Cabo de guerra

agne

Governadores, deputados federais e senadores da oposição têm recebido, ao longo da semana, uma peculiar ligação: ao dizerem “alô”, do outro lado da linha está o presidente executivo da Vale, Roger Agnelli, que, devidamente autorizado pela parcela do conselho que não deseja interferências do governo na empresa, maneja seus tentáculos para lá permanecer.

É um movimento de risco, mas, como dizia meu pai, quem tem medo nasce morto.

Com a munição entregue pelo capo da Vale, a oposição soltou a artilharia, acusando o governo de querer "aparelhar" a Vale.

Discordo da oposição: a União é uma das maiores acionistas da Vale e dona do produto que ela explora, constituindo-se aspiração legal e legítima o desejo de substituição do presidente da empresa. O mesmo pensamento, exercido a contrário senso, resultaria na afirmação de que a Vale estaria aparelhada pela iniciativa privada.

A União, percebendo a Linha Maginot pretendida pelos amotinados, começou a fazer as contas e traçar estratégias: fez parte desta estratégia a conversa do ministro Mantega com o presidente do Bradesco, Lázaro Brandão, um dos que pode garantir a vitória da chapa branca.

A contagem é a seguinte: a União, com o BNDESPar e os bilionários fundos de pensões da estatais, controla 61,51% da controladora da Vale, o que, na prática, lhe dá o controle absoluto da empresa, certo? Errado.

O Estatuto da Vale determina que para destituir o presidente necessários são 75% dos votos, por isto o governo foi atrás do banqueiro Brandão, que detém, sozinho, 21,21% do controle, comprados, aliás, à época de FHC, a preço de banana nanica em fim de feira.

brandão

As apostas estão abertas.

Comentários

  1. Caro Parsifal,

    Há mais um ingrediente nessa trama que , penso eu , deve ser considerado - Roger Agneli é casado com uma filha de .....Lázaro Brandão, "capo" do Bradesco , sabias ???

    E agora ?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Parsifal:
    Concordo com você.
    Penso que a Vale e a Petrobrás atuam em setores estratégicos e economicamente vitais para o Brasil, por isso precisam ser controladas pelo governo federal, auxiliado pelos estados e municípios onde se desenvolvem os trabalhos das empresas.
    O governo deve participar, inclusive, no planejamento das ações, decisões de investimentos, etc.
    Podem ser gerenciadas por empresas privadas, mas não devem ter decisões autocráticas.
    Um abraço
    Marcos Klautau

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação