Impeachment Express

shot001

O Paraguai inventou o “Impeachment Express” e em 48 horas processou e cassou o mandato do presidente da República Fernando Lugo, dando posse ao vice-presidente Federico Franco, que antes do final do primeiro ano de governo de Lugo já era o seu mais ferrenho opositor.

> Não houve golpe de Estado

Não houve golpe de Estado (embora eu tenha a convicção de que houve um golpe constitucional), pois o impedimento de Lugo se deu de acordo com o texto substantivo da Constituição e as regras adjetivas, embora açodadas, votadas e promulgadas por quem tinha plena competência e prerrogativa para erguê-las: o Senado.

> Sanções não são cabíveis

O estriamento do processo não pode ser usado pelo Cone Sul como mote para retaliar o Paraguai com sanções, como a expulsão do Mercosul, que alguns tão açodados como os senadores paraguaios já pregam: embora a democracia tenha sido sarrafeada, a atitude sensata de Lugo em aceitar o veredito e a ascensão imediata do vice ao cargo, afastando quaisquer vislumbres de quartelada, garantem ao país continuidade institucional que deve ser respeitada.

> A harmonia entre os poderes

O episódio demonstra a fragilidade a que chega um gabinete executivo quando esse não consegue administrar a correlação de forças com o Parlamento, perdendo condições de governar e, ao final, de permanecer no governo.

Em uma democracia parlamentar a República exige harmonia entre os poderes. Quando um insiste em ignorar o outro, a indiferença passa a ser o prelúdio da ruína.

Comentários

  1. Cantemos loas ao Paraguai que não tem Kakai nem Márcio Thomaz Bastos para protelar processos como o do Mensalão. Se o Lugo nunca se explicou durante anos sobre o assédio sexual a menores que engravidou (mesmo ele sendo um bispo católico), 2 horas para se defender no Congresso das acusações que o levaram ao impeachment parecem até uma eternidade. Eu tenho é inveja da rapidez do processo paraguaio.

    ResponderExcluir
  2. Pô, do Paragaui nem a Democracia se safa. Tem a mesma garantia que o uisque made in paraguai.

    ResponderExcluir
  3. Se isso não for um Golpe de Estado "materialmente" falando eu troco de nome.
    Cá entre nós, 35 anos de hegemonia do partido colorado, leia-se extrema direita, não ficaria de graça essa afronta.
    A democracia sul americana ainda tem muito a amadurecer, ainda são muito infantis.

    ResponderExcluir
  4. O Lugo foi impichado de acordo com as regras constitucionais do Paraguai , portanto, não existe golpe de acordo com a lei
    Collor foi impichado de acordo com as regras da constituição do Brasil. Houve golpe?
    Os EUA ao saberem que as regras foram obedecidas reconheceu o novo governo paraguaio. O Brasil errou, ao ficar em cima do muro. Pois, está claro que a democracia foi respeitada pelo Parlamento paraguaio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação