A divina comédia

oitavo

Em política não se encontram santos: todos somos pecadores. O que nos diferencia é o grau do pecado (para ser bondoso comigo mesmo, arrisco que os meus vitupérios já me mantêm por alguns anos no purgatório).

Assevero isso, mesmo porque mais não seja, porque na Terra não há santos: todos estão no céu e alguns deles compraram a santidade. As simonias estão narradas à quem se interessar por esse período da Igreja Católica Romana, que foi pródiga em canonizações.

> O Amapá abusa

Mas o estado do Amapá está abusando da boa vontade da República que reza a missa: como se não bastasse o que já vimos por lá, ontem (23) o STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou o afastamento de cinco dos sete conselheiros do Tribunal de Contas do Amapá e de cinco servidores do órgão. Todos suspeitos de participação em suposto esquema que teria desviado R$ 100 milhões do tribunal.

São os afastados: o presidente, Reginaldo Salomão; o ex-presidente José Coelho; o corregedor Manoel Antônio Dias; e os conselheiros Margarete Ferreira e Amiraldo Favacho.

O ex-presidente José Coelho já houvera passado seis meses preso em 2010, quando na “Operação Mãos Limpas”, a PF também prendeu o então governador do Estado Pedro Paulo Dias (PP) e o ex-governador Waldez Góes (PDT).

> Assim o boi não dança

No levantamento feito pela PF José Coelho é dono de oito casas, 37 apartamentos, dez flats, 18 lojas comerciais, dez prédios comerciais, 42 terrenos e um hotel com 156 apartamentos.

Assim, meu amigo, como dizia o meu pai, “o boi não dança” e por conta desses pecados capitais, acabamos todos (políticos) indo para o oitavo dos infernos, onde o Dante encontrou o Papa Nicolau III enterrado de cabeça para baixo, com as solas dos pés em chama.

Valha-me Deus e salve-se quem puder.

Comentários

  1. Deputado, até que provem o contrário não vejo nenhuma utilidade neste tribunais de contas, pois a maioria dos políticos acusados de corrupção têm suas contas aprovadas por eles. As nomeações dos conselheiros em geral são feitas por políticos que indicam seus apadrinhados, muito deles políticos profissionais que veem nos tribunais de contas a forma mais fácil de ganhar dinheiro sem disputar mais as eleições.
    Enfim, pra que servem esses tribunais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os tribunais de contas são órgãos imprescindíveis à República, pois é através deles que se verifica a aplicação formal, e material, do orçamento.
      Não podemos prescindir deles por conta de erros e desacertos na nomeação dos seus membros e das desonestidades por eles cometidas.
      Precisamos corrigir estas falhas, mas não ter um órgão colegiado e tecnicamente preparado para apreciar as despesas do erário seria uma falha maior ainda.

      Excluir
    2. Deputado. Com todo respeito. Tribunal de contas é uma fraude republicana. Seria mais eficaz e celere ter um supergrupro de contadores bem remunerados, concursados, que fizessem relatorios tecnicos e disponiblizasse na net que essa estrutura arcaica, da epoca do ronca. Uma Superestrutura de contadores e com ampla transparência, com audiências públicas, ou sei lá, algo mais moderno, seria muito melhor que essa estrutura pomposa e política da era da pedra que temos hoje. Mas claro sempre esqueço, como desmontar este cabideiro de emprego do executivo e do legislativo, que embora ultrapassado, arcaico e ineficiente é o que garante que os "grandes" fraudadores do erário mantenham-se no poder. Foi mal, viajei. Estamos no Brasil, tinha esquecido. Pensei que era um país sério, tinha esquecido, que aqui a seriedade só vale pro vizinho, nunca pra nós mesmo.

      Excluir
    3. Eu acho imprescidivel os Tribunais de Conta. Inobstante a aberração está consubstanciada em face dos membros, deste, serem indicação de políticos em fim de carreira. Afora isso, tudo normal, desde que os Conselheiros, assim como juizes e promotores, sejam cidadãos concursados, como ordena o artigo 37 da Carta Magna. Concordas, deputado Parsifal?

      Excluir
    4. Corretíssimo. Precisamos de pessoas de bem nas instituições e não extinguir as instituições porque lá há pessoas que não são de bem.

      Excluir
    5. 06:53 AM,

      Permita-se sugerir que não é correto tocar fogo na casa porque a porta está com a fechadura quebrada. A estrutura que você sugere é o tribunal de contas e o órgão enquanto instituição não é arcaico e sim uma conquista das democracias modernas de extrema importância para a fiscalização da execução orçamentária.
      Precisamos, sim, mudar as fechaduras e instituir o preenchimento das vagas da forma com já reza a Constituição da República e do Estado: pessoas de reputação ilibada e, acrescentaria eu, providas por concurso público de provas e títulos.
      O nosso problema não são as instituições, mas o modo como elas são tangidas.
      A transparência já é lei. Precisamos cumpri-la apenas. Eu sempre digo que o Brasil não mais precisa de nem uma lei: precisa apenas que as cumpramos.

      Excluir
  2. É a tal DEMOCRÁCIA, ou republicazinha de safados, não tem república que resista a tanta bandalheira.

    É tudo uma Cachoeira só, municipal,estadual e federal.

    E o resto deve tá pensando, hii.. pegaram os nossos colegas.

    ResponderExcluir
  3. Essa desgraça de Estado já deveria voltar a ser território. Como bem dissestes lá estão abusando, e bota abuso nisto.
    Vamos começar a fazer uma campanha. Amapá cria vergonha na cara ou volta a ser território.
    Pior que não podemos ser levianos, infelizmente a política brasileira está no estado que se encontra por conta da sua população desinteressada, preguiçosa e fugaz quando o assunto é política.
    A não inteira se move pra opinar sobre técnico de time de futebol, mas quando é eleger os líderes do nosso povo que vão garantir qualidade de vida pra esta e futuras gerações, escolhe-se qualquer coisa.
    Cada povo tem o político que merece, por isto eu acho é pouco. Desculpem a franqueza, mas eu não acredito que a responsabilidade seja inteiramente dos políticos, a maior é do povo preguiçoso mesmo. Não me incluo como co-responsável porque faço tudo no limite da minha responsabilidade, procuro me informar, conversar, trocar ideias, mas sempre aquele bem informado é avacalhado pela maioria ignorante, então, quem faz o mesmo, só pode dizer: EU CHORO, EU PROCURO FAZER A MINHA PARTE, MAS SE A MAIORIA NÃO QUER ME OUVIR, PROBLEMA É DELA, EU VOU CONTINUAR FAZENDO A MINHA, QUANDO QUISER ACORDAR SABE ONDE NOS ENCONTRAR.

    ResponderExcluir
  4. Deputado, aqui não é diferente. Quando morei em MAcapa pensei que a corrupcao fosse so la, mas nao, la aparece mais porque o estado e pequeno, na epoca que eu morei por la na decada passada tinha um deputado chamdo Fran Junior do seu partido, jogue no google o nome dele que vai ver quem e a peca. Mas voltando, aqui o senhor nao acha que o Duciomar nao tem tanto quanto ou mais bens que esse conselheiro? E o Jatene que usa laranjas para aquisicao de propriedades, e a ana julia e os petrahas que arrepiaram nos cofres do estado. Sem falar no caso da alepa que o senhor sabe muito bem as entranhas. Entao a corrupacao e so no amapa, aqui e igual ou pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, corrupção acontece onde tem sociedade. Onde tem ser humano. Não importa o lugar físico, tem gente, 50% de chances de haver corrupção.
      Não sei porque tem gente que acha que corrupção é um animal, ser vivo, que tem habitat longe do ser humano ou tá ligado a fator geográfico??

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação