Os carros elétricos não são poluentes na ponta e abastecer um carro a gasolina é dez vezes mais caro que carregar um modelo elétrico para trafegar distância igual.
Mas a indústria automobilística pouco tem feito para mudar a base de abastecimento das frotas. No Brasil, o governo tem ignorado qualquer incentivo à fabricação e uso de modelos elétricos.
> Sem benefícios fiscais
O programa “Inovar Auto”, lançado nesse outubro pelo governo federal, concede benefícios fiscais em troca de eficiência energética, mas não trata de veículos elétricos que são taxados com 25% de IPI, enquanto que os demais veículos 1.0 têm tarifas de 7%.
A carga tributária sobre a fabricação e comercialização de veículos elétricos faz com que um i-MiEV saia por R$ 200 mil. Se o perfil da carga tributária mudasse, alega a montadora, o modelo poderia ser vendido a R$ 90 mil. Nos EUA, o mesmo modelo pode ser comprado por US$ 20 mil (R$ 40 mil).
Veja abaixo uma comparação de custeio entre um carro elétrico e um convencional:
Observe, portanto, que um carro elétrico consome R$ 0,29 para rodar 11 km e um carro a gasolina consome R$ 2,60 (10 vezes mais) para rodar 10 km.
Quando digo que existe uma conspiração contra o eletrico ainda tem gente que ridiculariza...
ResponderExcluirO programa “Inovar Auto” tá mais relacionado ao carro eletrico e mesmo assim é excluido... :(
Ora, é de fácil entendimento. Até o governo federal visa lucros o resto não interessa. enquanto o lucro sobre o carro elétrico é 1,00 o lucro do carro comum é 10,00! Enche mais o bolso dos ladrões em nome da democracia!!!
ResponderExcluirEstou convicta que mudanças sustentáveis na área de mobilidade urbana verde só serão possíveis através de uma ação em conjunto do poder público,
ResponderExcluiriniciativa privada, como bancos, e empresas. Muito interessante as soluções propostas pela empresa Siemens, na área de veículo elétrico e mobilidade verde. Vale a pena dar uma lida.
http://www.siemens.com.br/desenvolvimento-sustentado-em-megacidades/mobilidade.html
Alessandra Ribeiro