Montando o circo

Shot014

A presidente Dilma Rousseff quer o impossível: evitar que a “CPMI do Cachoeira” seja “midiática”. Ora, sem mídia não existem CPIs: a mídia lhes é a razão de ser. Pena que a mídia só ilumine o palco e não tem acesso à coxia.

Repercutindo a recomendação da presidente Dilma o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), declarou que escolherá os membros que caberão ao PT dentre os deputados que têm “postura sóbria”.

> Escaramuças pela relatoria

O PT marcou posição em ficar com a relatoria da CPMI. Isso gerou uma guerra intestina entre os deputados Odair Cunha (PT-MG) e Henrique Fontana (PT-RS): ambos negam que estejam labutando pelo cargo.

Como uma terceira via surge o nome do ex-líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), mas o Planalto lhe veta o nome receoso de que ele poderia puxar a sardinha para a brasa a ala do PT que se desafeta com o gabinete presidencial.

> PMDB deverá ficar com a presidência

O PMDB labuta pela presidência da CPMI e articula para que Vaccarezza fique com a relatoria. A primeira posição deverá ocorrer, mas o apoio a Vaccarezza, para que ele ocupe a relatoria, é jogo de pressão para negociar a desistência do apoio ao petista em troca da certeza da presidência.

Quem articula o movimento é o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL). Os nomes mais cotados para assumir a presidência da CPMI são os de Romero Jucá (PMDB-RR), com menor chance, e Vital do Rêgo (PMDB-PB), o mais cotado.

> Planalto que manter a CPMI nas rédeas

Com qualquer dos nomes apontados para os dois cargos capitais da CMPI, tanto do PMDB quanto o PT, o Planalto terá o controle dos trabalhos, a peso de ouro, é claro.

> Os nomes da oposição

Como CPI é instrumento de oposição (a eles cabe por fogo na lona do circo) o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), trabalha em conjunto com o DEM e com a ala independente do PMDB para definir nomes.

Aloysio Nunes (PSDB-SP), Jayme Campos (DEM-MT), Cunha Lima (PSDB-PB), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), já estão escalados.

Comentários

  1. Tem que abrir uma cpi é na SEIDURB. Oh orgaozinho vagabundo. Lá ninguem trabalha. Os contratados pela uma tal de VETEC passam o dia, no horario do expediente fazendo campanha ou no escritorio de um certo pre candidato a PMB.Confira. Veja o ponto.(Paulo de tarcio. Renato, e outros. O Governo deixa de contratar pessoas competentes pra afzer o trabalho pra essa populaçao sofrida pra contratar despreparados e incompetentes. Pensei que fosse só no Governo da Tia ANINHA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro anônimo acima, enquanto vc esperneia, o secretário foi a New York, nos Estados Unidos, festejar o aniversário dele.Foi bem acompanhado do sujeito chamado Juvenil, mas também conhecido como "brother" e esposa, que também "trabalha" na Secretaría.O brother é figura conhecida desde o sul do Pará, principalmente no trecho Marabá-Parauapebas, onde mexia com locação de veículos e fornecimento de refeições.Teve também uma passagem exuberante pelos corredores do Detran há pouco tempo.Prestou belos serviços como motorista e faz tudo de deputado e candidato a prefeito de Belém.Hoje, acompanha o secretário, este, que responde há vários processos na Justiça do Estado do Tocantins, onde ocupou cargo semelhantes.Inclusive, ao final de sua gestão, por mandado judicial, teve sua casa em Palmas,invadida por policiais, onde foram apreendidos vários documantos, arma e dinheiro.Ao retornar repentinamente para Belém, foi interceptado pela policia tocantina, onde várias revistas foram feitas em seu carro, quando a caminho do aeroporto.Todos estes fatos foram registrados pela imprensa local.Nesta secretaría, invadida por gestores, que há pouco tempo no governo de Ana Julia, estavam no Detran e na Secretaría da Saúde, por indicação politica, de aliados da época e hoje aliados do governo atual.O atual secretário, iniciou sua vida pública como chefe de gabinete, de Haroldo Bezerra (PSDB), na Prefeitura de Marabá.Acompanhou o ex-prefeito e ex-deputado na administração da Cosanpa, no ultimo governo de Almir Gabriel e no primeiro de Jatene.No governo de Jatene, ao lado de Haroldo Bezerra, teve cargos na Sedurb e Seob.Depois foi canonizado e guindado a uma diretoria da Cosanpa, no governo petista.Ao final deste governo, vendo a possivel derrota de Ana Julia, foi nomeado adjunto de Secretaria do Governo do Tocantins, comandada pelo PMDB.Saiu de lá em razão da vitória da oposição e voltou para Belém prevendo a vitória tucana e acabou assumindo esta secretaría, com indicação do Deputado José Priante. do PMDB.A vetel agradece.

      Excluir
  2. Bom dia Dep. Parsifal a quem muito admiro pela inteligencia e seriedade. Gostaria de saber se o senhor irá se manifestar acerca da noticia veiculada no blog da perereca da vizinha de que no MPM irá investigar o aditivo do contrato que a DELTA tem com o governo do estado para locação de viaturas para a PM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já me referi aqui, e na tribuna da Alepa, a respeito do contrato do governo atual com a Delta. Lamentei que o governador Jatene não tenha cancelado e contrato, o tenha prorrogado e aditivado. O líder do governo respondeu que o aditivo não foi de valor unitário, mas global, e que os valores unitários foram rebaixados.
      Mesmo assim mantive a observação e aconselhava que o governo deveria rescindi-lo.
      Os fatos estão dizendo que eu tinha razão.

      Excluir
    2. Dentro do que está sendo discutido e não no julgamento do mérito quanto a comprar ou alugar carros para atender as demandas da polícia, é bom saber o que nem todos sabem: o contrato original assinado em 2011 não foi prorrogado. Houve uma nova licitação e a Delta apresentou a melhor proposta. O preço unitário do carro, pela proposta vencedora do certame mesmo um ano após contrato do governo passado, foi 22% menor: caiu de R$ 2.800,00 para R$2.200,00, em números redondos, preço/mês por veículos similares (não estou aqui falando dos golzinhos, que predominavam antes e que não foram mais contratados). E tendo ainda equipamentos complementares que antes não tinham. Seria possível pela modalidade Pregão Eletrônico desclassificar a Delta só porque era a Delta, já que a melhor proposta apresentada, com o menor preço, era justamente a dessa empresa plenamente habilitada?
      Se no processo licitatório, mesmo nessa condição, houve alguma irregularidade, que o Ministério Público ou outro setor competente da Justiça julgue.
      Agora, houve um aditivo ao contrato para atender a necessidade de aumento do número de carros, principalmente no interior: também dentro do que permite a lei.
      A Perereca analisa na sua crítica o valor global, mas "esquece" de ir ao custo unitário, o que tornaria a análise dela justa e em outra direção. Afinal, antes de se falar pelo global, é preciso ver por dentro as planilhas para um julgamento correto. E justo. E essa situação já foi tornada pública desde quando foi realizado o contrato em meados do ano passado.

      Excluir
    3. Gostaria de saber porque a Localiza não participou, porque mano se ganhasse teria dificuldade para receber,quem trabalha para órgão publico sabe que quando fura um bloqueio, ganha, leva , fornece ou executa mas vai para lista de debito de exercícios anteriores.

      Essa de valor menor é conversa fiada se o valor já estava 300% acima e baixar para 250% o valor é menor mais não deixa de ser um super faturado valor.

      Não existe desculpa ao menos razoavel para tal falcatrua.

      Excluir
  3. Deputado, por onde anda o Senador Jáder? Onde ele se esconde que ninguém o vê trabalhando no Senado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O senador Jader é eleito pelo DIAP, o instituto de pesquisa mais respeitado do Congresso Nacional, por 10 anos consecutivos, um dos 10 mais influentes parlamentares da República. Prestígio, poder, influência e respeitabilidade parlamentar não são medidos pela capacidade em estar à frente dos holofotes, pelo número de projetos apresentados e nem por número de aparições na tribuna (isto não passa de um jogo midiático de expor o vazio), mas pela capacidade de liderar seus pares e influir nas decisões do Parlamento e nas atitudes do governo.

      Excluir
    2. Caro Deputado,

      Assim ele não precisa trabalhar no congresso pois a influencia dele pode ser sentida daqui de Belém...ah entendi!E você deputado o que você acha disso? Você vai todos os dias paras as sessões?Ou também não comparece?Votei em você e no Jader ,para ficarem lá me representando e não o contrario.

      Servidor

      Excluir
    3. O parlamentar não trabalha somente no Congresso ou no recinto da Assembleia. Ali, alias, só acontece o que já está resolvido antes nas salas de lideranças, nos gabinetes presidenciais, ou estaduais, em reuniões em outros estados, ou municípios, em almoços, em cafezinhos (Ulisses Guimarães, quando via dificuldades em votações, suspendia a sessão e pedia aos deputados para irem resolver as pendências no cafezinho).
      Na Alepa, na saída do plenário, há uma escada cujo curva inicia em uma grande parede: eu digo sempre que se aquela parede falasse ela contaria como se resolveram as votações no plenário.
      Portanto, a dinâmica do Parlamento é diferente daquela que a maioria imagina: o plenário é apenas o "gran finale".
      Isto não quer dizer que Jader, ou eu, não vamos ao plenário: ele esta no Senado de terça a quinta, todas as semanas (os dias de sessões) e eu, da mesma forma, na Alepa, salvo os dias que, pelas obrigações acima citadas, precisamos nos ausentar.
      Obrigado pelo voto e, doravante, não avalie um parlamentar pela presença dele no plenário: isto é uma ilusão alimentada pela mídia. Quando você ver um plenário vazio desconfie que alguma coisa está sendo tramada (para o bem ou para o mal) por quem não está lá.

      Excluir
  4. Não entendi quem é oposição ai, afinal, todos os partidos estão no mesmo barco, próximo à cachoeira. Se gritar pega ladrão, sei não!

    ResponderExcluir
  5. Ainda que essa CPI não dê em nada,acho que todos iremos lucrar,pois saberemos exatamente quem é quem nessa cachoeira de lama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A imprensa já está mostrando na exata medida dos seus interesses. A CPMI irá repetir, pois a fonte da imprensa será a mesma da CPMI (o relatório da PF e do MPF) também na medida dos seus interesses: será apenas um pleonasmo de publicidade.
      Se você se dispor pode pegar no meu gabinete o relatório completo e saberá tudo o que a CPMI vai mostrar, e até o que não deverá mostrar, caso você tenha paciência de ler e ouvir tudo: é um DVD que irá imprimir mais de 2 mil páginas A4 e reproduzir cerca de 40 horas de gravações.

      Excluir
  6. DEPUTADO
    Como vc encherga essa viagem do secretario da SEIDURB , enquanto a população espera uma solução para o tucunduba , este secretario viaja e sem o menor respeito pela população ostenta riqueza em sua pagina no facebook não tendo nem mesmo o cuidado de se preservar , deputado sinceramente é uma vergonha , ainda mais tendo como escudeiro um lobista que se acha o dono da secretaria , pois vive por la todo dia , dando ordens como se fosse o proprio secretario , será que isso não acaba nunca , nós que trabalhamos com o governo passado e acompanhamos todas as tiranias possiveis e achavamos que ia mudar algo estamos ainda esperando uma luz divina que nos ajude , ah ia me esquecendo de mencionar os pobres motoristas que deicham de atender a técnicos nas viagens para atender a namorada do mesmo que faz lembrar muito o personagem da novela das 7 a chayene , de tantas extravagancias , obrigado por escutar mas acho que falo por uma legiao de funcionarios que trabalham aqui e clamam por uma vida melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há certas coisas que não podemos providenciar sem colocar em risco relacionamentos. Para tentar ajudar eu posso imprimir este comentário e levá-lo ao secretário, para que ele veja que está sendo observado, que as imputações aqui colocadas são graves e que ele deve procurar evitá-las, dando maior atenção ao seu entorno funcional.
      Isto, evidentemente, pode levar a uma caça às bruxas dentro do ambiente de trabalho e provocar problemas maiores, pois já que o comentário é anônimo, ele pode negar tudo ou tentar imaginar quem o escreveu e retaliar.
      Coloco-me ao seu dispor para tentar encontrar uma atitude que não piore a insatisfação.

      Excluir
  7. Parabéns anônimo das 12:21, precisamos tomar mais atitude e denunciar mesmo, já passou do tempo de esperar por postura, são muitas vezes políticos analfabetos mais espertalhões no tato, precisamos conscientizar um aos outros e junto faremos a diferença, obrigado deputado pelo espaço!
    Abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação