Pular para o conteúdo principal

Pará tem o 2º pior índice de médicos por cada mil habitantes

shot019

Pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, publicada na edição de hoje de “O Diário do Pará”, revela uma realidade já conhecida há tempos: o Pará tem apenas 1,5 médicos para cada mil habitantes, o que o coloca como penúltimo na categoria, ganhando apenas do Maranhão, cujo índice é 1,3 médicos por mil habitantes.

O quadro é ainda mais dramático: do total de médicos existentes no Pará, 73,3% concentram-se em Belém, onde mora apenas 20,4% da população do Pará.

Conclui-se, dos percentuais acima, que a concentração dos médicos na capital, rebaixa a média de 1,5 médicos por a cada mil habitantes, à grandeza absurda de 1 médico para a cada 4.466 habitantes no interior do Pará.  

shot018

A dificuldade de colocar médicos no interior não se dá somente no Pará, mas, já é hora do Estado providenciar uma política de residências médicas no interior, para mitigar o problema.

Comentários

  1. Isso que você sugere começa a ser feito em Santarém, no próximo mês, via Uepa, com várias residências médicas no Hospital Regional.

    ResponderExcluir
  2. É só distribuir mais uns diplomas do nível que o Duciomar tinha...

    ResponderExcluir
  3. Sem querer ser chato, mas já sendo, acho que o cacófato POR CADA poderia ter sido evitado com A CADA ou PARA CADA

    ResponderExcluir
  4. Nao sou a favor da violencia, mas a chuva de ovo que ouvi dizer que o Duciomar vai levar hoje na aldeia cabana vai ser o melhor presente que Belem poderia merecer, o cabra faz por merecer.

    Coitada da Ivete Sangalo, espero que ela não pegue ovada.

    ResponderExcluir
  5. 15:39:00,

    De forma alguma. Eu sempre agradeço, sinceramente, as correções. E você tem toda razão. Vou seguir a sugestão.

    ResponderExcluir
  6. Olha Parcifal isto é lamentavel moro aqui em Itaituba e a situação aqui é precarissssima veja bem aos finais de semana os unicos medicos que tem não atendem no plano de saude, infeliz de vc se adoecer neste fim de mundo aos finais de semana , se tiver sorte, na melhor das hipoteses e se pegando com todos os santos poderá ser atendido no hospital municipal por um medico)a) mal humorado e que ganha 37.000,00 /mes. Aqui tem apenas 2 pediatras e agora uma viajou e a outra esta sobrecarregada pensa a situação daqui é assim. Tratamentos mais complexos e graves ou vai para Santarém ou como os arigós fazem vão para Terezina. e por ai vai....
    E desta forma que se faz saude aqui.

    ResponderExcluir
  7. Salvo engano, em Belém existem apenas 5 neuropediatras na rede pública.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.