A publicação britânica Weburbanist, postou matéria revelando os 10 sítios urbanos mais antigos da história, que continuam sendo habitados até hoje.
Em primeiro lugar está Damasco, a capital da Síria. Conta a Bíblia que Paulo de Tarso fazia-se a Damasco quando se converteu ao cristianismo.
Ao cair do cavalo Paulo de Tarso teve a visão que o converteu: saiu de Jerusalém como um perseguidor de cristãos e chegou à Damasco como pregador do Cristo.
Há 12 mil anos, diz a matéria, a cidade de Damasco debruça-se sobre o fértil vale do Rio Barrada, de onde, pacientemente, apreciou a passagem de inúmeros reis e conquistadores.
Patrimônio da humanidade, tombada pela UNESCO em 1979, Damasco abriga hoje 4 milhões de habitantes na sua área metropolitana.
A rede de canais que irriga os parques e áreas verdes da cidade, expandindo o Oasis de Ghutah, sítio original da cidade, foi construída há 3.500 anos.
Do Leste de Damasco, fugindo da aridez do Deserto da Síria, e talvez de alguma outra causa que ele não contou jamais, meu bisavô materno partiu para o Pará.
Comentários
Postar um comentário
Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.