A Bahia em transe

shot003

As soluções, algumas vezes, se dão de ponta cabeça no espectro governamental.

No Pará, um governador tucano, para evitar uma greve da Polícia Militar, agiu rápido, concedeu o aumento, não ideal, mas possível, e contornou uma crise que colocaria o Pará em dificuldades específicas.

Na Bahia, um governador petista negou-se a negociar com a Polícia Militar. A sua intransigência, e a dos policiais militares, estabeleceu o caos no estado: os assassinatos e assaltos quadruplicaram, o comércio fechou, as aulas foram suspensas, os shows foram cancelados, a Justiça paralisou suas atividades. A Bahia de São Salvador está em transe.

Para tentar preencher o vazio policial, o governador pediu ajuda da União, que enviou o Exército para as ruas.

O exército não tem treinamento para lidar com escaramuças domésticas e sim com guerras, mas, o governador Jaques Wagner (PT) acha que está em uma guerra e mandou desocupar as trincheiras da PM.

A PM da Bahia extrapolou todas as suas prerrogativas e deveres de ofício. A falta de expediente do governo da Bahia para contornar a crise dá um perfeito exemplo de como não tratar a questão: ambos estão, agora, prisioneiros das respectivas intransigências.

shot004

Comentários

  1. Concluindo:

    PM do Pará são fracos pra negociar, contentam-se com pouco.

    Entendi.

    ResponderExcluir
  2. Segundo depoimento de um grevista o Governador atual era quem financiava a greve de policiais nos governos passados. Agora ele está provando do mesmo veneno que um dia financiou.

    ResponderExcluir
  3. Savador e a cidade onde tem mais ladrão do planeta, digo isso porque conheço.

    ResponderExcluir
  4. Deputado, não é verdade que houve intransigência do governador Wagner, ele ficou até surpreso com a greve, pois tinha acabado de dar 6% de aumento, onde um Soldado passa a ganhar em torno de 2.300,00 mais vantagens. O fato é que a população não pode ficar em pânico e o governo a mercê da polícia militar que está a provocar barbaries na Bahia.O Sr. sabe que há responsabilidades se o governador ultrapassar o que determina a Lei para pagamento de pessoal.Quem está na Bahia sabe muito bem o que estamos passando, a policia esta agindo como bandidos, o que tira deles a verdadeira essência da greve, a população está dando razão ao governador, e o que se quer é segurança. Ninguém tira a razão da greve , mas há gente querendo aparecer de qualquer jeito.

    ResponderExcluir
  5. Papaco, Destilando a Cicuta.07/02/2012, 06:16

    Pensaaaa numa cidade em que tem ladrão pra todo lado, mas Parsí, os PM daqui se venderam por muito pouco viu.

    ResponderExcluir
  6. Depois que veio a público os mega salários recebidos por membros do judiciário, fica difícil convencer os demais servidores do Estado a continuarem fazendo sacrifício. Se tem pra uns deve ter pra todos. "Igualité" era uma das bandeiras dos franceses na Revolução que mudou o mundo. Avante bravos baianos.

    ResponderExcluir
  7. É engraçado: eu duvideodó se o anônimo das 04:25 faria o mesmo comentário se aqui houvesse a greve. Mas como o governo é do PT vem com essa lorota toda. A verdade: é muito complicado PM grevar. Aqui, na Bahia ou em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  8. Esse ano tem eleição e pelo que parece o DEM tem interesse que a Bahia pegue fogo não só no carnaval. Quanto pior melhor para o DEM. Não sou e nunca fui petista e também não sou leso.

    ResponderExcluir
  9. Afinal o que querem os grevistas é o aumento salarial dos policiais previsto na PEC 300 que a suzerana Dilma resolveu não discutir depois de eleita?
    E o governador Jaques Wagner é aquele que foi um dos que poderiam suceder ao Lula?
    São nove os ministros que já sairam lambuzados da equipe da suzerana?
    Mas como diz o povão tá tudo bem,lá em casa tem arroz e feijão mermão!

    ResponderExcluir
  10. parodiando Glauber?
    sai alguma linha sobre a ALEPa hoje pela manhã?

    ResponderExcluir
  11. João Farias07/02/2012, 15:27

    Agora o tiro saiu pela culatra. Na verdade os petralhas estão apenas constatando que tudo ou quase tudo que foi feito no governo FHC foi bom para o Brasil como:privatizações, lei de responsabilidade fiscal etc & tal.Em 2001 houve greve de policiais na Bahia, governado pelo PFL.Lula e Jaques Wagner apoiaram e finenciaram a greve. E agora do outro lado da moeda, como é que fica?Imaginem se esta greve fosse em São Paulo como estariam se comportando os ESQUERDOPATAS? Todos sabemos que o que é bom para o Brasil, não bom para PT.
    Se fossemos enumerar todos os descalabros do governo petista e comparar se fossem de outros governos, o que já teria acontecido?
    Com os especialistas a palavra.

    ResponderExcluir
  12. eu quero ver que bota a cara para os bandidos mata so pm e o servidor que mais corre risco e ganha uma salario de fome.

    ResponderExcluir
  13. Meu caro deputado blogueiro há um equívoco em sua assertiva. O governador baiano ofereceu 6,9% de aumento, porém, os amotinados querem escandalosos 30% de aumento, algo impensável para combalido tesouro de qualquer estado do Norte ou Nordeste. O radicalismo dos amotinados da Bahia lembra uma categoria aqui do Pará que tentou emparedar o governo Ana Júlia exigindo o mesmo percentual de aumento salarial.

    Esses bandidos fardados da Bahia precisam ser devidamente enquadrados na Lei, pois, constituem um perigo real à sociedade brasileira. Processo disciplinar seguido de expulsão. Simples assim.

    Igor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor,

      Os fatos não aprovam a sua asserção de que é "simples assim".
      É claro que não é possível dar razão aos PMs baianos, ou o rastilho de pólvora aceso na Bahia se alastraria pelo Brasil.
      O fato de terem pedido 30% é corriqueiro em qualquer categoria que negocia evolução salarial: sempre pedem algo que passa do absurdo para tentarem obter algo além do que o governo pensaria em conceder.
      O governo, todavia, precisa desenvolver artifícios de dissuasão diferenciados quando a pressão advém de pessoas que têm um 38 na cintura e labutar para que não seja necessário chegar onde está.
      Continuo achando que o governador não avaliou bem a situação e não tomou prudência na atipicidade do que poderia enfrentar.
      Onde a situação chegou, é verdade, ele não pode recuar e deve punir, exemplarmente, os responsáveis pelo movimento, mas, faltou-se manejo para prevenir.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Daqui a pouco a greve retorna em Belém. Com esse novo diretor da Polícia Metropolitana, Roberto teixeira, que responde a inúmeros processos, que moral vai ter para dirigir seus subordinados. Todo mundo vê, somente o Simão pescador é que está cego.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação