Samba de breque em Aveiro

breque

Aveiro, no Sudoeste do Pará, vive cotidiano que lembra a peculiar Sucupira, de Dias Gomes.

O município reelegeu, em 2008, a prefeita Maria Gorete (PTB). No mesmo pleito foi eleito o seu esposo, Manoel Oliveira, para vereador.

A prefeita foi cassada pela justiça eleitoral e, interinamente, assumiu a prefeitura Manoel Oliveira, que era o presidente da Câmara Municipal.

No final do ano passado, findo o mandato de presidente da Câmara de Manoel Oliveira, este, para não deixar a prefeitura sair da família, armou escaramuças para eleger como seu sucessor na presidência da Câmara, o vereador Raimundo Cardoso, primo da prefeita cassada.

Quando viu que ia perder a eleição da Mesa, Manoel Oliveira não se rogou: armou a cassação do mandato do vereador Rubemir dos Santos, que votaria no candidato da oposição, alegando que ele faltara a mais de 1/3 das seções.

A briga de foice no escuro entre os vereadores, apreciada pela população que vaiava do lado de fora, acabou de forma inusitada: a situação elegeu o vereador Raimundo Cardoso para presidir a Câmara, e a oposição elegeu Ranilson Prado para o mesmo cargo.

Agora, Manoel Oliveira, alegando que o presidente é Raimundo Cardoso, primo da prefeita cassada, não passa o cargo de prefeito à Ranilson Prado, que reclama na justiça o direito de ser empossado na presidência da Câmara e, ato contínuo, na prefeitura de Aveiro.

A confusão está formada feito aquele samba de breque do Moreira da Silva, “O Rei do Gatilho”, que no final tem aquela estrofe:

“Eu atirei, ele atirou e nós trocamos tanto tiro
Que até hoje ninguém sabe quem morreu...
Eu garanto que foi ele, ele garante que fui eu!

Só sei dizer que a mulher dele hoje é viúva
Que eu nunca fui de dar refresco ao inimigo
E como filme bang-bang, bang-bang vale tudo,
O casamento da viúva foi comigo.”

Que a Justiça não tarde e responda urgente à pergunta: em Aveiro, quem irá casar com a viúva?

Comentários

  1. AHAHAHAHAHAHAHA...Temos que rir e mais nada! Incrível como o poder é doce, vicia e seduz. A família de Maria Gorete se deu bem com o dinheiro público ao ponto de deixar o maridão Manoel Oliveira se achando o dono da cocada prêta!Depois não sabem o por quê da insatisfação da população com o poder público diante de tanta safadeza explícita!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Parsifal
    Parece que a tentativa de acusar é tanto que acabam de arrajar mais um membro para minha família. Gostaria que você corrigisse o post publicado, pois o Raimundo Cardoso não é primo de Maria Gorete conforme publicado e enfatizado nessa postagem.
    Abraços!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Em recente viagem pela região pude ver não só este senhor Manoel Oliveira viajando de permuda, chinelos nos pés e camisa aberta, tão "jogado" ao desmazelo quanto o município de Aveiros, de costas para o Rio e para suas áreas de jurisprudência: Fordlândia, uma cidade e suas lembranças da década de 20 e "Brasília Legal" lugarejo onde se vê a matança, sem precendêntes das tartarugas, salvas lá adiante no tabuleiro, do Ibama. Nojo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação