Incêndio na base brasileira na Antártica: um ferido e dois desaparecidos

Shot003

Um incêndio, que praticamente destruiu toda a casa de máquinas da base brasileira Comandante Ferraz, na Antártica, resultou em um ferido e dois desaparecidos, até o momento. Há sites chilenos que reportam uma pessoa morta.

Em 2005, Ann e eu nos fizemos à Punta Arenas (Chile), a cidade mais ao Sul do continente, já nas bordas do Círculo Polar Antártico, de onde Ann, que fazia parte da comissão de Ciência da Câmara Federal, deslocou-se à base Comandante Ferraz, de onde voltou encantada com a dedicação dos 30 cientistas brasileiros que labutam na base, na solidão fria do Círculo Polar Antártico.

Shot002

A base brasileira, assim como as bases de outros países, é a garantia ao Brasil de uma fatia do território Antártico, uma das regiões mais desconhecidas da Terra, que guarda tesouros inestimáveis às gerações que nos substituirão, e tem importância capital no equilíbrio climático do Globo.

Segundo nota da Marinha do Brasil, responsável pela manutenção da base, o incêndio na casa de máquinas ocorreu por volta das 2h da manhã deste sábado (25).

As dificuldades de comunicação com a base dificultam maiores detalhes, mas, sites chilenos informam que a ela foi evacuada e os 30 pesquisadores brasileiros foram transportados de helicóptero para a Base chilena Eduardo Frei. Os sites informam ainda que houve explosão de nitrogênio na casa de máquinas.

Comentários

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação