A desaceleração na China e o estoque vegetativo de aço no mercado internacional continuam apertando o preço do ferro, que hoje regula em valor inferior a 100 dólares a tonelada.
> Preço menor que o custo de produção afeta ações
O baixo valor do ferro, caído mais que as piores projeções (analistas ariscavam um piso de 120 dólares por tonelada) força a Vale a saldo negativo na operação de Carajás, cujo custo marginal de produção regula em 120 dólares a tonelada.
Os valores, divulgados pelo The Steel Index (TSI), corroboram o que eu já afirmei aqui, de que os investimentos em siderurgia ficarão engavetados até uma possível recuperação do fluxo do mercado, o que poderá demorar de 5 a dez anos.
A Vale já sente os efeitos da retração: seus papéis em Wall Street caíram de US$ 28,1 para US$ 25,3 por ação.
> Sem planejar o futuro
O Brasil precisa se convencer, agora, de que a base de commodities que hoje turbina a nossa balança poderá valer a metade daqui a 100 anos (o que não é grande tempo para a história) e começar a planejar uma saída econômico-tecnológica para o setor.
O problema dos nossos governantes é que eles não usam telescópios para olhar, e planejar, o futuro: estão todos perdidos no presente.
Parsifal, isto é historia para boi dormir, a Vale está caindo pelas tabelas por culpa da D. Dilma, foi trocar o comando técnico por politico e está ai colhendo os frutos. Quem planta colhe!
ResponderExcluirSe você acha que a presidente Dilma tem poder e influência suficiente para manejar os preços do ferro, e do aço, no mundo, seria melhor para nós que ela providenciasse dobrar esse preço, pois assim as ações da Vale sofreriam considerável subida e ela seria a nossa heroína nacional, além de presidente que já é.
ExcluirA saída só tem uma: Industrialisar o minério aqui mesmo no Brasil e exportar para o mundo,que é carente do ferro.Vai gerar mais riqueza, postos de trabalho, impostos etc.O resto é conversa fiada!
ResponderExcluirDinheiro a Vale tem para o parque fabril.Mas só dar certo se não tiver o "dedo" do governo.
a "falta" de visão dos politicos é pq eles só pensam de 2 em 2 anos e no mááááximo de 4 em 4 anos é o planejamento que nossos politicos tem esse é o longo prazo deles! por que a politica como profissão no brasil impede que se tomem medidas sérias! sempre que o sr postar algo que me leve a esse raciocinio vou comentar!! abraços
ResponderExcluir
ResponderExcluirQuando voce diz "O problema dos nossos governantes é que eles não usam telescópios para olhar, e planejar, o futuro: estão todos perdidos no presente."
Eu acrescentaria o problema passa pela falta de projeto político para o País, o que existe é um grupo com projeto político pessoal de obtenção de poder e mais nada.