Pular para o conteúdo principal

O rabo do gato

rabo

Embora alguns confundam desvios éticos com deficiências morais, as duas acepções têm conceitos e definições filosóficas diversas.

Ao campo da ética cabe enunciar razões e, com base nestas propor comportamentos: a ética não tem a finalidade de formular juízos de valor.

A moral é construída em juízos de valor e estes juízos têm como fundamentos regras estabelecidas em experiências de realidades históricas concretas. A moral, portanto, antecede à ética.

Daí o significado filosófico do termo usado quando se quer desqualificar um indivíduo em função de ação por ele praticada não se coadunar com um comportamento anteriormente perpetrado: dizemos que a pessoa “não tem moral”, para falar, ou fazer, isto ou aquilo.

A OAB-PA não prestou atenção nestes pré-requisitos quando ofereceu ao advogado Jader Kawhage David a assinatura à providência remetida em desfavor do Governo do Pará, a respeito das nomeações de assessores especiais: o Dr. Kawhage, conselheiro da OAB-PA, que por via da sua lavra se insurge contra o suposto abuso do instituto, foi ele mesmo, no governo anterior, um beneficiário de uma assessoria especial II, lotado na Governadoria do Estado.

À luz dos conceitos científicos inicialmente elaborados, e que os doutos do casarão, como supostos iniciados na dialética não deveriam descuidar, a OAB até pode estar demandando algo ético, mas, contaminou o documento com ilegitimidade histórica, quando o assinou quem até ontem bebia do mesmo cálice que hoje se arvora em trincar.

Comentários

  1. Parabéns, deputado, pelo feliz e acertado comentário!!!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito.

    Simplesmente perfeito.

    A OAB não é fonte moral e etica jamais!

    Meus netos ainda vão ver o Brasil livre dessa maldita entidade mafiosa chamada OAB.

    Poderei exercer minha profissão com a liberdade e respeito que ela merece, sem subserviências ou medo de retaliações do "casarão" mal assombrado dos espíritos ultrapassados do passado negro do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Parsifal, mesmo sendo contra as nomeações, principalmente as que envolvem membros do Poder Judiciário, tenho que admitir que seus comentários são pertinentes e com embasamento lógico que dá prazer em lê-lo. Parabéns, saíba quando eu não tiver convencido de suas afirmativas vou descordar do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  4. A propósito, não acompanhei a saída da Dra Teresa da SEMA, mas foi acertada a atitude tonada pelo Secretário Edivaldo.

    DIÁRIO OFICIAL Nº. 31874 de 16/03/2011


    SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE

    RESUMO DO JULGAMENTO DE SINDICÂNCIA PROCESSUAL


    Número de Publicação: 211537


    RESUMO DO JULGAMENTO DA SINDICÂNCIA PROCESSUAL PELA PORTARIA Nº. 132/2010 – GAB/SEMA DE 05/02/2010, PUBLICADA NO DOE Nº. 31.602 DE 08/02/2010, PRORROGADA PELA PORTARIA N° 314/2010-GAB/SEMA, PUBLICADA NO DOE N° 31.619 DE 08.03.2010, REDESIGNADA PELA PORTARIA N°623/2010-GAB/SEMA DE 06.04.2010, PUBLICADA NO DOE N° 31.640, DE 07.04.2010.



    EMENTA DO DECISUM: Fundamentado no que dispõe o art. 224 da Lei Estadual nº. 5810/94 determino, agasalhado no inciso I do art. 201 da supra mencionada Lei Estadual, o imediato Arquivamento dos autos.

    Vistos relatados e discutidos os autos da presente Sindicância Investigatória instituída com o fito de apurar fatos narrados no Processo nº 2061/2010 e diante do teor do Relatório da Comissão Processante, nos termos do art. 224 da Lei Estadual nº 5.810/94, que concluiu pela recomendação de instauração de Processo Administrativo Disciplinar em desfavor dos servidores CASSILDA DO SOCORRO DIAS DE MORAES, MARCELO AUZIER, JOSEANE ALMEIDA LIMA, AMANDA SILENY ANDRADE DA SILVA, CRISTIANO DA SILVA ROCHA, FÁBIO DE JESUS BATISTA, BERNADETE DO SOCORRO FREITAS, JOSÉ ROSINALDO DOS REIS OLIVEIRA, TELMA LÚCIA MATIAS DE ARAÚJO, MAURO CESAR SANTOS, JÚLIO CESAR MEYER JUNIOR, ADNA SUANY OLIVEIRA e MARCO ANTONIO CARRERA FERREIRA em face das imputações que lhes foram formuladas, discordo do posicionamento apresentado tendo em vista que inexistem provas que confirmem efetivamente a participação dos acusados e ainda a ocorrência da suposta depredação das instalações desta Secretaria e outras infrações disciplinares apontadas e tão somente na mobilização ocorrida para reivindicar a percepção da gratificação de produtividade.

    ISTO POSTO, nos termos do parágrafo único do artigo 224, da Lei Estadual nº 5.810/94, indene a recomendação oriunda da Comissão de Sindicância Investigatória pela instauração de Processo Administrativo Disciplinar em desfavor dos acusados, constatei a ausência de comprovação na busca real das pretensas irregularidades cometidas em relação aos fatos apurados.

    PASSO A DETERMINAR:

    O arquivamento dos autos, com fundamento legal no art. 201, I da Lei Estadual nº. 5810/94.



    Assim, damos como julgado o presente procedimento disciplinar.



    Belém, 30 de dezembro de 2010.



    EDIVALDO PEREIRA DA SILVA

    Secretário de Estado de Meio Ambiente

    ResponderExcluir
  5. Matou a pau, Juvenal...digo, Parsifal.

    Incrível essa "ingenuidade", esse amadorismo no momento de querer mostrar "serviço" para os companheiros de outrora e dizer que tudo valeu a pena e que ainda estão caminhando juntos...pena que levam o nome da Ordem junto....pena mesmo.
    Aquilles.

    ResponderExcluir
  6. A indicação do senhor Jorge Cadah para coordenador do CPD da ALEPA, existe a famosa Impessoalidade que rege a constituição, preclaro blogueiro? Quem indicou pessoalmente ele, não foi o Deputado Parsifal?

    ResponderExcluir
  7. Assino embaixo meu estimado Parsifal.

    Não poderria ser pior para a imagem de uma entidade da sociedade civil a denuncia contra o Jatenee olha que ele não indicou um Cabeleireiro para ser assessor especial.

    ResponderExcluir
  8. Mai uma parsifal.

    Esse é rabo de fora com gato escondido ou gato de fora com rabo escondido.
    Amanhã tem um seminário sobre Royalties da mineração na OAB/PA com a anunciada presença do Governador. Já está esvaziada ou Jatene irá para dar resposta aos advogados amadores.
    Veja a programação aqui

    http://blogdoenriquez.blogspot.com/2011/03/seminario-em-belem-novo-marco.html

    ResponderExcluir
  9. Seu texto tem muita lógica, está perfeito.
    Me convenci

    ResponderExcluir
  10. "Faça o que eu falo, mas não fale do que eu faço"

    ResponderExcluir
  11. Parsifal, seu rebate é de prima verdade!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Eu sou advogado e tenho VERGONHA da OAB! Tenho VERGONHA dessa entidade, como dita ante, mafiosa!

    ResponderExcluir
  13. O Jarbas Vasconcelos e o Jader Kawage deveriam comprar um frasco de óleo de peroba e lustrar as suas faces. Essa turminha de petralhas, como esses que subscreveram tal ação, pensam que agente não pensa.

    O Jarbas Vasconcelos, cujo mandato à frente da Ordem não agrada a grande maioria dos advogados, certamente com este ato hipócrita acabou por jogar uma pá de cal na sua reeleição.

    Apesar de tê-lo apoiado creio que já vai tarde.

    ResponderExcluir
  14. Essa sua lógica deveria valer também para os deputados estaduais que estiveram com o governo/os passado/os, ou seja, sempre estão no poder. Por outro lado, isso não diminui em nada o teor da denuncia contra o governo atual e ela deve ser encaminhada. Se o advogado tiver algum erro cometido que alguém o denuncie também.

    ResponderExcluir
  15. Eu vou começar uma campanha nacional pra quem está inconformado do jeito da OAB ser conduzida por essa familia de mafiosas de todo Brasil mais perigosa que a CBF!

    Em breve terá um site dizendo: EU tenho vergonha da OAB!

    Atualmente, ela se tornou um antro de patifarias com marca partidaria, quando não é da estrelinha, é do passarinho, e vivem nessa eterna patifaria de dizer: faça o que digo, mas não façam o que faço.
    Adoram caçar juizes de carreiras, mas qnd é atacar juizes do quinto, oriundos da OAB, parece q tem uma bringadem mais forte que Lucio e Roque junior.
    Fala sério.

    Pra mim chega!

    Chega de pagar anuidade carissima enquanto que a diretoria fica usando meu dinheiro pra fica passeando, contratando parente, aparecendo nos jornais pra falar um monte de besteira, enquanto tem milhares de advogados pagando custos alto por cursos de formação, software pra trabalhar, milhares sem piso salarial mínimo, e um monte de concursados nas prefeituras de interior, q são dominadas pelas máfias dos conselheiros e não deixam os concursados tomar posse.

    Parsifal, fica de olho e começa a cobrar que vão te ouvir, conheço um monte de concursados de prefeituras no interior q não vão conseguir tomar posse pq os Conselheiros se apropriam das procuradorias municipais, com contratos milhonarios e não largam o osso nem a pau.
    Fiquei sabendo que em Marituba os Advogados contratados pertencem ao corpo de conselheiro da OAB e estão recebendo cerca de 15 mil por mês, enquanto tem um monte de concursado esperando ser chamado.
    Ninguem fala nada, nem os proprios concursados, pq já soube que o ultimo promotor que denunciou essa patifaria só de retaliação tomou 3 processos na costa do CNJ, tudo com aval da cupula da OAB PA.

    Eu morro de vergonha de ser advogado, ainda bem que sei esconder esse segredo qnd não estou no escritorio.

    ResponderExcluir
  16. E lamentável ver jogada na lama em meio aos porcos, as pérolas da ´ética, do respeito e da probidade, a casta que hoje se enlameia é a mesma que virá pedir seu voto na eleição a OAB.
    Pena, que ramo profissional tão nobre função social se torne instrumento de seres tão de atos tão vís e de precárissimo respeito.
    Mas, tem jeito, sugiro uma campanha nacional para que a OAB tenha contas abertas e que em nome da tranparencia e da justiça que exige possa dar este exemplo deixando de ser esta caixa preta, este cabide de emprego, nepotismo e de toda sorte de vergonhosas sinecuras pagas com as salgadas e suadas contribuições de seus associados. Esta entidade poderia realizar concurso pra preencher seus cargos...já seria um bom começo.
    Quanto a ter vergonha de ser advogado, isto jamais!! não mesmo! Estes que nos envergonham é que merecem ser punidos para que não venham a enxovalhar os em sua maioria probos integrantes da categoria.
    E mais, retransmito ao governador e alguns dos cegos que o rodeiam, e aos advogados que pagam a OAB, que reclamam,reclamam e não agem aquilo que ja dizia minha avó: "Quem se mistura com porcos, farelos come..."
    Lisa

    ResponderExcluir
  17. Esse Senhor Jarbas Vasconcelos, deveria prezar a instituição que preside. Como um Presidente de uma OAB, em vez de se manter impar,para ser respeitado e fazer respeitar a OAB, resolve declarar apoio politico à sua comadre, inclusive com doação alta para a sua campanha, e, logo após a derrota da mesma, resolve agora, propor ação pública contra a farra de nomeações de Assessores? O que causa espécie é o fato de somente neste governo ele resolver se manifestar? Porque não o fez antes, quando a companheira de partido exorbitou, escrachou na nomeação de mais de 2000 Assessores? Não estou a defender o nº exorbitante de Assessores nomeados em nenhum governo, sei que alguns são necessários e existem em qualquer governo no País.É necessário a regulamentação dos mesmos e tranparência no que fazem. O que soa duvidosa é a atitude desse Senhor Jarbas Vasconcelos que não expõe somente a sua falta de ética, mas, também expõe a OAB.É lamentável esse Senhor, não pelo que ele está fazendo agora, mas por não ter feito antes!

    ResponderExcluir
  18. quem tem rabo preso não se senta viu dr. jader david esse rabão que o parsifal postou e teu.

    ResponderExcluir
  19. o titulo dessa postagem deveria ser o rabo do jader david.

    ResponderExcluir
  20. porque será?que o jader david não entrou com uma ação contra o governo da ana bolona quando, estourou os escândalos do kits escolares e quando ela nomeou cabelereira,manicure e a mulher que dorme com as cobras.

    ResponderExcluir
  21. O nome dele é Jader. Não podia sair coisa boa daí!

    ResponderExcluir
  22. Reginaldo Ramos17/03/2011, 13:55

    Como não sou petralha nem tucanalha, posso dizer:
    A ação contra nepotismo cruzado é importantíssima.
    A OAB é parte legítima, não só do ponto de vista jurídico, mas político.
    É necessário por fim a esse trem da alegria.
    Discuti aqui como o nobre blogueiro quanto a necessidade de estabelecer um limite percentual.
    Disse que os cargos em comissão devem guardar uma relação percentual com os cargos efetivos. Mesmo porque os cargos de "direção", "chefia" e "assessoramento" exigem servidores para serem chefiados, para serem geridos e assessorados.
    Veja, por exemplo, que, seja no mandato da Ana Júlia, seja, no do Jatene, pessoas foram e são nomeadas para serem secretárias. E não falo de Secretário de Estado. Falo para exercício de atividade comum, rotineira, que não exige uma capacidade especial nem de uma confiança pessoal da pessoa que exerce. Secretária mesmo. A pessoa que atende telefone, guarda documento, faz agenda, etc.

    A Emenda Cosntinucional nº 19, exige do constituinte derivado ( inclusive do constituinte derivado decorrente - no caso o nobre blogueiro) ações no sentido de por fim a essa grande farra.

    ResponderExcluir
  23. era uma vez um filme....dizia mais ou menos assim: "vc é um fanfarrão, fanfarrão...pede pra sair...pede pra sair!!!" ...lembrei, era Troca de Elite, agora "játem" II, muito bom.

    Aquilles.

    ResponderExcluir
  24. kkkkkkkkkkkkkkkkk esse das 23h00 foi muito boa "esse rabão é teu"...kkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.