Pular para o conteúdo principal

Em busca do tempo perdido

tempo

O plano de contenção de despesas decretado pelo governador Simão Jatene ocupou a atenção da imprensa nos últimos dias: a medida é pertinente e a obediência com a qual for aplicada será o tom da recuperação relativa das contas.

Nas projeções das colunas contábeis, o prato das despesas repuxa o fiel da balança com tal violência para o seu sentido que a gravidade dos pagamentos aponta um déficit de aproximados R$ 80 milhões no mês de janeiro, o que projeta uma catástrofe se não se prevenir.

O trote desordenado que sacolejava a administração anterior, transformado em desembestada carreira com as esporas da disputa eleitoral, resfolegou o governo de tal forma que ou se puxa as rédeas com vigor, ou o alazão tem uma sincope.

A inércia da máquina administrativa tenderá a resistir. Alegações serão feitas de que os cortes comprometerão o passo. Tais referências não procedem, pois governos descuidados são repositórios do mais maldito colesterol do Estado: é possível administrar com custo menor, entregando melhores resultados.

É isto que busca o atual governo com as medidas. Alcançando isto, poderá alavancar o restabelecimento dos investimentos necessários, que vêm claudicando entre soluços pontuais e promessas que se entorpecem com o cotidiano.

O Pará não deve mais derrapar no desajuste. Ou esta geração de políticos, na qual estou contido, pelo menos equaciona este emaranhado de variáveis desconexas, e faz disto uma fórmula a ser descendida, ou teremos vergonhosamente falhado com o futuro que nos julgará.

O governo anterior teve todos os elementos para realizar isto e não o fez. O atual reúne melhores condições para a tarefa: deve dirigir com os dois olhos à frente, não descuidar da visão lateral, e jamais esquecer de dar frequentes soslaios no retrovisor.

Comentários

  1. Eu gostaria de acreditar. Mas o que vejo é demissão de um lado e contratação de outro. igual no passado.

    ResponderExcluir
  2. Diga para o Jatene mandar os secretarios pararem de admitir parentes. Está pior do que a Ana Julia com os namorados.

    ResponderExcluir
  3. Parsifal, o governo do Jatene está sendo feito por familias.
    Sobrinho do Flexa, Adenaurer na Paratur e a mulher dele na SESPA, marido de diretora como chefe de gabinete, marido de secretaria diretor e assim vai.
    Pelo amor de Deus parem com isto ou vamos pro brejo como a Ana Julia foi.

    ResponderExcluir
  4. O Jatene tem que parar com essas palhaçadas e pagar as empresas que o governo anterior ficou devendo pois os credores não tem culpa desses governos irresponsáveis pois a dívida é do Estado e já foram feitos os serviços ao Estado. Eu acho que o Jatene quer mostrar serviço prejudicando o povo que humildemente trabalha. A Ana Julia não esta sendo prejudicada em nada.

    ResponderExcluir
  5. Deputado, isso me parece um factóide, afinal o que rola por trás disso tudo!cadê a auditoria?

    ResponderExcluir
  6. Sou médico do Hospital de Clínicas e até hoje, não recebemos o pagamento por serviços prestados em dezembro. Além disso, o atual gerente de ensino e pesquisa do hospital, é oftalmologista, nunca trabalhou no hospital e, por melhor que seja, não conhece ás áreas em que o hospital atua: Cardiologia, Nefrologia e Psiquiatria, assim, certamente, parcerias nessas áreas serão perdidas, cabe uma pergunta: será que o hospital, em seu corpo clínico, não tem ninguém capacitado para o cargo?

    ResponderExcluir
  7. Caro deputado,
    Fique de olho na SESPA, o Dr Hélio Franco, é, na atualidade, apenas um "rei da Inglaterra", pois quem manda, desmanda, nomeia e dá as cartas é a Dra Rosemery Góes, médica dermatologista, sem o menor conhecimento de saúde pública, com uma visão arcaica de saúde, arrogante, prepotente e, que talvez, jamais tenha atendido um paciente em um hospital público, muito menos no interior. Essa ilustre senhora, nomeou os diretores de TODOS os hospitais e sua sobrinha está responsável pelas licitações da SESPA, enfim, mais quanto tempo será perdido para reestruturação da saúde no estado?
    Outro pergunta: por que o Jatene tem tanta "consideração" pela família Góes? Será pela sua enorme competência? Afinal, eles não tem votos, não estão em nenhum partido e o Dr Adenauer, um médico ortopedista, é o supra-sumo do turismo no estado!!!
    Quanto à SESPA, espero que o Dr Hélio Franco não jogue sua biografia no lixo ao lado desta senhora que está na saúde do estado há 12 anos e estamos ainda na Idade Média, em termos de saúde pública.

    ResponderExcluir
  8. 11:53:00,

    As dividas fundadas serão pagas com certeza, pois, razão lhe cabe ao afirmar que dívidas não são de governos mas do Estado.
    Ocorre que é necessário fazer criterioso levantamento das mesmas, pois, infelizmente, no meio delas, pode haver aquelas que foram adredemente forjadas para fraudar o erário.

    ResponderExcluir
  9. 13:06:00,

    A sua colocação merece razão. Acho que, sempre que possível, é necessário entregar cargos de confiança a profissionais do quadro institucional. Tenho convicção de que apenas o secretário deveria ser escolhido de fora do quadro.
    Pretendo fazer um pronunciamento sobre isto na ALEPA e levantar a discussão.

    ResponderExcluir
  10. Armínio,

    Os levantamentos estão sendo feitos e o que está sendo visto é grave.
    Após sistematizadas as informações, as ações competentes serão impetradas. Mas, a contenção é um imperativo: os gastos estavam fora de controle.

    ResponderExcluir
  11. Caro Parsifal por que a retomada do caso Jatene/Cerpa pela JF não foi notícia nos grandes veículos de comunicação do Pará?

    Com exceção da jornalisata Ana Célia Pinheiro todo mundo se fez de surdo e mudo. O que está acontecendo? censura? irrelevância dos fatos?

    Acompanho seu blog e notei o afinco com que o deputado defende a liberdade de imprensa, então preciso entender porque uma denúncia de corrupção envolvendo o governador do estado não foi repercutido também no seu blog? Você também considera este fato sem importância?

    Caso você ainda não tenha tomado ciência do caso sugiro uma rápida leitura no blog da jornalista citada. E considero que um homem com sua inteligência deve considerar que não será possivel blindar Jatene e fazer de conta que não está acontecendo nada, tai o caso do governador Arruda do DEM do DF.

    O caso Jatene/Cerpa logo ganhará as manchetes da imprensa nacional e quem se omitir agora ficará marcado com essa nódoa em sua história. E principalmente perderá o discurso de defesa da ética e da liberdade de imprensa. Espero que o nobre deputado não incorra neste erro, pois sua carreira ainda está no começo, ainda há muito para ser alcançado.

    Abs
    Otávio

    ResponderExcluir
  12. Quanto à Gerência de Ensino e Pesquisa do HC, merece sim uma reflexão. Será que a Ana Lídia ou a Rosimeire Góes (que é quem de fato manda)não encontraram entre os profissionais da instituição, que tem mestres, doutores e especialistas com publicação nacional e internacional, alguém que merecesse a confiança da Direção do hospital. Assim, quem perde a confiabilidade é a nova gestão do Hospital. No mínimo, uma indelicadeza com o quadro de pessoal próprio do HC.

    ResponderExcluir
  13. Queremos ver daqui a 4 anos. Já me arrependir de votar no Jatene estou vendo ele está mais preocupado com a Ana Julia que está numa boa em Belo Horizonte e nós que estamos numa situação ruim. Vamos trabalhar e parar de falar no governo anterior agora é mostrar serviço

    ResponderExcluir
  14. CONTENÇÃO DE GASTOS e SEM LICITAÇÃO.
    O trote desordenado que sacoleja a administração atual:

    DIÁRIO OFICIAL Nº. 31838 de 21/01/2011

    SECRETARIA DE ESTADO DE COMUNICAÇÃO
    IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO

    Contrato

    Número de Públicação: 197426

    Contrato: 1-011

    Exercício: 2011

    Objeto: Serviços de locação de veículo automotor.

    Valor Total: 10.500,00

    Data Assinatura: 13/01/2011

    Vigência: 13/01/2011 a 12/04/2011

    Dispensa: 1/2011

    Orçamento:

    Programa de Trabalho Natureza da Despesa Fonte do Recurso Origem do Recurso

    22122012545340000 339039 0261000000 Estadual

    Contratado: MASTER EXPRESS E PRESTADORA DE SERVIÇOS LTDA-EPP.

    Endereço: Av Alm Barroso, 986-A

    CEP. 66093-020 - Belém/PATelefone: 9132268888

    Ordenador: Luis Claudio Rocha Lima

    ResponderExcluir
  15. MAIS CONTENÇÃO DE GASTOS e novamente SEM LICITAÇÃO.
    O trote desordenado que sacoleja a administração atual:
    Pinçado do Blog da Franssinete.

    "Na contramão da economia de guerra decretada pelo governador Simão Jatene, o vice-governador Helenilson Pontes contratou, com dispensa de licitação, a empresa Atlanta Rent a Car, de aluguel de veículos, para atender de forma emergencial a Vice Governadoria do Estado do Pará, ao custo mensal de R$ 18.950,00".

    ResponderExcluir
  16. Olá Otávio,

    Não há censura e nem restrição à liberdade de imprensa. Estes dois institutos não podem ser confundidos com liberdade de expressão, ou seja: ninguém é obrigado a se manifestar sobre o que não deseja fazê-lo, seja por não ser de conveniência eventual ou por considerar o fato já reportado.
    Creio que há, por parte da grande imprensa, não uma blindagem, mas a conveniência de não atacar um governador recém empossado, usando um fato que já foi amplamente noticiado antes.
    Isto sempre ocorre nos inícios de governos: há uma espécie de relevância fática de algumas inconveniências, afinal, o fato não é advindo de atitudes do atual governo.
    Isto não quer dizer que o fato deva ser esquecido e precisa ser acompanhado. Garanto-lhe que, se ocorrer no processo algum fato realmente novo, a imprensa não terá como não noticiar.
    Tudo que está na postagem da Ana Célia, foi, na ocasião, amplamente noticiado pela imprensa e esta só requenta notícias quando estas convêm a algum movimento tático.
    Caso haja, de fato, algo relevante no processo, uma condenação por exemplo, não será possível omitir manifestação sobre o fato.

    ResponderExcluir
  17. Parsifal eu votei no Jatene mas ao ver que tudo está igual no que diz respeito a nepotismo, quer dizer, está pior, pois é marido, mulher, sobrinho, tio e compadre no governo.
    Me desculpe tambem dizer, mas estes secretatios que o PMDB arrumou são uma droga. Achei que voce seria chamado pelo Jatene para um cargo no governo. Achei que veriamos pessoas novas, pessoas não viciadas. mas, tá tudo igual e estou desgostosa.

    ResponderExcluir
  18. Com esta turma que o Jatene pos no governo? O tempo perdido não vai nunca ser buscado.

    ResponderExcluir
  19. Otávio, é que a Cerpa veicula propaganfa em todas as mídias. Daí, fica "impossivel" tocar nesse assunto, a não ser os blogs. Em 2006 o do Barata foi o primeiro a denunciar esse escândalo.

    ResponderExcluir
  20. O Jatene tem a cara de santinho, se ele já fez no governo anterior imagina neste. Cada. povo merece o governo que tem. O Jatene é um Duciomar da vida.E olha que a Ana Célia foi eleitora dele e trabalhou para ele. Coitado de nós paraense. É o sujo falando do mal lavado. Deus nos livre desses políticos corruptos.Sai um ruim entra um péssimo.

    ResponderExcluir
  21. Caro Parsifal,

    O meu respeito por V. Sa. e sua inteligência (claro, evidente que não há dissociação entre o ser e sua inteligência) aumentou de forma geométrica por permitir o debate deste espinhoso assunto em seu blog, quando a maioria está se omitindo. Porém, permita-me discordar de suas afirmações, com exceção do penúltimo parágrafo, que está primoroso (nos brindando com a valiosa informação de que no jogo do poder, a imprensa é uma das peças do tabuleiro que deve ser movida com mastria). Mas vamos aos pontos:

    Eu, como eleitor, não havia tomado conhecimento sobre este caso. Talvez porque, equivocadamente, não me interessava por política quando ele "estourou" na imprensa. Porém, me pergunto como uma denúncia desta dimensão passou incólume pelo debate eleitoral em 2010. Talvez, o desatroso governo Ana Júlia, tenha se seguido também de desastrada estratégia eleitoral, dai o staff de campanha da petista não ter explorado o caso.

    Mas o que me interessa mesmo é o comportamento da nossa imprensa, nossa em termos. O caso, pela importância dos personagens envolvidos, o governador eleito e seus principais auxiliares, não pode ser deixado de lado com a justificativa de tratar-se de fato pretérito, já batido e remoído. Neste caso, justamente por quem envolve, a imprensa tem a responsabilidade de informar a sociedade sobre cada fato, novo ou velho. Não se trata de confundir a liberdade de expressão e censura, mas sim da responsabilidade que os meios de comunicação têm com a construção de uma sociedade melhor e mais justa. Ou neste caso, a mídia ao invés de informar, está trabalhando para nos desinformar.

    Conversando com amigos, sobre caso recente com governador do DF, nós detectamos inúmeras semelhanças, como exemplo: a mídia tradicional tentou, como no Pará, segurar o caso, porém, as redes de informações digitais furaram o bloqueio e a velha mídia teve que correr atrás sob pena de perder a credilidade caso continuasse a se omitir sobre o assunto. Eu acho que no Pará haverá o seguimento do mesmo roteiro.

    Me vem à memória a falta que faz o notável Quinta Emenda. lembro-me que quando estourou as denúncias de pedofilia contra um eminente parlamentar paraense a mídia nativa fez cara de paisagem, mas o Quinta inisistiu no tema e deu no que deu. Envergonhada, a velha mídia teve que estampar o caso, que por fim se resolveu com um final que propiciou um grande bem para a sociedade paraense. Esse é o risco, não há mais como manipular a informação com todas essas redes de informações digitais pulsando e louca por superar os meios de informações tradicionais. É questão de tempo.

    Outro fato que merece destaque. A governadora petista dentre outros equívocos no início de seu governo, nomeou como assessora pessoal uma cabeleireira e a imprensa, local e nacional, caiu matando a pau. Então, não se justifica a defesa dos fatos alegar-se a ausência do debate para preservar o governador em início de mandato.

    No mais, parabéns pelo espaço democrático e seu compromisso com o debate saudável, mesmo quando não concordas com as idéias expostas, o que evidencia que pelo menos por aqui a nefasta censura não chegou. Mesmo que por tática.

    Otávio.

    ResponderExcluir
  22. Olá Otávio,

    Não há assunto que eu não permita discutir aqui. A única restrição que faço é quando os comentários trazem pornigrafias, palavras chulas ou ofensas gratuitas. Salvo isto, não recuso comentários que visam até expor meus supostos erros.
    Voltando à espinha, eu não pretendi justificar a atitude da imprensa, mas, apenas esclarecer como ela funciona.
    Os blogs, como são muitos, são de mais dificil cooptação por qualquer governo, daí porque são hoje importantes elementos de pulverização de informação e, principalmente, de opinião.
    Permita-me ainda, sobre a questão Seffer, lembrar que o "Diário do Pará", anunciou em sua coluna "Repórter Diário", antes dos blogs, o caso de pedofilia que veio a culminar com a renúncia do ex-deputado.

    ResponderExcluir
  23. O jatene vai ter muito trabalho para arrumar este estado, mas, parsifal, a ALEPA vai deixar? Me desculpa, mas, se o Carmona for presidente vai ser o fim da picada. O pioneiro pode ser menos mal, mas tu seria a pessoa que poderia ser algo de novo. Poderias até decepcionar mas a tua postura no mandato poassado, mesmo sendo suplente, recomenda.

    ResponderExcluir
  24. E para que o Helenilson, vice, já vai gastar 18 mil por mes de aluguel de carro? Quanto carros são? QUanto cada um? O problema é este. Faltam atitudes para a gente confiar.

    ResponderExcluir
  25. parsifal, eu votei no jatene por falta de opç~~ao, mas, pelo amor de Deus. O governo está dividido em famílias. todo mundo tem mulher, marido, sobrinho, tio e etc no governo.

    ResponderExcluir
  26. Jatene formou uma teia de aranha com o seu secretariado que vai lhe dificultar os passos. A impressão que passa para mim, depois de tanto esforço e luta aguerrida, é que quem ganhou as eleições foi o Jader Barbalho com o seu PMDB. Jatene, apesar de Governador, está em segundo plano e mais parece um agente do Jader. Seria interessante que Jatene toda vez que reunisse com Jader e demais partidos o seu secretario de comunicação divulgasse o teor das conversas que mais parecem conchavos politicos do que conversas sérias em defesa do interesse publico. Jatene mas parece um gerentão de chão de fabrica do que um CEO.

    Fiquei supreso ao ler em uma revista nacional da área de engenharia, número de janeiro, que tem o Jatene como pertencente ao grupo politico do Jader.

    Seria bom mesmo que Jatene e Jader dissesem ao povo do Pará o que eles acordaram porque está estranhissimo o comportamento do Jatene. Mais parece que Jader Barbalho assumiu o lugar de Almir Gabriel em relação à criatura.

    Não quero aqui criar especulação e nem tirar a paz do Jatene e seus "golden boys and girls", tipo Tereza Cativo, mas esse tabuleiro de xadrez montado pelo Jatene está muito confuso e vai ficar pior nas eleições de 2012.

    Acho que meu tiro saiu pela culatra, Deputado.

    Nessa questão da presidencia da Assembleia Legislativa, tem que usar o método do Jader. Terminada eleição, deputados do PMDB ele enquadra todos de 1ª, depois conversa direta com o deputado eleito, um a um, sugerindo até que mude de partido, promete apoio na base, nada de cargo em 1º escalão, maximo assessoria especial I, não é II não, antes de dezembro já está formada a maioria. Impõe a todos seu candidato e elege o Presidente com a composição da mesa mesclada com os partidos de maior bancada.
    Paralelamente, aqueles que não concordam ou aderem a seu comando, o Diario do Pará, como instrumento politico de suporte, baixa o sarrafo, denegrindo a imagem do deputado, até ele se chegar, depois passa a elogiar.

    "Eu apoio mas eu quero cargo", que estoria é essa? Se o Ministerio Publico estadual fosse diligente já teria aberto processo investigativo por falta de decoro parlamentar. Para onde vão as ideias, os projetos, os sonhos? Para o espaço? E o interesse publico onde fica nesse jogo?

    Governador é governador, rapaz. Deputado sem o apoio do governo do Estado não é nada, não se elege nem vereador.

    A caneta do Governador tem se fazer respeitar neste Estado. Nisso o Jader é um craque. Nunca existiu um secretario de Jader indicado por partido ou por deputado seja estadual ou federal. Agora o que se ver é o loteamento dos cargos. Um absurdo!

    Existe Deputado fazendo beicinho porque "pifou" seu trama em direção a um órgão de contas e agora quer cargo como compensação. A autoridade do Governador não pode sofrer esse tipo de chantagem. Que o Governador mande a SEFA fiscalizar os negocios milionarios da familia desse politico e vai verificar que não resiste a uma simples piscadela do fisco.

    A caneta do Governador merece respeito e o primeiro a respeitá-la é o posseiro dela.

    Chega de conchavos politicos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.

Campanha para nomeação de Defensores Públicos aprovados em concurso

Os aprovados no concurso da Defensoria Pública do Pará, em 2009, labutam pela nomeação e, às vésperas da expiração do prazo do concurso, 23.07.2011, iniciam uma campanha para não terem as suas expectativas frustradas. No concurso de 2009 foram aprovados 148 candidatos, dos quais 56 foram nomeados e 92 aguardam nomeação. Por emenda da deputada Simone Morgado, o Orçamento do Estado, para 2011, prevê dotação para a contratação de 45 Defensores Públicos. A Defensoria Pública do Pará está recebendo, desde janeiro deste ano, os repasses financeiros já acrescido o valor da emenda citada, mas, até o momento não notificou os aprovados para nomeação, assim como não dá explicação alguma da não providência. Dos 144 municípios do Pará, 83 não possuem Defensores Públicos. Das 117 comarcas instaladas no Pará, em apenas 65 há Defensores Públicos lotados. O Grupo de Concursados requer a nomeação dos 45 Defensores Públicos para os quais o órgão possui dotação orçamentária e recursos financeiros para c...

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...