Já que começamos o dia com a Rússia, na foto abaixo soldados caminham em frente ao Hermitage, um dos maiores e melhores museus do mundo, em São Petersburgo, onde os termômetros registraram –12º C, ontem (3).
Os invernos russos são um dos mais rigorosos do mundo e já foram, por duas vezes, decisivos para rechaçar incursões bélicas inimigas.
> 1. Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte, quando voltou, aos frangalhos da Campanha da Rússia, declarou o culpado pela derrota: o General Inverno.
A propósito, a alma da Rússia, em um contexto emoldurado pela saga napoleônica na região, foi desnudada em estado de arte por Tolstói em “Guerra e Paz”, uma das obras primas da literatura universal.
> 2. Adolf Hitler
Na Segunda Guerra Mundial o rigoroso inverno russo amofinou as tropas do Führer nos quintais de Stalingrado, hoje São Petersburgo. A derrota nazista no front soviético foi um dos pontos de inflexão que determinou a vitória da coalizão formada pelo Império Britânico, EUA e União Soviética, em 1945.
Foi, para o deleite de Stalin, ao temível Exército Vermelho que o Marechal de Campo nazista Wilhelm Keitel assinou, em uma Berlim arrasada, a rendição do Reich, pondo fim a Segunda Guerra Mundial.
Natureza e homem/mulher (inteligência) dupla que a política não vence!
ResponderExcluir