O pior espetáculo da Terra

shot004

A maior tragédia provocada por fogo no Brasil foi o incêndio que incinerou o Gran Circus Norte-Americano em Niterói, na noite de estreia em 17.12.1961. Na tragédia morreram 503 pessoas e uma centena restou ferida.

Além da dimensão do fato em si, chamou-me atenção um quadro relatado pelo médico Márcio Torres, um dos socorristas das vítimas, à época com 26 anos e apenas três de formado.

> O pranto do presidente

shot002Conta Torres que no primeiro dia após o incêndio, viu um homem caminhar entre os leitos de queimados no Hospital Antônio Pedro, em Niterói.

De repente o homem apressou-se a sentar em uma cadeira ao lado de uma das mesas da enfermaria e, sem se conter, abaixando a cabeça entre as mãos, começou a chorar alto e compulsivamente.

Márcio Torres, acreditando que se tratava do parente de uma das vítima, foi ter com ele para lhe retirar da enfermaria. Ao se aproximar e toca-lo, foi tomado de surpresa: tratava-se do então presidente João Goulart.

Não trocamos nenhuma palavra. Eu o peguei por um braço, o bispo de Niterói o pegou por outro, e o ajudamos a deixar a enfermaria”, conta o médico, hoje com 76 anos.

Jango, como sói saber, foi apeado da presidência pelo golpe militar de 1964.

Clique aqui para ler um infográfico preparado pelo “Terra”, sobre a tragédia do Gran Circus Norte-Americano.

Fotos: AE

Comentários

  1. Parsifal,
    Esssa tragédia ocorreu no dia do aniversário de 10 anos de uma amiga minha de Niterói(ela fez 60 anos anteontem). Menina, morava numa rua perto do Hospital Antônio Pedro e me contou que estava tudo pronto pra festinha dela e de repente a mesa e os doces foram largados num canto...era um barulho ensurdecedor de sirenes abrindo caminho para chegar ao Hospital. As famílias desesperadas correndo pelas ruas...
    Há pouco tempo li no Globo que lançaram um livro sobre esse caso.
    Vou procurá-lo.
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Se você achar, por favor, me informe.

    ResponderExcluir
  3. Neste tempo o Presidente ligava para a pobresa e não como agora que estes politicos ptralhas só querem saber de romanices e baralhices.

    ResponderExcluir
  4. Parsifal,
    O nome do livro é "O espetáculo mais triste da história". O autor é o Mauro Ventura e foi lançado agora, pela Cia das Letras.
    Abs,

    Ângela Arruda

    ResponderExcluir
  5. Olá Ângela,

    Obrigado. Vou comprar para ler em viagem.

    ResponderExcluir
  6. Já tem na livraria do aeroporto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação