VEJA: Lula faz lobby com ministros do STF para adiar julgamento do mensalão

shot005

Matéria impressa na VEJA desse final de semana reporta um encontro entre o ex-presidente Lula e o ministro do STF Gilmar Mendes, ocorrido no escritório do ex-ministro do STF Nelson Jobim.

VEJA revela a fonte: o próprio ministro Gilmar Mendes. A revista, constata-se, tem na sua lista de informantes de empresário de jogos a ministro da Suprema Corte.

> Adiamento do julgamento em troca de proteção na CPMI

No encontro, ocorrido no dia 26.04.2012, em Brasília, Lula ponderou com Gilmar Mendes que seria “inconveniente julgar o mensalão agora” e mostrou-se particularmente preocupado com o seu protégé José Dirceu, segundo ele "desesperado".

Lula tocou a conversa à “CPMI do Cachoeira” revelando ter informações de que Gilmar Mendes teria viajado à Berlim, juntamente com o senador Demóstenes Torres, com as despesas pagas por Cachoeira.

> Uma mão lava a outra

Mas tranquilizou o ministro afirmando ter o controle da CPI, oferecendo-lhe proteção. Insinuou-lhe, todavia, que em troca deveria trabalhar para adiar o julgamento do mensalão para 2013, quando a maioria das penas já estaria prescrita.

Gilmar, perplexo com as insinuações “despropositadas” confirmou a viagem a Berlim, ponderando ter como provar que pagou as próprias despesas. Disse que vai amiúde a Berlim, pois tem uma filha que lá reside e em uma das viagens encontrou o senador Demóstenes.

> Sepúlveda Pertence cuidaria de Carmen Lúcia

Prossegue o ministro Gilmar Mendes que Lula lhe confessou que encarregaria o ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence (hoje membro do Conselho de Ética da Presidência) a convencer a ministra Carmem Lúcia a deixar o julgamento do mensalão para 2013. “Vou falar à Pertence que cuide dela”, teria dito Lula.

> Ricardo Lewandowski

Quanto ao ministro Ricardo Lewandowski (apontado por Lula, a pedido de dona Marisa para a vaga no STF), Lula demonstrou preocupação: “Ele (Lewandowski) só iria apresentar o relatório no semestre que vem, mas está sofrendo muita pressão (para antecipar)”, revelou Lula.

> Joaquim Barbosa e Dias Toffoli

Sobre Joaquim Barbosa Lula adjetivou-o como um "complexado" e disse a Gilmar Mendes que pediu ao ministro José Dias Toffoli (ex-Advogado Geral da União durante parte do governo Lula e ex-assessor de José Dirceu na Casa Civil) para participar do julgamento quando esse ponderou que se julgaria suspeito.

> Prevenindo-se das versões

Para se resguardar de comanditas posteriores, o ministro Gilmar Mendes revelou a VEJA que relatou todo o teor do encontro a dois senadores, ao Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, ao Advogado Geral da União e ao presidente do STF, Ayres Britto.

> Jobim confirmou o encontro mas “não ouviu a conversa”

O ex-ministro Nelson Jobim confirmou à VEJA o encontro em seu escritório, mas se negou a revelar o conteúdo da conversa. A VEJA tentou ouvir Lula sobre o assunto, mas reporta que a assessoria do ex-presidente informou que ele não falaria.

> Onde os fracos não têm vez

Restou-me como herança, na dupla passagem pela Prefeitura de Tucuruí, três processos aos quais respondo.

Como as chances de eu ter o ex-presidente Lula intercedendo por mim são nulas, tenho que me virar nas letras ou o a caneta me acha.

Comentários

  1. Se confirmado e penso que a direção da revista Veja não é louca para inventar tão tresloucada estória, este é uma fato gravíssimo, penso que a quimioterapia fez mal aos neurônios de Lula, lamento, porém não estranho.

    ResponderExcluir
  2. Agora caiu a máscara do ex-presidente!!!

    Essa intervenção (nada republicana)nos bastidores não terá sido movida pelo temor de que algum dos acusados do Mensalão abra, por assim dizer, o bico!? Por que todo esse interesse do ex-presidente em defender acusados de corrupção (de comprar parlamentares, ou seja, de confiscar a vontade popular)?

    As respostas, que não ouso dizer aqui, me parecem auto-evidentes.

    Aborrecido com o assédio, Gilmar Mendes resolveu botar a boca no trombone. E, cá entre nós, que barganha ridícula a do ex-presidente.

    Como ele mesmo dizia, "nunca antes nesse país"...

    ResponderExcluir
  3. A Veja está na defensiva e tudo indica que a CPMI do Cachoeira vai terminar de liquidar com a credibilidade dela. Aliás, depois do caso do grampo sem aúdio, a revista dá uma de João Sem Braço, faz cara de paisagem e encena outros papeis que em nada edificam a comunicação do país. Não esqueçamos que o caso do grampo sem áudio envolvia nada menos que Gilmar Mendes e Demóstenes Torres...Coincidência? Última farça, último ato: o suicídio. A sociedade não vai perdoar tanta canalice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a sociedade perdoa as canalices do Lula e dos PeTralhas tembém perdoa as canalices da VEJA, do Zé Dirceu, do Gilmar Mendes, do Demóstenes, do João Sem Braço e perdoa também a tua inocência inútil Che. Só não perdoa as minhas pois se eu, que sou um pobre coitado, mijar fora do caco cortam o meu pirulito.

      Excluir
    2. Segundo o Estadão, Jobim negou que Lula e Gilmar conversaram sobre o mensalão. Sinto lhe chocar, mas a Veja perdeu os escrúpulos, meu caro "Sem Pirulito". Veja no sítio a seguir, com a luxuosa permissão do Parsifal, obviamente:
      http://www.viomundo.com.br/politica/jobim-desmente-gilmar-e-assessoria-de-lula-diz-que-mendes-pediu-encontro.html

      Excluir
  4. As historias se acumulam, os capítulos se esticam, mas no final tudo aparece, leve o tempo que leva, todo esse populismo ira desmanchar no seu tempo, acreditem!

    ResponderExcluir
  5. E agora mestre Chico? Uma hora o seu simpático guerreiro cai do trono! Muito simpático, mas entre a ditadura e a corrupção, os milicas estão rindo com uma gorda aposentadoria transferida pelo populista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alemanha no morro do Alemão


      Ninguém é todo mau ou todo bom não importa sua trajetória, também ninguém esta livre dos cincos segundos de tolice que diariamente ocorre em nossas vidas.

      Sobre existir veracidade nesse encontro não pairam duvidas, também não existem duvidas de que alguém esta mentindo, assim que tal analisar alguns pontos e cada um tirar sua conclusão do ocorrido?

      Primeiro para existir um encontro caso não seja casual alguém tem que convidar ou convocar, segundo para existir um encontro caso não seja casual deve haver um motivo!

      Sendo Lula articulador mor e bombeiro do PT e seu partido cheio de focos incendiários puros ou aliados pipocando em cidades onde o prefeito é do PT ( Os João no Recife, Cid e Luziane Lins em Fortaleza etc.) tendo o seu mais importante candidato (Fernando em São Paulo) sem conseguir fechar apoios significativos pelos incêndios entre aliados (principalmente PSB) o que o faria perder seu precioso tempo indo para Brasília tratar de política com o Gilmar?

      Por que o encontro foi no escritório do ex ministro da DEFESA!

      Por que o Gilmar aceitou ir ao tal encontro sabendo que o tema mensalão seria no mínimo ventilado?

      Por que o Gilmar levou tanto tempo para querer que o Brasil tomasse conhecimento de sua versão do ocorrido?

      Se em 2009 ele foi considerado um dos 100 brasileiros mais influentes pela revista Época por que usou a Veja para divulgar?

      Que tal dividirmos de maneira Salomônica o ocorrido colocando como meia verdade as duas versões?

      Minha conclusão é: Lula pediu o adiamento e Gilmar checou se havia como ligá-lo ao Cachoeira antes de decidir sobre o pedido!

      No meu insignificante ponto de vista acho que o PT deveria ter conseguido que o mensalão fosse julgado no inicio do ano passado, pois os brasileiros costumam com o tempo esquecer e não manter esse tema prejudicial ao partido na mídia no principal ano eleitoral, ano de formação das bases regionais!

      Se a intenção do Lula é poupar o Dirceu por que ele fez acontecer a CPMI sabendo que o mesmo Dirceu pertenceu aos quadros da Delta que se investigada no âmbito nacional mostrara o perfil de negociador do Zé , perfil que o colocou no centro do mensalão?

      Nesse tabuleiro onde Dilma é a rainha e Lula o rei das peças brancas por que o rei coloca em risco os movimentos da rainha tentando salvar uma peça de menor importância? Só se esta dita peça evita ele levar um “Xeque Pastor” (receber um xeque mate em poucos movimentos do inicio da partida)

      Se em política boi voa segundo o Gerson Peres eu vou mais longe “O maior hospício brasileiro não tem muro, mas tem nome POLITICA” todo mundo é louco para entrar , ninguém é louco pra sair e só um louco quando lhe analisa acha que acerta na mosca!

      MCB

      Excluir
  6. Quanta imbecilidade...Tucuruí não merece, até na retórica é ingênuo...eu hein...!!!

    ResponderExcluir
  7. Che Silva, não esqueça que quem calou a boca do Demóstenes foi o populista, tudo para livra do “malamem” do “Daniel & Deltas”, portanto, fazia um bom tempo que tu não tinhas recaídas, a tua admiração agora e o PMDB, talvez a única dos PTralhas que tem coragem de se manifestar no blog do Parsifal, tenha calma durante o seu ato: nada de suicídio. A sociedade não suporta mais tanto cinismo, não da pra aceitar tanta canalhice.

    ResponderExcluir
  8. Quer dizer que o José Dirceu está "desesperado"?

    Seria muito interessante vê-lo atrás das grades, teria, por assim dizer, um efeito pedagógico e republicano.

    E, uma vez preso, quem sabe ele não decide contar tudo o que sabe!? Sinceramente, a coisa está ficando melhor do que a novela "Avenida Brasil".

    ResponderExcluir
  9. Lula, o maior pilantra vagabundo da história do Brasil !

    ResponderExcluir
  10. Chico, obrigado por se manifestar-se, provoquei porque sei de sua personalidade e não errei, e que as vezes se escreva com tanta convicção que pairam duvidas, no entanto agradeço quando pessoas como você, encara a democracia com argumentos e pensamentos próprios, doa a quem doer!

    ResponderExcluir
  11. João Farias27/05/2012, 21:19

    Esse APEDELTA não tem limites mesmo, e o pior que ainda aparecem pessoas supostamente esclarecidas a defendê-lo.O Lula foi o grande mal desnecessario que o Brasil já teve, não vejo a hora de esse homem sair de cena, e nos livrarmos definitivamente desse mal que corroe a democracia no nosso País.
    Oh Che Silva tenha bom senso, pare de defender o indefensável.

    ResponderExcluir
  12. lula eu sa sabia q vç uma hora iria mostra quem vç realmete e > um enganador ****** como quase todos os politicos do nosso brasil. ta comedo do cachoeira se ele abre o bico lula vç esta ******

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação