.

Shot004

Em 1904 o Chile assinou um acordo (eu não sei onde a Bolívia estava com a cabeça quando aceitou os termos) no qual se comprometia a construir uma ferrovia ligando La Paz ao porto de Arica, estabelecendo, à Bolívia, um corredor até o Pacífico.

A Bolívia cometeu o erro de concordar em por fim à reinvindicação de devolução de 400 km de costa e 120 mil km² de território cravejado de cobre e nitratos por meros 440 km de ferrovia e um porto que não lhe pertencem e que tem que pagar, caro, para usar.

Shot008

No sábado (23) o presidente Evo Morales decidiu, debalde todas as tentativas de negociação com o Chile, apresentar à Corte de Haia um processo tentando reaver, pelo menos, a saída soberana ao mar.

Shot007

Evo Morales está coberto de razão na querela e é sensata a procura do tribunal internacional.

"Ao ignorar a reivindicação do povo boliviano, o Chile lhe nega a paz, a solidariedade e a irmandade e nega a integração latino-americana e destrói o sonho dos povos de viver em paz e harmonia, compartilhando benefícios mútuos", declarou Morales.

O Chile não deverá atender uma improvável sentença desfavorável em Haia, mas historicamente, diferente da querela Argentina com a Inglaterra no caso Falklands, o Chile usurpou os direitos territoriais bolivianos na Guerra do Pacífico e lesou a nação ao lhe privar do Mar.

A democracia chilena daria um enorme exemplo de maturidade se vestisse a boa vontade de encontrar uma forma de devolver aos bolivianos uma janela através da qual pudessem reaver a janela para o Pacífico.

Comentários

  1. Tá russo. É perlenga os próximos anos e nem a nossa terceira geração vai estar aqui para ver resultadopositivo à Bolívia. Até acabar a discussão, até o mar já deve ter ido embora.

    ResponderExcluir
  2. 50% do pib do Chile vem dos minérios, principalmente o cobre, ali em terras bolivianas estava a maior mina de cobre do mundo, os chilenos já se beneficiaram em muitos bilhões, se beneficiarão por uma centena de anos, nunca vi um roubo de tal magnitude, foram apoiados pelos britânicos.
    Mesmo com tantos benefícios, o egoísmo dos chilenos prevalece.
    Chilenos! devolvam, pelo menos uma saída para o mar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação