Eu não sei se é lenda urbana, mas, há algum tempo, ouviu-se um “causo” de que um Boeing da Vasp, ao invés de pousar em Val-de-Cães Val de Cans aterrissou no Aeroclube do Pará e, quando constatou o engano, decolou ao rumo certo.
De vera, ocorreu coisa igual com o voo 9136, da Azul Linhas Aéreas, que, vindo de Brasília para Teresina, no domingo (30), ao invés de pousar no Aeroporto Petrônio Portela, na capital piauiense, pousou no aeroporto privado Domingos Rego, em Timon, do outro lado do Rio Parnaíba, no Maranhão.
Quando o piloto constatou o equívoco, pediu desculpas ao público pagante e decolou ao rumo certo: se os passageiros fossem de táxi chegariam mais rápido, pois um aeroporto dista do outro cerca de 5 km.
Teresina e Timon são municípios cornubados, conurbados tendo como única barreira natural o Parnaíba, mas, é inexplicável como o operador do trafego aéreo do Petrônio Portela, deixou que isto ocorresse.
O Boeing era da Transbrasil, comandado por aeronauta paraense considerado excêntrico, pra não dizer meio doidão e que ele mantinha uma onça em seu apartamento localizado no Edifício Manoel Pinto das Silva, mas que era, inegavelmente, um grande piloto. Ele pousou e arremeteu, propositadamente, do Aeroclube rumo a Val de Cans – tira esse cachorro daí, Parsi – e depois, aproveitando que à época as empresas estavam treinando pilotos para pouso no aeroporto Santos Dumont-RJ, ele saiu-se com a desculpa de que estaria treinando, pois Julio Cezar tinha a mesma dimensão. Foi uma época da aviação romântica, repleta de grandes pilotos, que infelizmente acabou!
ResponderExcluirEm tempo, acho que o essoal de Teresina e Timon não vão gostar desse "cornubados"! Um abraço Wilson
Olá Wilson,
ResponderExcluirJá coloquei o cachorro para correr e o teu comentário, por ser um "causo" interessante, vai para a FrontPage ainda esta tarde.
Abraços
Deputado,não achei no "aurélio" "cornubados".
ResponderExcluirApesar de conhecer Terezina e vir para Belém, via rodoviária,sei onde fica os dois aeroportos e uma delícia, no fim da tarde, voce atravessar a ponte do Parnaíba e tomar um chopp em Timon.Abraços
Olá Célio,
ResponderExcluirA cornubação é a unificação da malha urbana de duas ou mais cidades, em consequência do crescimento geográfico de ambas.
Belém e Ananindeua, por exemplo, são municípios cornubados.
o correto nao seria conurbacao, juncao do prefixo con + urbacao derivado de urbano????
ResponderExcluir19:34:00,
ResponderExcluirVocê está absolutamente correto: troquei o "r" de lugar. Já está devidamente corrigido. Aliás, na postagem, acho que o erro menor foi o do comandante da Azul.
Se não me engano o então deputado Gerson Perez estava no voo da Transbrasil.
ResponderExcluir