Reporta o ‘Congresso em Foco” que o procurador Regional da República no Rio Grande do Sul Manoel Pastana, protocolou hoje (29) uma representação contra o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, um dos mais caros advogados do Brasil.
> Com que dinheiro?
Argumentado que as declarações de renda de Cachoeira não apresentam lastro para pagamento de R$ 15 milhões de honorários e considerando que todos os bens e contas bancárias do “empresário de jogos” estão bloqueados, Pastana sugere que o valor pode se estar amealhando de fontes ilícitas.
Os fatos indicam, discorre o procurador, que Bastos cometeu ou está prestes a cometer um crime, podendo mesmo ser preso, pois a “prisão em flagrante é possível, caso o advogado seja pego recebendo os recursos oriundos de condutas ilícitas praticadas por Cachoeira”.
> Requerida a quebra de sigilo bancário e fiscal de Bastos
Para instruir uma possível ação penal por lavagem de dinheiro ou receptação não intencional de recursos de atividades criminosas, Pastana pede a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Thomaz Bastos e informações ao Conselho de Atividades Financeiras (Coaf) sobre eventuais movimentações ilegais de dinheiro do exterior.
> O Brasil ensaia mostrar a cara?
É fato que Thomaz Bastos não aceitaria o “Caso Cachoeira” por um valor inferior à casa dos milhões. É fato que, no caso em tela, advogado algum começaria a trabalhar sem, pelo menos, a metade do contrato pago. Ainda é vero que, embora não seja eticamente vedado ao advogado defender qualquer cliente, comete crime o causídico que recebe honorários com valores advindos de atividade criminosa.
Não creio que o procurador consiga o intento pretendido, pois Thomaz Bastos é sócio quitado do seletíssimo clube dos atuais senhores da República, mas Pastana, pelo menos, sugere ao distinto público como se pagam as mensalidades da comandita.
http://fernandomarinho36.blogspot.com.br/2012/05/tse-confirma-telmo-marinho-e-o-novo.html
ResponderExcluiroq vc acha disso?
Pois é, se o ilustre procurador terá e
ResponderExcluirêxito é outra história mas, que os honorários do advogado do contraventor virá do crime , isso é a pura verdade.
Agora quero ver o Marcio se sair dessa?
se ele reclamar do "esquema " mal feito...o seu ilustre cliente some...isso todo mundo sabe...certo? e nem pode mais reclamar
Ou seja para qualquer advogado receber os seus serviços com o dinheiro do crime já causa uma discução interminável, porém o ex Ministro da Justiça do Brasil,sexta-economia do Mundo, receber seus salários do roubo que faz uma máquina caça-níqueis ilegal, é no mínimo pouco ético, com os blogs e as redes sociais estas situações que antigamente pouquissimos tomavam conhecimento, ficarão doendo igual fratura
ResponderExcluirexposta.aiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!
Estou de acordo, deputado, quanto ao êxito da pretensão do procurador, embora sua medida seja bem-vinda.
ResponderExcluirThomas Bastos pode ainda alegar que o pagamento dos honorários se insere na relação privada entre cliente e advogado na qual os poderes da República não podem interferir sem caracterizar arbítrio; não é o melhor argumento, mas é um dos argumentos que ele pode sustentar.
Tomas Bastos é uma vergonha. Primeiro defendeu o pedófilo Seffer. Agora defende Cachoeira.è de chorar de vergonha
ResponderExcluirBelém, a cidade das mangueiras, está em último lugar em arborização. Mais um premio para a desastrosa administracao do Duciomar Costa, o cabloquinho de traquateua e ex-feirante da feira do Guamá, hoje milionário com imoveis em Miami.
ResponderExcluirSeria cômico se não fosse trágico, Portugal faz aniversário e o rico e desenvolvido estado do Pará, com melhores indices de desenvolvimento, traz para Belém cantora portuguesa, tudo isso com o nosso dinheiro. Alô MP!
ResponderExcluirSalvo melhor juízo o citado procurador é cametaense e lançou um livro "de faxineiro a procurador da republica"
ResponderExcluire muito cinismo desse cidadão se é que podemos chamar de cidadão, primeiro defende a pátria (suponho) agora manifesta em favor da contravenção, isso não é profissional e sim cinismo! Como alguém ainda pode chamar esse judas de patriota!
ResponderExcluirO q me consola ê que existem 80 advogados sidos no nrasil
ResponderExcluirEsses todos trabalharam para p crime prganizado
E não tiveram p êxito esperado pelos "patrões"
Todos têm direito a advogado para se defender. Princípio básico do direito, esqueceram? Advogado é profissional, não sacerdote. Hipocriaia pura aliada a cinismo...
ResponderExcluir