56% dos eleitores brasileiros são apartidários

partid

Em 1988, uma pesquisa do “Estado de S. Paulo” apontou que os brasileiros que se declaravam apartidários era 38% do eleitorado.

No final de 2012, o jornal repetiu a pesquisa (Ibope) e constatou que, 24 anos depois, subiu para 56% os eleitores sem preferência partidária.

> PT, PMDB e PSDB são os mais preferidos

Os 44% que declararam preferência partidária colocam os três principais partidos do Brasil nas 3 primeiras colocações: o PT lidera com 24%, seguido pelo PMDB com 6% e pelo PSDB com 5%.

A pesquisa revela que todos os partidos perderam simpatizantes. O partido que mais perdeu foi o PT que, desde 2010, caiu de 33% para 24% na preferência do eleitorado.

> Crise partidária

A pesquisa reflete a crise de identidade partidária nacional. Cada vez mais as siglas se parecem entre si e o eleitor opta por se orientar pelo pior: o culto à própria personalidade que praticam os candidatos.

> Partidos no Brasil: mera interface de poder político

Os partidos passaram a ser meros meios através do quais o político consegue um mandato: logo após a eleição ele abandona o programa partidário (se é que algum partido tem um) e cuida daquilo que chama de “meu mandato”.

Por conta dessa dicotomia, que paradoxalmente passa a ser uma metonímia, em uma pesquisa do Ibope, em 2012, que mediu a confiança do brasileiro nas instituições, os partidos políticos foram os menos confiáveis entre 22 instituições avaliadas.

> Desencanto

"Era do MDB nos anos 70. Votei no Lula em 2002, fui super petista nos anos 80. Mas aí veio o mensalão. Fiquei muito decepcionada. Desde 2005, só voto nulo", afirmou a escritora e socióloga Ivana Arruda Leite, 61 anos. A atitude demonstra um perfil que deveria tanger os políticos atuais a, pelo  menos, já que não podem juntar o leite, não mais permitir que ele vase.

Comentários

  1. Getúlio Theixeira21/01/2013, 19:42

    Sem querer ser presunçoso, mas essa notícia não me é novidade. Há muito que percebo que é mais fácil se aliar a uma pessoa do que a uma idéia. Sim, porque os partidos deveriam ser ideológicos e não fisiológicos como lamentavelmente hoje se apresentam, inclusive o PT que lidera a pesquisa.

    A história brasileira mostra que desde a inconfidência mineira de Tiradentes, os movimentos políticos e sociais estão relacionados a uma ou mais pessoas físicas. Não podemos falar das Diretas Já sem lembrar de Ulysses Guimarães. Como não citar Jader Barbalho como o grande lider da redemocratização no Pará? E o Tancredo? A própria campanha já tinha seu nome.

    Para finalizar, alguém se atreve a falar do PT sem mencionar o Lula. É impossível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O culto à personalidade é um entrave para o amadurecimento democrático. Todos os países que consolidaram suas democracias o fizeram depois de romper com o humor eventual dos homens e aliar-se à estabilidade programática institucional.
      Quando você concentra poder e expectativa em uma pessoa contribui para que ela se torne um proto ditador dentro de um sistema democrático e a vontade dele prevalece, sem deixar que a instituição amadureça e as instituições são o sumo de milhares de pessoas que comungam de um mesmo pensamento: essa é a verdadeira democracia, pois os homens passam e as instituições ficam e se elas são fracas, e se confundem com os semideuses, também desaparecem e nos viveremos sempre a reconstruir amanhã o que não conseguimos erguer ontem, porque estávamos ocupados a cultuar alguém que nos disse que faria por nós.

      Excluir
  2. Ronaldo Gomes21/01/2013, 21:57

    Meu caro Dep. é como já disse Raul " é tanta coisa no menu que eu não sei o que comer" e na mesma levada " quem não tem colírio usa óculos escuros", ou na outra levada " o que eu como a prato pleno, bem pode ser o seu veneno". E o que a maioria da classe política brasileira está comendo a se esbaldar é veneno puro para a população.

    ResponderExcluir
  3. Francisco Sidou21/01/2013, 23:21

    Caro Parsifal,
    Líderes eleitos democraticamente que são tocados pela tentação autoritária são induzidos pelos áulicos a imaginar que depois eles, o dilúvio, a exemplo do déspota esclarecido do Iluminismo. Então, como no Brasil, por exemplo, é vedada mais de uma reeleição, imaginam continuar o seu reino através de prepostos bem mandados. Não por acaso, Sarney "reina" absoluto não só no Maranhão, por mais de 50 anos. Muitos estados são loteados como verdadeiras capitanias hereditárias. Os partidos políticos têm projetos de poder, não planos ou programas de governo. Por causa disso, o eleitor não vota mais em partidos e sim em candidatos. Fica difícil, porém, a renovação pretendida pelo eleitor, enquanto não se promover uma verdadeira Reforma Política , que acabe com a figura dos donos de partidos e de legendas de aluguel, inclusive do Horário Eleitoral "Gratuito". Uma reforma que também acabe com o voto obrigatório e possibilite o lançamento de candidaturas avulsas pelo menos para os legilativos. Enquanto os políticos brasileiros não sintonizarem suas ações com os anseios da sociedade pela Reforma do atual modelo político, a rejeição aos partidos e aos políticos só tende a aumentar.

    ResponderExcluir
  4. DISSOLUÇÃO É SOLUÇÃO

    Meu Caro Parsifal

    Acabei de chegar de uma reunião de cúpula para definir ida ao lago de Tucurui nesse final de semana, fiz uma leitura de sua postagem e concordo com você, os partidos não tem programa partidário e sim garotas de programas nas sedes faturando entre os partidários.

    Essa DISSOLUÇÃO de simpatizantes de todos partidos políticos brasileiros não é a SOLUÇÂO para a política no Brasil, embora muitos desenganados com nossa política possam pensar assim.

    Pelo que você postou e pelo que eu coloco da para saber que o real motivo dessa aferição não é medir preferência partidária e sim se já estamos perto do legislativo federal criar uma nova lei para ainda existir política embora já sem eleição!.

    Falo isso porque hoje ela ainda existe pela obrigatoriedade do voto, contudo se algum dia nem tal obrigatoriedade for suficiente aparecera uma lei rateando mandato entre os partidos de acordo com o numero de filiados.

    Um Brasil onde as eleições para todos os mandatos ocorressem de forma simultânea e os partidos políticos fossem formados após o pleito e dissolvidos antes da nova avaliação sem obrigatoriedade do voto acabaria os três piores fatores existentes na nossa democracia, o mandato pertencer ao partido, o voto de legenda e o comando partidário ficar nas mãos de quem nunca recebeu um único voto!

    O correto em termos de DISSOLUÇÃO e SOLUÇÃO é:

    Se pegarmos um político de um partido qualquer e colocarmos em um recipiente com acido para que dissolva teremos uma dissolução estou ou não correto te pergunto por que às vezes tenho duvidas quanto à eficácia do acido!

    Agora se em vez de colocarmos um único político de um único partido colocarmos todos os partidos políticos ai sim teremos uma SOLUÇÃO!

    Dissolução partidária é solução mórbida mas não mortal, porque na morte é que mora o perigo, na Venezuela quem manda é um morto, na Argentina quem manda é a mulher do morto, na Coréia do Norte quem manda é o filho do morto, em Cuba quem manda é o irmão do morto, no Brasil quem manda é um que se finge de morto, só que como toda regra tem exceção a dessa regra é no vizinho estado do Maranhão onde manda um que se recusa em morrer!

    MCB

    ResponderExcluir
  5. Ronaldo Gomes22/01/2013, 09:17

    Em tempo Dep., favas contadas a eleição da ALEPA??? a quantas anda??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A que favas você se refere? As nossas estão contadas e nos faltam 3 votos, que, em se tratando da máquina governamental colocada contra (essa é a eleição mais cara que eu já na Alepa: o governo está atirando como se a pólvora não fosse dele, será uma tarefa quase impossível conseguir, mas isso não quer dizer que não disputaremos.

      Excluir
    2. Ronaldo Gomes22/01/2013, 11:10

      imagine o preço desses três votos não??? quanto as favas são as deles. Mas pela sua resposta o abano com o chapéu alheio, e que abano eles estão fazendo hein?? deverá favorecer o governo. Mas é importante, necessária e salutar a disputa. Sigam firmes. É essa a postura que esperamos dos parlamentares em que acreditamos, o que com certeza é o seu caso.

      Excluir
  6. "PT é o preferido. Bem atrás, estão PMDB em segundo e PSDB em terceiro".
    Assim, seu texto ficaria bem mais fiel aos números.

    ResponderExcluir
  7. O texto está absolutamente fiel aos números e as pessoas inteligentes, como você e todos os que leem o blog, que não têm dificuldade de ler e interpretar, tiram a suas conclusões de proporcionalidade, chegando ao juízo que você acaba de emitir.

    ResponderExcluir
  8. E isso quer dizer, exatamente... nada! O povo sempre foi alienado ou não se acanha de votar em ficha suja, fiel às suas origens formada por criminosos desterrados para Terra Brasilis. Tem jeito não.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação