Juiz britânico determina a extradição de Assange

assan

O juiz britânico Howard Riddle aprovou, na tarde desta quinta-feira, a extradição de Julian Assange, o fundador do WikiLeaks, para a Suécia, onde ele é acusado de delitos sexuais.

Assange anunciou que vai recorrer até a última instância, alegando que a corte que lhe decretou a extradição não ouviu “o seu lado da história”.

As cortes britânicas, desde o advento da Carta de Direitos, em 1689, têm a salutar tradição de absoluta obediência ao processo legal, portanto, não creio que este argumento de Assange tenha sucesso na Alta Corte, para onde subirá o recurso.

Um ponto, todavia, pode lhe ser a chance de permanecer em Londres: a alegação da defesa de que, caso ele seja extraditado para a Suécia, será julgado sem testemunhas, como prescreve o processo penal sueco para casos de delitos sexuais.

O arcabouço jurídico inglês execra condenações sumárias, e um processo onde provas testemunhais são recusadas, pode soar como cerceamento de defesa no juízo da Alta Corte.

Enquanto o recurso não for julgado, o decreto de extradição do juiz Howard Riddle ficará suspenso.

Comentários

  1. Se no Brasil a Magistratuta sofresse uma fiscalização rigorosa, pode crer, mais da metade de seus integrantes estaria condenada à morte, por prevaricação na distribuição da justiça. Quer o outro nome disso? CORRUPÇÃO! Quem tem dinheiro não é condenado neste País, ainda que seja culpado! Aqui mesmo, no nosso Judiciário, tem processos na vara Cível onde o Réu é poderoso e milionário e a autora é uma simples cidadã, que está aleijada, mas a ação, desde 1993, sequer foi julgada pelo juíz primário, e olha que já rodou de mão em maõa, trocam juiz, aposentam outros, e o Poder tá matando devagar, há 14 anos. É isso que a justiça está fazendo, matando a autora, vencendo-a pela idade já avançada, levando-a já a quase desistência, cansda de tantas audi~encias adiadas e outras cositas más!

    ResponderExcluir
  2. Eu penso que qdo se pensa a sociedade brasileira, deveríamos enfatizar a atuação da justiça, que é apenas ligeiramente questionada, raramente é colocada no banco dos reus, como se faz com os outros atores.
    Principalmente os políticos!

    ResponderExcluir
  3. 24/02/2011 21:33:00

    Companheiro, lhe dou um conselho gratuito: vá dar umas voltas nos outros 26 estados da federação brasileira e, sem tantos motivos para espanto, volte e retifique o seu comentário; tipo assim: "a coisa lá tá feia mas... aqui tá muito pior".

    Saia e toga nesta terra já deram muito o que falar na grande imprensa: é saia mandando menina ficar numa cela com 23 homens e sofrendo abuso sexual toda hora; é saia querendo quebrar o caixa do Banco do Brasil; é saia limpando depósitos em contas bancárias; é saia mandando soltar traficante perigoso; é saia forçando a barra em presídio para visitas fora de hora; é saia condenando paciente mutilado a indenizar o hospital e o médico que mutilaram ele, etc, etc, etc.

    ResponderExcluir
  4. Julian Assange merece o nosso apoio; eu mesmo estou pensando seriamente em "alugar" os documentos de um mendigo para fazer uma doação em dinheiro para a conta dele. Revelar segredos de governo é o máximo nestes tempos. O vídeo que mostra o fuzilamento de cidadãos no Iraque por um helicóptero americano é imperdível (a versão curta).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação