Pular para o conteúdo principal

Um “jovem vigiense”

jovem

Na postagem “Despesa impertinente” recebi o comentário abaixo de alguém que se identificou como “jovem vigiense”.

Achei-a extremamente bem humorada e resolvi postar. Parabéns aos “vigienses” pelo formidável “fair play”:


“Sou jovem vigiense, quero a divisão do Estado. Perguntei para minha professora na escola onde fica o município de Santana do Araguaia. Ela me respondeu que fica no Estado do Tocantins, mas se não me engano é no Estado do Mato Grosso.

Há mais de 40 anos a população de Colares pede a construção de uma ponte de 450 metros ligando o município de Colares à Vigia, mas a obra nunca sai porque não tem dinheiro. Hoje o Sul e Sudeste do Pará tem mais pontes que o Nordeste paraense.

Se depender da proposta do Zenaldo Coutinho a ponte de Colares poderá ser construída em 2050.

Aqui na Vigia vamos organizar a opinião pública para lutar pela divisão do Estado.

A proposito Deputado, esse município de Trairão, é porque existe muita traíra peixe, ou porque os maridos traem muito suas mulheres?

Ouvi falar também na localidade de Guarantã, é no Pará que fica essa cidade?”


Vamos lá, esclareçam as dúvidas do “jovem vigiense”.

Comentários

  1. Sou de Belém, mas é só viver por alguns dias a realidade do povo do sul do Pará pra vermos que é preciso sim separar esse Estado. Mais do que dinheiro, temos que pensar que milhões de pessoas (principalemnte crianças) têm seu futuro usurpado, ou mesmo nem perspectiva de futuro têm, deivo um Estado inoperante, ausente, incompetente.
    Até hoje, o Governo estadual não conseguiu, sequer, dar uma vida digna aos municípios da região que cerca a capital, o que dirá daquelas cidades que ficam há mais de 1000 km de Belém ????
    Eu era radicamente contra a separação....mas depois de ver crianças e jovem com seus fututos roubados por prefeitos corruptos e, consequentemente, sem nada a contribuir para a comunidade e um Estado que não consegue chegar a todos os municípios por não ter estrada ou pistas para pouso....precisei repensar meus conceitos......nesse momento não podemos ser egoístas em achar que vamos perder algo, mas sim que irmãos nossos ganharão algo que nunca deveriam ter perdido, futuro.
    É claro que não acredito em conto de fadas, onde tudo será lindo e maravilhoso, a corrupção continuará, a inoperância dos prefeitos tb, do governo do Estado, mas é certo que com uma nova estrutura instalada no novo estado, as pessoas terão muito mais possibilidade de cobrar o que é de direito. Um MP exclusivo para a região, com pernas para trabalhar, somado com todo o restante do aparato que surgirá, com certeza dará uma outra dimensão para aquela região.
    É triste a realidade vivida no interior, quando a noite cai parece que voltamos à era primitiva, tudo parado, as pessoas se recolhem para, no máximo, assistir a novela das 8 e esperar por um dia melhor, mas como esperar por um dia melhor se nada acontece em suas vidas ??? e não adianta dizer que nada muda porque elas não fazem por onde, pois quem está lendo este comentário teve e tem, no mínimo, mais possibildiade de frequentar uma escola do que eles, pois se não fosse assim, não estaria vc nesse momento tendo acesso a internet e lendo um "blog bem conceituado". Não me venha achar que as crianças e jovens do interior podem ter uma visão de mundo como as da capital, por que isso não é verdade....pelo contrário, são mundos radicalmente diferentes.....
    Enfim, antes de sermos paraense, de Belém ou não, somos todos seres humanos e brasileiros, não podemos deixar que uma parcela de nossa sociedade, que compõe o nosso "futuro"(crianças e jovens), não tenha em sua vida uma palavrinha simples, mas que faz toda a diferença: OPORTUNIDADE.
    Aquilles.

    ResponderExcluir
  2. respondendo ao jovem vigiense, o tal do Guarantã se for do Norte é no Mato Grosso, esta eu conheço e é uma cidade muito bem cuidada, e deve o seu nome a uma árvore.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Parsifal, coleguinha:
    muito bom o texto do "vigiense"!
    Mas, deixe-me ver no que posso esclarecê-lo, do ponto de vista do sul do Pará.
    1. Quem é Zenaldo Coutinho? (Pergunta meramente retórica, porque aqui ninguém o conhece nem está a fim de conhecer...)
    2. Trairão, atualmente, é identificado como a possível origem de Tião Miranda e Asdrúbal Bentes, eleitos para os Legislativos estadual e federal, respectivamente, e que preferiram trocar o mandato por um carguinho na claque do Jatene.
    E sabe, estou cismando que esse "jovem vigiense" pode ser aquele excelente poeta vigilengo da Academia Paraense de Letras, José Ildone.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ademir,

    Este pessoal de Vigia é danado mesmo...

    ResponderExcluir
  5. KKKK, chega ate a ser ironico Deputado, rs, bém jovem vigiense, fale para sua preofessora que, Santana do Araguaia, cidade a qual nosso Deputado já veio diversas vezes, fica sim, no estado do Pará, localizado na região Sul, é o ultimo Municipio do Estado do Pará. Possui 54.000,00 habitantes e sua renda principal é a pecuaria, uma vez que detem um rebanho de mais de 700.000 cabeça de gado e um dos maiores frigorificos do Brasil.

    Detem 11.000 km2 de extensao territorial,03 Distritos, 19.000 eleitores,faz divisa com os Estados de Mato Grosso e Tocantins, fica distante 300 de Palmas, Cápital do Tocantins, 1100 km de Bélem, 950 de Brasilia e 1050 de Goiania.

    É uma ótima cidade para se morar, uma pena que a grande maioria da população do norte do Pará nao sabe nem que nossa cidade existe e muito menos que ela fica no estado do pará.

    Abraços Deputado !!

    ResponderExcluir
  6. Trairão eu conheço.
    É um pequeno município situado na margem da BR-163 (Santarém-Cuiabá), desmembrado de Itaituba (município mãe), criado em 1992 por iniciativa do Nicias.
    De lá pra cá, o Baú já foi Prefeito 03 vezes.
    Dizem que é ficha suja, não tenho certeza. Mas, com certeza, o Baú tá com o baú cheio.

    ResponderExcluir
  7. é realmente a divisão do pará é uma ´´otima ideia para os políticos, já que teremos 2 novas assembleias legislativas, 4 novos tribunais de conta algumas dezenas de secretarias de estado, milhares e milhares de novos DAS, além de uma década de repasses para os novos estados e assim sucessivmente, mas vá falar isso para um morador de um distrito de santana do araguaia na hora de votar num plebiscito! eles elegeram o lula e ainda tem 87% de aprovação!! façam oq quiserem to mudando de país!! abraços e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  8. o que o zenaldo não diz é que 61% da arrecadação do Pará é apenas na grande Belém e entorno (talvez o estudo que ele quer fazer se não for dirigido vai mostrar isso e muito mais)... e isso vai continuar aqui com uma área territorial muito menor para investir, com uma malha rodoviária já estruturada (falta asfaltar algumas PA's), com grandes investimentos tucanos na área do turismo já realizados, enquanto nos novos estados ainda terão que sair do papel várias BR's e várias PA's... quanto ao fato de termos 3 assembleias, melhor citarmos que o atual Pará terá pelo menos 45 deputados federais e 9 senadores para brigar pelos interesses da região... e esse dinheiro que será gasto na elaboração administrativa e política dos novos estados não pode ser usado pelo atual Pará, caindo por terra aquela que se agarram os egoistas e arrogantes "porque não se usa este dinheiro aqui para melhorar em vez de separar ?"

    ResponderExcluir
  9. MARIO FERNANDO21/01/2011, 22:39

    BOA NOITE! DEP.PARSIFAL
    Sou um simpatizante do seu blog, por essa diversidade de postagem e pelo grande numero de comentarios, muito feliz essa colocaçao do nosso amigo vigiense a cidade mais antiga do PARA,mais feliz fico saber que os vigienses estao preocupados com o futuro do estado.
    Pessa para o ZENALDO andar mais pelo estadoantes de ficar gastando essa dinheirama para evitar o obivio, pois o povo do sul do estado é massacrado com tanta inoperancia dos governantes que nao tem o apetite de mudar esse guadro de penuria que vive esse povo,e tem mais o ZENALDO é muito pequeno para tentar evitar esse acontecimento que inevitalvelmente vai acontecer.
    O ZENALDO defende o enterese do grupo ORM!
    PQ sera o grupo que mais vai sofrer prejuizos, pos a tv globo nao dar concessao para uma mesma familia duas vezes, e ai esta achave da midia em defender o prejuizo do estado!
    O ZENALDO tambem acha que essa é uma ancora que ele vai possar de heroi, como o salvador do estado pois é obivio que vai tentar ganhar a prefeitura da capital lutado com essa bandeira, mais o resultados das urnas estao ai, sua votaçao caiu e vai cair mais, pos nao podemos pensar em um estado se existe uma regiao que pode se fortalecer, ex: Pernanbuco,Paraiba,Natal esses tres estados juntos nao tem a extensao do nosso estado, mais divididos nessa situaçao, ganham politicamentes pois posuem mais senadores e dep. federais, dessa forma os votos dos parlamentares tem mais pesso sem falar outra coisas mais ex: emandas, projetos autarquias etc... e tal.
    Vamos lutar pela separaçao para o bem de muitos em detrimento dos lucros de poucos e essa bandeira faz justiça,ao povo do meu querido estado de CARAJAS E TAPAJOS, VIVA A LIBERADDE AO PROGRESSO.
    Soe de BELEM mais nao sou cego, sei o que vai ser melhor pos tenho minhas convicçoes.

    VAMOS A LUTA!!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o "obivio"! Lembrou-me meu pai e admiração que ele teve pelo Asdrúbal, que ele chamava Asdrubál. Deixe-me aproveitar e desejar boa viagem ao Márcío,arrepiado com a inevitável (até por inércia) emancipação do sul do Estado. 54 mil habitantes e 700 mil bois confinados em 11 mil km²!!?? Entendi: em Santana do Araguaia ninguém pisa no chão; anda todo mundo saltando de rês em rês.
    O Pará sempre me assombra...

    ResponderExcluir
  11. Sem pestanejar: O texto do "Vigiense", o texto do anônimo das 11:31 e o das 22;39 são da mesma lavra de um residente aqui de Parauapebas/forasteiro. Assim..Assim... é moleza... ou safad....?
    - Uma sugestão: sobre o tema da divisão do Pará, um assunto da maior seriedade e que deve sim ser alvo de todas as manifestações, que tal só serem aceitos comentários identificados? Que tal, deputado?

    ResponderExcluir
  12. Somente os comentários que contém pornografias ou palavras chulas são recusados. A exigência de identificação restringe a participação, portanto não é aconselhável fazer.
    Seria ótimo se todos se cadastrassem e se identificassem, assim o debate ficaria mais confiável, mas, mesmo de forma anônima, se a opinião é emitida com os critérios ditos, precisamos postar.

    ResponderExcluir
  13. Olá Ademir,

    "Obivio" que a maioria das fazendas de Santana do Araguaia não se localizam no município de Santana do Araguaia.

    ResponderExcluir
  14. Deputado, aqui vai uma sugestão de letra para o hino da bem proxima divisão do Pará. Quem sabe alguem lá das bandas da Vigia não poderia compor a música.

    Letra do hino do movimento pro divisão do Pará:

    O Pará é grande demais.
    É um gigante sem brio.
    Atrasa a Amazônia
    E também o Brasil.
    Criando o Tapajós,
    Não ficaremos sós.
    Nem com Carajás,
    Ficaremos tão pobres jamais.
    Sim a divisão.
    Três Estados da Federação
    A exigir da União
    O que é nosso por direito
    Conforme nossa Constituição.
    Basta de judiação.
    Queremos já a divisão.

    Esses vigienses são danados mesmo Deputado. Gostei demais do texto. Parabens!

    ResponderExcluir
  15. ALAN MONTE ALEGRE22/01/2011, 13:36

    Parsifal,
    O Governador Jatene em seu primeiro madato esteve aqui e Monte Alegre, em seu discurso disse que paraenses cultural, tradicional e historicamente somente o baixo amazonas e o Marajó.Mas seu discurso nã foi de desdém ou preconceituoso. Ele falava da cultura do rio que faz com que as cidades dessas regiões estejam intimamente e umbilicalmente ligadas a esses mananciais. Sou de Monte Alegre, distante três dias de barco da capital. Não tenho a menor idéia onde fica piçarra, POR EXEMPLO . Estudei no colégio agricola de Castanhal com vários colegas do sul do estado. O sotaque não é paraense, é goiano ou matogrossense. A cultura deles é da estrada, dos caminhoneiros. Rio p'ra eles, é igarapé p'ra nós. Nós aqui na nossa região, estamos mais próximo culturalmente de Manaus do que de Belém, aliás, várias ações governamentais do estado do Amazonas são feitas aqui. Amazonino Mendes, Eduardo Braga, são mais conhecidos aqui que Ana Júlia e Simão Jatene. Se aqui fóssemos obrigados a escolher, prefeririamos pertencer, depois do estado do Tapajós, ao estado do Amazonas. Quero deixar claro, que reconheço que a grande maioria dessas atitudes pró emanciapação, são antes de tudo interesses particulares. Aqui no baixo amazonas, já está definido, inclusive, quem são os prováveis senadores, deputados, governador etc., todos de Santarém é claro, Aliás, já participei de uma debate quando questionei o nome Tapajós para nominar nosso futuro estado. O rio Tapajós banha apenas três municípios da Região. Outra, os três maiores projetos da região estão da margem esquerda do Amazonas. Prospecçãões da Multinacional Rio Tinto, indicam que Monte Alegre, Alenquer e Prainha, possuem uma jazida de bauxita quatro vezes maior que de Juruti. Sou mais radical, que desculpem os Santarenos., "donos da região", VAMOS CRIAR O ESTADO DA CALHA NORTE.

    ResponderExcluir
  16. Caro Jovem Vigiense:

    A divisão do estado do Pará é uma boa solução, para quem acredita no aumento da representação da região norte no senado federal; num novo mapa geo-político de distribuição de verbas federais, etc. Entretanto eu também acho possível que os paraenses tenham qualidade de vida a partir de uma renovação radical destas lideranças políticas que aí estão há décadas enchendo os bolsos de dinheiro e os ouvidos do povo do interior com promessas para o futuro.

    Já estão construindo uma segunda hidrelétrica de grande porte, para nós pagarmos a tarifa de energia mais cara do Brasil; estão levando os nossos minérios e sequer pagam aos trabalhadores das minas uma justa remuneração; agências de desenvolvimento só servem para enriquecer os seus controladores; em toda a mídia acumulam-se denúncias de desvios de verbas públicas contra as mesmas reincidentes lideranças políticas; é assim que a sua tão sonhada qualidade de vida vai ficando adiada para o futuro.

    Existe uma solução além da divisão: não vote em político corrupto, preguiçoso, ficha-suja, etc. Não vote mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Olá Alan,

    Este é um debate constante também no Sul do Pará, advindo de algumas pessoas que não concordam com o nome "Estado de Carajás", mas, o importante é debatermos a viabilidade da emancipação, e a forma como ela se deve dar.
    Quando àqueles que, como você diz, lutam para emancipar, mas, por interesses eleitorais próprios, penso que isto não deve ser o ponto da questão, pois, políticos que visam interesses pessoais há em todo lugar.

    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.

Campanha para nomeação de Defensores Públicos aprovados em concurso

Os aprovados no concurso da Defensoria Pública do Pará, em 2009, labutam pela nomeação e, às vésperas da expiração do prazo do concurso, 23.07.2011, iniciam uma campanha para não terem as suas expectativas frustradas. No concurso de 2009 foram aprovados 148 candidatos, dos quais 56 foram nomeados e 92 aguardam nomeação. Por emenda da deputada Simone Morgado, o Orçamento do Estado, para 2011, prevê dotação para a contratação de 45 Defensores Públicos. A Defensoria Pública do Pará está recebendo, desde janeiro deste ano, os repasses financeiros já acrescido o valor da emenda citada, mas, até o momento não notificou os aprovados para nomeação, assim como não dá explicação alguma da não providência. Dos 144 municípios do Pará, 83 não possuem Defensores Públicos. Das 117 comarcas instaladas no Pará, em apenas 65 há Defensores Públicos lotados. O Grupo de Concursados requer a nomeação dos 45 Defensores Públicos para os quais o órgão possui dotação orçamentária e recursos financeiros para c...

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...