Tão longe de mim distante…

A foto abaixo é a ilustração digital da maior estrutura de corpos siderais já detectada a partir do nosso planeta.

quasar

Trata-se de uma gigantesca aglomeração de quasares. Segundo o artigo da  Royal Astronomical Society, a luz demoraria 4 bilhões de anos para atravessar a região.

Um quasar, abreviatura em inglês para a denominação “quasi-stellar radio source” (fonte de rádio quase-estelar), é uma poderosa fonte energética que contém uma “pequena” galáxia em seu núcleo.

A Via-Láctea, onde moramos, e de onde os nossos descendentes daqui a alguns bilhões de anos terão que se mudar, é milhares de vezes maior que um quasar, que é medido pelo tempo que a luz passa para atravessa-lo: em média 10 milhões de anos.

As grandezas siderais são o último desafio da exploração humana, mas não iniciaremos a jornada além do nosso pequeno horizonte solar enquanto o nosso paradigma científico e tecnológico se restringir à física convencional.

Há algo infinitamente mais veloz que a luz que, uma vez adestrado, terá capacidade física de romper distâncias instantaneamente. O que é isso? O pensamento: a energia mais poderosa do Universo.

Foto: ESO/M. Kornmesser

Comentários

  1. Deu no http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/:

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou 2013 vencendo mais uma eleição. Entre as personalidades mais corruptas de 2012, Lula ganhou com 65,69% dos 14.547 votos válidos o Troféu Algemas de Ouro. Em segundo lugar, com 21,82%, ficou o ex-senador Demóstenes Torres (sem partido) seguido pelo governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB), com 4,55%.

    Espero que a luz sobre o Brasil não demore 4 bilhões de anos para chegar e nos tirar das trevas que nos impuseram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem discutir o mérito de quem mais, ou menos, corrupto, asseguro-lhe, com 100% de certeza, que o percentual de confiança em pesquisas feitas na internet é 0%.

      Excluir
  2. Parsifal;

    O nipo-americano Michio Kaku é um dos físicos mais festejados da atualidade neste assunto, e tem sido apontado por muitos como um novo Einsten, pela complexidade de sua contribuição para a Teoria das Cordas; quase um guru para o público que lota suas conferências e se encanta com a sua facilidade de expressão. Gostei daquela frase que diz que "sem a matéria escura o universo seria frio e morto", provavelmente por ser nesta parte do universo - invisível aos telescópios comuns, que seja emitida a radiação gama que vai energizar todos os sistemas estelares, inclusive o nosso. Realmente trata-se de uma mente genial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michio Kaku verbaliza bem, mas não podemos deixar de dar o merecido crédito, nessa área a Stephen Hawking, o cocriador na Teoria das Cordas.

      Excluir
  3. Deputado Parsifal e essas acusações no Blog do Barata sobre o avião do RM, o JB e o Jatene o que o sr. tem a falar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho informações sobre o assunto. É verdade, todavia, que as matérias sumiram tanto do Diário quanto do MPE. Ao chegar em Belém vou averiguar.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação