Pular para o conteúdo principal

A China que compra

china

A China anunciou ontem que já é a quinta maior investidora do planeta em compra de ativos fora do país.

O carrinho de compras dos chineses foi recheado com jazidas, terras e empresas pelo mundo afora: os dados do governo de Pequim revelam que, entre 2006 e 2010, o país investiu US$ 216 bilhões em aquisições de minas de ferro e poços de petróleo.

A logística por trás das aquisições é a importação de commodities, fontes de abastecimento de energia, minérios e alimentos: combustíveis que garantem a taxa de crescimento chinesa.

Comentários

  1. isso não é novidade, deputado. a China se vende em um dos piores sentidos da palavra, mas sabe como amealhar os recursos que aufere com sua venda.

    ResponderExcluir
  2. Parsifal;

    O que a China está fazendo - em grande escala - é aquilo que os comunistas do nosso tempo mais deploravam em relação aos Estados Unidos e seus aliados ocidentais: o neocolonialismo em busca de matérias primas em outros países com o objetivo único de proteger e garantir o desenvolvimento industrial deles. A diferença entre ontem e hoje, claro, também evoluiu dentro do próprio capitalismo: as fronteiras atuais são financeiras e globalizadas.

    Depois de levarem o nosso minério de ferro a prêço risível, retornam com grande variedade de produtos "Made in China", de grande capacidade competitiva. Nunca mais se teve a oportunidade de adquirir um bom guarda-chuva "Made in Brazil"; a cada chuvada somos obrigados a comprar mais um dos descartáveis chineses. Dizem que até a indústria de implementos agrícolas começa a ser sufocada pelos produtos deles.

    ResponderExcluir
  3. Impresionou-me demais o que constatei ao aquirir para minha filha de 1 um e dois meses um livrinho, escrito em portugues, da ed. Ebloo Books, representada no Brasil por editora nacional. O livro é impresso na China. Incrível, não? Mas creia, é verdade.

    ResponderExcluir
  4. Uma porcaria é o produto chines. Não tem qualidade. É botar dinheiro fora.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo de 27/12/2010 14:11:00, pegue sua Sony Cybershot de 12 megapixel e veja, no verso, o país de fabricação.
    Pegue também algum produto seu da Apple, pode ser iBook, iPad, iPod ou iPhone, e veja o país de fabricação.
    A China pode ter fama de produzir produto "xing-ling-ping", mas sai MUITA coisa boa de lá, que vão principalmente para os países ricos.
    Só uma outra observação: aqui, nos países da periferia do capitalismo, só vemos quase produtos da China, mas se formos a países ricso, veremos uma maior pluralidade: Bangladesh, Vietnam, enfim. Até dos Emirados Árabes Unidos, país sem tradição industrial, eu já vi um short.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.