O senhor da foto acima é Eugene Polley, falecido ontem (22) aos 96 anos, em Illinois, nos EUA.
Polley inventou, em 1955, uma ferramenta simples, mas que revolucionou a forma como vemos televisão até hoje: o controle remoto.
O revolucionário invento chamou-se, à época, "Flash-Matic", e foi desenvolvido nos laboratórios da Zenith, uma das mais afamadas fabricantes de TV de então.
O “Times” assim descreve o "Flash-Matic" ao anunciar a morte de Polley: “O primitivo controle remoto, que progressivamente foi substituído por dispositivos que utilizavam ondas infravermelhas, fixou as bases do sedentarismo em frente à televisão, das disputas familiares, das mudanças de canal durante os intervalos e das brigas pela audiência.”.
Doravante, quando você mudar de canal, deseje um “Deus o tenha” a Polley.
Fotos: AP
Caro Parsifal,
ResponderExcluirMuito curiosa a notícia da morte do Eugene Polley. Me fez lembrar em casa, n pequena Piraju, no final dos anos 1960, quando em nossa sala, reinava uma legítima Zenith Polar, com o tal Flash-Matic. Em casa a maior bandalheira era desligar a TV apenas com o estalar dos dedos, deixando minha avó Virgínia, fula de raiva. Ela que não entendia nada do que estava se passando n sala. E ela dizia, quando um neto ordenava a Tv voltar a transmitir, só com um estalar dos dedos, enquanto que um outro, dum ponto distante, lidava com o controle.
"Isso é coisa do demo", dizia a velha espanhola e venerada matriarca dos Garcia.
Abraços,
Agenor Garcia
jornalista.
Olá Agenor,
ExcluirE por anda esta Zenith Polar?