Bitcoin: a moeda virtual

Já está no ar, no Brasil, o “Bitcoin”: site que criou uma nova moeda no mundo, desatrelada de qualquer governo ou instituição bancária.

A moeda, chamada “bitcoin”, cuja abreviação é “BTC”, já movimenta, segundo o portal de câmbio MtGox, em torno de US$ 100 milhões, e foi inventada pelo programador Satoshi Nakamoto, que elaborou o algoritmo que individualiza os lotes, como se fossem uma nota virtual.

O que diferencia o BTC de outras moedas virtuais que foram criadas com o intuito de comercialização em redes sociais, como o Linden Dollar, do Second Life, é que ele pode ser usado para comprar bens reais e, também, ser sacado em moeda corrente de qualquer país onde haja o site.

As autoridades monetárias dos EUA começam a lançar olhares desconfiados à moeda, pois ela não identifica os portadores: as transações são códigos alfanuméricos e podem estar sendo usadas para fins ilícitos.

Um dos sites na mira das autoridades é o Silk Road, que só aceita BTC e há fortes indícios de que um dos produtos comercializados é droga ilícita.

Os defensores do “bitcoin” alegam que as operações ilícitas com a moeda em nada são diferentes daquelas com moedas reais, e isto não seria motivo para descontinua-la.

A segurança da moeda está no algoritmo que a cria, que é praticamente impossível de ser falsificado. Quando se compra um “bitcoin”, na verdade se está comprando um criptografado conjunto de bits, que são unidades de processamento.

A ideia é ótima e, pelo valor já em movimentação, muitos apostam nela. Quem sabe poderá ser a moeda do futuro, ou, também quem sabe, apenas mais um adventismo monetário sem maiores consequências.

Clique na imagem para acessar o site no Brasil.

Comentários

  1. Falando em trambicagem, li e se é verdade que a ALEPA pode fazer CPI sobre o que se fala atualmente sobre a OAB, se verdade o que está faltando para que se tenha esta CPI?
    Não era a OAB que outrora fazia campanha para desmoralizar os integrantes da ALEPA? Quem tem telhado de vidro não pode jogar pedra no do vizinho!

    ResponderExcluir
  2. A ALEPA não tem competência legal para investigar a OAB. Qualquer CPI sobre a instituição teria que ser instaurada pela Câmara Federal ou pelo Senado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação