O passado não condena

1

Lula deixava a vítima sangrar um tempo, até avaliar se valeria à pena fazer a sutura. Foi o que fez com José Sarney, que foi duramente golpeado pela mídia por mais de 40 dias, pautando-lhe a renúncia, até que Lula resolveu sair-lhe em socorro, blindando-o definitivamente.

Dilma Rousseff age rápido: em dois dias determinou a blindagem da ministra Ana de Hollanda e em um dia mandou que a infantaria do governo armasse uma couraça em torno do ministro Palocci, a ponto de exigir uma declaração, colada acima, do presidente do Conselho de Ética da presidência.

Do ponto de vista governamental a presidente manobra corretamente: não é bom para governo algum estar às voltas com posturas duvidosas dos seus auxiliares.

Do ponto de vista ético a decisão do conselho estabelece um precedente eivado de uma lógica temporal esquisita: auxiliares do governo não podem ser cobrados por erros do passado.

Isto carrega uma pesada dose de cinismo, pois é o próprio governo, através de seus órgãos de informação, que vasculha a vida pregressa de todos os candidatos cujos padrinhos políticos desejam ver nomeados a algum cargo ou função na estrutura da União. Isto, então, está revogado, pela decisão do Conselho de Ética a respeito de Palocci.

Se o entendimento se rebatesse nas decisões estaduais, o governador Simão Jatene não deveria ter aceito a demissão do ex-diretor geral do Detran, Sergio Duboc: o que lhe é imputado foi no passado e, segundo o mais alto tribunal de ética da República, o passado não condena.

Comentários

  1. Nem o Simão nem tu seriam agentes públicos.

    ResponderExcluir
  2. Bem, tal não se pode dizer dos anos passados e muito mais o presente de Jader Barbablho um homem de condutas e costumes condenáveis, não é Deputado!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Parsifal,

    esse negocio de ficar explicando o patrimonio por menorizado, tim tim por tim tim, é absurdo beira ao ridiculo.

    Estavam acusando de alguma coisa?
    Não, só q o patrimonio cresceu rapido e dai?
    A minha ex cunhada dona de salão de beleza cresceu 100 vezes em 3 anos e nem a receita achou absurdo, se pagar imposto e tiver como mostrar de onde veio, qual o problema?
    O dele, foi declarado na receita? Foi, entao pronto.

    Aqueles filhos do capeta do DEMO, queriam q ele explicasse cada contrato que fez ele crescer.

    Então se é pra dar exemplo de moral e etica pq a oposição não começa detalhando por menores explicando como ganhou real por real de seu patrimonio?

    Ora, quem der dar exemplo, começa de casa, será que algum deputado, senador ou executivo da oposição vai começar?
    JAMAIS.

    Sabe pq nao fazem? Pq tem mais a esconder, e vamos ser adultos, ali não tem anjo e nem santo, de um lado e nem do outro, mas ficar com molecagem e gastar tempo de serviço com essas baboseiras é absurdo, por isso que projetos importantes estão parados, ficam discutndo baboseisas e asneiras em vez de trabalhar.

    Dps ficam se perguntando pq não ganham mais eleição nacional e estão tão desprestigiados.

    PSDB e DEMo são partidos falidos se sustentam apenas dos dejetos e da ignorancia que a imprensa produz e nada mais, sem projetos, sem planejamento, sem ideais, sem nada, são representantes de parte de uma "elite" burra, que graças a Deus está diminuindo a cada dia que passa, e mais nada. São uns falidos de ideias e projetos.

    Por acaso alguem conhece algum grande projeto sensacional da oposição em alguma coisa a respeito do social, desenvolvimento nacional pra HOJE! Além de ficar dando uma de "fofoqueiro desocupado com o dinheiro publico".

    Pq ficar se alimentendo do plano real é coisa de velho carcumido, q alias, merito tem q ser dado É DO ITAMAR FRANCO e não do FHC, essa é uma mentira mt alimentada da imprensa, quer dizer se não tivesse dado certo a culpa era do Itamar, mas como deu é do FHC, pelo amor deus.

    Então ai vai o recado para OPOSIÇÃO E TODOS QUE JULGAM FILIADAS A ELA.

    VÃO CRIAR ALGUM PROJETO E IMPLEMENTEM NOS SEUS ESTADOS, SEJAM MODELOS, CONCORRENTES PRO ATUAL GOVERNO.
    VCS SÃO MAIS INCOMPETENTES QUE O PSOL, ELES NÃO TEM NENHUM ESTADO PRA IMPLEMENTAR A POLITICA DELES E VCS Q TEM MAIS ESTADOS QUE O GOVERNO, PQ NÃO FAZEM NADA DE EXCEPCIONAL E ORIGINAL PRO POVO PODER VER E COMPARAR.

    Governador Jatene, o Sr. é um grande Administrador, dê exemplo e crie algo excepcional, pare de ouvir essas velharias (qnd falo em velharia nao to me referindo a idade, mas a forma de pensar que parou no século XV) do PSDB, e desenvolva, seja criativo e parem com essa coisa de só reclamar, enqt só ficar reclamamndo sem fazer nada de bom pro povo vão continuar perdendo eleição.

    O PSOL vai crescer e vai dar uma surra nos senhores logo, logo, e vão ser obrigados a se juntar com o PT pra poder fazer oposição. Parece q já to vendo daqui a 30 anos a coligação do PT e PSDB pra disputar eleição com o PSOL pelo fato de ninguem mais nem lembrar quem foi FHC, isso vai acontecer é fato, se não houver renovação de ideias, planejamento, adequado ao POVO BRASILEIRO, DETENTOR DE TODO PODER!!
    (É bom da enfase pq essa cambada sempre esquece e acha q só os ricos q tem esse poder.) Vão lhes dar o aviso prévio pra ser desligado da politica nacional.
    Com certeza meus netos vão me perguntar e eu vou responder com gosto, pq partido desaparece, pq esquece de fazer o mais importante: OUVIR O POVO.

    Prezado Parsifal, é duro, mt duro ver uma oposição tão burra e despreparada como a nossa, só não da pena pq a maioria já deveria ter abandonado a politica e deixado quem deveria crescer crescer, ex. Aecio, q nao pode testar, errar ou acertar pq tem q pedir permissão pra velharada paulistana, q por sinal, metade já morreu só esqueceu de deitar.

    Oposição brasileira, ai vai um velho recado de um paraense papa chibé:Como diria meu avô, para de reclamar de barriga cheia e vai trabalhar q teu mal é vagabundagem.

    ResponderExcluir
  4. Trecho de discurso do senador Mario Couto, do PSDB, se defendendo de acusações publicadas na revista Capital.

    "Eles vendem o plano de manejo. Eles se elegem a custa do plano de manejo. Tem um deputado federal chamado [Cláudio] Puty. Ele se elegeu às custas da floresta, às custas de vender planos de manejo, às custas de negociar com a derrubada da floresta, às custas de negociar com madeireiros".

    ResponderExcluir
  5. Fico estarrecido e boquiaberto, como determinados homens, por causa de algumas benesses, jogam por terra todo um passado.È inadmissível, é imcompreensível, que um jurista da envergadura de Sepulveda Pertence, experiente ex- ministro do Supremo Tribunal Federal, possa ter este comportamento.

    ResponderExcluir
  6. Comissão na Câmara
    O líder do DEM na Câmara, deputado ACM Neto (BA), protocolou na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Casa, no começo da tarde desta terça, requerimento no qual solicita que Antonio Palocci seja convocado a prestar esclarecimentos sobre a evolução do seu patrimônio.

    A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle deve analisar o requerimento do líder do DEM nesta quarta. Se o pedido de convocação de Palocci for aprovado, uma data será agendada para que o ministro compareça à Câmara.

    Além da convocação de Palocci, o líder do DEM também pede que a comissão chame o presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência, Sepúlveda Pertence, para esclarecer os “motivos técnicos” que o levaram a descartar uma investigação sobre o caso envolvendo o ministro.

    ResponderExcluir
  7. Os partidos de oposição, PPS, PSDB e DEM, se mobilizaram nesta terça-feira (17) para que o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, explique a evolução de seu patrimônio.

    As legendas ingressaram com pedido de investigação na Procuradoria Geral da República (PGR), requerimento de convocação em comissão da Câmara dos Deputados, além de solicitar informações ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), à Receita Federal e à Controladoria Geral da União (CGU) sobre eventuais movimentações financeiras atípicas da empresa de Palocci.

    ResponderExcluir
  8. Investigação na PGR

    O PPS entrou na tarde desta terça-feira com uma representação na PGR pedindo a abertura de inquérito para investigar a multiplicação de patrimônio. “A gravidade dessa denúncia é que ninguém do governo, até agora, sequer deu alguma informação sobre a origem desse dinheiro. Esse é o novo PT. O PT da ética de ocasião”, afirmou o líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno.

    Na representação o PPS pede que o MPF investigue quem seriam os clientes da empresa, qual o faturamento, como o ministro administrava os negócios e se na época (entre 2006 e 2010) exercia o mandato de deputado federal.

    O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que, antes mesmo do pedido de abertura de investigação pelo PPS, já se preparava para pedir informações ao ministro sobre o seu patrimônio.

    O líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), disse que já conversou com Gurgel por telefone e pretende protocolar representação em nome do DEM, PSDB e PPS na PGR contra Palocci.

    ResponderExcluir
  9. Depois de um tempo na engorda, um dos três porquinhos da presidente Dilma, começa a fritar e não demora muito estará assado.

    ResponderExcluir
  10. A isto chama-se não ter vergonha na cara os comentários postados por pessoas que não se cansam de detonar o Jader Barbalho. Aliás, se fosse só o Jader eu emudeceria. Querer macular em função apenas de uma pessoa não dá né? A banalização da corrupção nós cerca por todos os lados. Como diz a música de Gabriel Pensador.

    Pega Ladrão!

    (Gabriel O Pensador/Tiago Mocotó/Aninha Lima/Liminha)


    Pega ladrão! No governo!
    Pega ladrão! No congresso!
    Pega ladrão! No senado!
    Pega lá na câmara dos deputados!
    Pega ladrão! No palanque!
    Pega ladrão! No tribunal!
    É por causa desses caras que tem gente com fome, que tem gente matando, etc e tal.

    Pega, pega!
    Pega, pega ladrão!!
    .........
    .........

    ResponderExcluir
  11. Getúlio Theixeira17/05/2011, 19:16

    É por essa e por outras que o PT caminha a passos largos e acelerados para a vala comum da política. Suas práticas confundem-se cada vez mais com as da direita brasileira.

    Tenho formação de esquerda, mas nunca fui petista. Por diversas vezes estive ao lado de militantes e políticos do PT. Eram pessoas que por mais que, em alguns momentos, não concorda-se com seus métodos de fazer política, sabia que estava diante de pessoas que arrotavam seriedade, moralidade e honestidade aos quatros cantos desse país e ninguém ousava contestá-los.

    Bastou a Maria Luiza Fontenele, assumir a prefeitura de Fortaleza em 1986, para se descobrir que o discurso não atingia a todos os arraiais petistas. Tanto é, que anos depois, já no governo Lula, estourou o escândalo do mensalão que só não derrubou o presidente porque não era o PT que estava na oposição. E ainda, no Pará, vimos esse castelo de areia desabar por conta do governo Ana Julia. Governo repleto trapalhadas e escândalos que decepcionou até aqueles que não contribuiram para sua eleição.

    Voltando ao cenário nacional, me recordo que ao vê o video, onde o governador Arruda recebia vários maços de notas de dinheiro e colocava nas meias, Lula saiu em sua defesa, dizendo: as imagens não falam por si só! Pode?

    Creio que a afirmativa do Dr. Sepúlveda Pertence, não só habilita o ministro Palocci, mas todos aqueles que outrora quiseram alcançar através da manipulação da lei da ficha limpa.

    Por fim, quero concluir com frase bem antiga:
    "Aos amigos, os favores da lei. Aos inimigos, os rigores da lei".
    Quanta hipocrisia!

    ResponderExcluir
  12. Agora o passado não condena, mas em compensação os mesmos politicos querendo eliminar seus fortes adversários,criaram a tal de ficha limpa, que já está mais do que suja.Ela está totalmente encardida.Fruto de alguns juristas com tendencias politicas sem observar a Constituição.Ou melhor eles não criaram eles a modificaram.E agora, o passado não condena.Mas será que agora a Lei retroage, para tentar derrubar adversários com endereços certos? Atire a primeira pedra aqueles que não tenham pecados.Pimenta no olho do vizinho é refresco. Neste país a imprensa não noticia, a imprensa julga.Por isto mesmo ela começa a detonar a democracía,apenas defende os seus interesses escusos e comerciais.Não existe mais imprensa, existe apenas empresas comerciais e natural e faltamente visam apenas lucros e poderes, principalmente achacando ou a favor do maior cliente, sem dúvida alguma que são os governos.Os governos se aproveitam da imprensa, e esta se aproveita também dos governos.Na democracia o povo deve decidir votando em seus candidatos (certo ou errado).A aplicação na educação e o exercicio da democracia através do voto, vai cada vez mais aprimorando o nosso povo e por conseguinte os nossos governantes eleitos.Não adianta através da malandragem, criar leis a cada momento, com a intenção declarada de beneficiamento próprio, no sentido cristalino de tirar do páreo eleitoral, os candadidatos mais forte.Na democracia a maioria da vontade popular governa, enquanto que logicamente a minoria faz a oposição.É altamente esdruxulo, na democracia, quem não tem votos, querer assumir no lugar daquele, que o povo em sua maioria decidiu.O resto tudo é proselitismo demagógico, são chincanas e frases de efeito como esta de o "passado não condena".Frase esta não de efeito, mas sim de defeito, que só serve para esta apropriada circunstância.

    ResponderExcluir
  13. Mais uma dose pesada de cinismo e-mail, enviado pela Casa Civil, a todas as lideranças do Senado:


    "Segundo o e-mail da Casa Civil, o mercado atribui “enorme valor” a profissionais que tenham passado por órgãos como Ministério da Fazenda, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e Banco Central.

    “No mercado de capitais e em outros setores, a passagem por Ministério da Fazenda, BNDES ou Banco Central proporciona uma experiência única que dá enorme valor a estes profissionais no mercado”, afirma o texto do assessor especial da Casa Civil".

    Antes de virar deputado federal e de abrir a empresa de consultoria Projeto, Palocci foi ministro da Fazenda do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre janeiro de 2003 e março de 2006.

    ResponderExcluir
  14. Eu entendi errado, ou, pela ótica do Sepúlveda Pertence, o governo pode nomear qualquer notório pilantra para o Ministério sem problemas, desde que o distinto disfarce bem as suas falcatruas pretéritas?

    ResponderExcluir
  15. PAPACO, Protetor dos oprimidos.18/05/2011, 03:48

    Vou deixar um recado, ou melhor, um apelo, FERNANDINHO BEIRA MAR ou até mesmo o doublê de traficante DOTE, Contratem o Sepulveda e tudo se resolverá. Quanto ao Parsifal, parem de ligar sua figura ao Jader, se manquem, O homem é ficha limpa e pronto, ai é engraçado, quem ataca o Parsifal, defende o Duciomar, Jatene, Almir e tantos outros. aff... vcs me cansam.

    ResponderExcluir
  16. Isael Moraes18/05/2011, 10:52

    Por esse entendimento ético do dr. Sepúlveda, caso o Fernandino Beira-Mar, com todo o seu histórico de homicídios e tráfico de drogas recebesse uma condicional e se declarasse fora do crime, ele poderia assumir a vaga de Ministro da Justiça, porque NãO INTERESSA O PASSADO DO SUJEITO. Aliás, um passado que (no caso de Palocci), de tão recente, anda não passou...

    ResponderExcluir
  17. aff..vcs me cansam, sensacional essa expressão, vou me apossar dela, além do que,está muito bem empregada, parabéns Papaco

    ResponderExcluir
  18. Com certeza o deputado federal Claudio Puty, ao saber hoje de embróglio com parte da imprensa, por ocasião do depoimento do réu Rômulo Maiorna Jr,à Justiça Federal, por crime contra instituição financeira, ou seja neste caso contra fraude na Sudam, através de um projeto para uma fabrica de refrigerantes, em quase 4 milhões de reais, a esta altura já está se posicionando.Vai novamente formar uma Comissão com seus pares para vir à Belém, inclusive com nova visita à sede da OAB-Pa, para receber novos elogios dos Conselheiros.Gosto do Puty, porque ele é implacavel com a corrupção e com certeza, repito, não vai deixar passar esta oportunidade em branco.Vai ficar sabendo que tem razão.O Ministério Publico Federal ou os Maioranas?

    ResponderExcluir
  19. Meu caro Parsifal, sou daqueles que gosta muito de politica e futebol, por isso mesmo, fiquei hoje bastante abatido, com dois atacantes da politica paraense.Do time dos federais com a senadora Marinor e do time dos estaduais com o Edmilson.Pela manhã vestí a minha camisa de torcedor e me posicionei com a minha bandeira na arquibancada do "estádio" da Assembléia Legislativa.Antes do jogo começar começei a pensar que o atacante Edmilson iria fazer um golaço na peleja que estava preste a começar.Tempo bom, assunto bom, tudo perfeito para um bom espetáculo.Assunto bom, estratégia perfeita para lances espetaculares e com possibilidades de muitos gols:Depoimento do sr.Romulo Maiorna Jr, à Justiça Federal, sobre o seu envolvimento com fraudes na Sudam, onde no processo já foi transformado em réu, em classe MEDIDAS INVESTIGATÓRIAS CONTRA GRUPOS CRIMINOSOS,por fraudes contra instituições financeiras.
    Qual a minha decepção o nosso artilheiro estava com toda a bola, a defesa toda enfraquecida, mas não sabemos porque ele não quiz fazer (ou não deixaram)o gol.Preferiu se esconder no jogo.Preferiu não participar das jogadas.Enfim como se diz na gíria dos "boleiros",PIPOCOU."´mas futebol é assim mesmo, vamos para os vestiários, esfriar a cabeça e quem sabe talvez na proxima a gente saia vencedor".
    Mesmo aborrecido, afinal acreditava no artilheiro, fui para casa almoçar e começei a beber umas geladas e agora mais a vontade no meu sofá resolví me aprontar para ver um jogo que iria passar ao vivo pela TV Senado.
    Esquecendo o fracasso matinal o fiasco do meu ex-idolo goleador, liguei a televisão a cabo e o "estádio" Senado Federal estava pronto para o embate.
    Pensei um pouco e refletí "o fracasso foi no campeonato estadual, mas no federal, a nossa federal vai nos vingar".
    Meu caro Parsifal, não vou cansa-lo, mas o tropeço, o fiasco, o abatimento foi pior.Nenhuma palavra, nada sobre o assunto.
    Afinal na politica como no futebol, tem muito "perna de pau enganador", que só joga para a platéia, nada produzindo para os times.

    ResponderExcluir
  20. Tomamos um enorme susto hoje por conta da reporter da RBA TV, quando disse inicialmente na matéria que o Romulo Maiorana Junior esteve preso na Justiça Federal.A principio pensavamos que a decisão era do juiz.Depois refeitos do susto, observamos que se tratava de uma prisão de pelo menos meia hora, mas no elevador.Veio em seguida o esclarecimento tudo isto aconteceu porque o Maiorana, não queria ser filmado e nem fotografado pela imprensa.Desta feita o unico refugio encontrado foi ficar preso no elevador.E também esclarecido que não se tratava de prisão ordenada pelo juiz e sim pelo próprio depoente.Não deve ter sido fácil, ficar preso em um elevador de óculos escuros e paletó por cerca de meia hora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação