O verde dos teus olhos

Shot003

A participação de Marina Silva na eleição presidencial teve como principal substrato a inserção de uma velada “agenda verde” na campanha de segundo turno.

Os dois candidatos guinaram ao musgo com a mal disfarçada intenção de conquistar os eleitores de Marina.

Embora o eleitor de Marina não seja necessariamente um “verde”, não há como o futuro, ou a futura, presidente da República apagar o discurso ambiental de um futuro governo.

O governo Lula que se finda, para emprestar credibilidade à tez verde que Dilma inaugurou, declara que 14 ministérios traçam um plano para controlar a expansão da fronteira agropecuária na Amazônia e, afirma o Gabinete, logo após o segundo turno será editado um decreto definindo o macrozoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal.

Gesta-se no decreto do zoneamento a divisão da Amazônia em dez regiões: o agronegócio estará restrito ao sul da floresta, onde já se consolidou o desmatamento; um trecho do centro geográfico amazônico será constituído como escudo para conter o avanço do arco de desflorestamento que poderá vir do sul; as áreas de vocação mineral serão mantidas e delimitadas a atuação de mitigação das mineradoras.

No centro-oeste do Mato Grosso e no leste de Roraima incentivar-se-á a pesca e a aquicultura: o intuito é que a pesca amazônica, que hoje produz 280 mil toneladas ao ano, passe a produzir 900 mil toneladas anuais.

Há ainda, no esboço do documento, a intenção de se criarem mecanismos que propiciem a criação de peixes em viveiros que incrementem a produção das atuais 45 mil toneladas para 5,7 milhões de toneladas por ano: um salto audacioso.

Resta à nação, através de seus representantes, vigiar para que estes arroubos eleitorais (implementar as medidas custarão dezenas de bilhões de reais) não se esvaiam no turbilhão governamental e, quando alguém for cobrar a agenda, não tenha como resposta o soslaio maroto daquela modinha do grande Humberto Teixeira: “Kalu, Kalu, tira o verde desses óios di riba d'eu…”.

Comentários

  1. Os votos não são de Marina, pois se ela tiesse sido candidata pelo PT ou pelo PSDB, não chegaria onde chegou. A sua união com o PV, foi o salto de qualidade. Inegável contudo seu desempenho, conhecimento, história e luta, e respeitável acima de tudo. Marina ainda chegaria mais longe se as lideranças regionais acreditassem, verdadeiramente em sua candidatura. No Pará, por exemplo, o próprio presidente de seu partido, candidato a Deputado Federal José Carlos Lima, fez campanha para a candidata do PT Dilma Russef. Ora, por sessa e outras, Marina Silva teve, no Pará, o mais baixo desempenho. Diga aí Parsifal, isso é assim mesmo? O cara deixa de apoiar a candidata de seu partido a Presidente da República, já no primeiro turno, pode ser considerado ético?

    ResponderExcluir
  2. A questão é de fidelidade partidária, que não deixa de ser apreciada pelo ponto de vista de um código de ética que o filiado deve seguir.

    ResponderExcluir
  3. Caro:
    Não seria conveniente esquecer Marina? Ela, ao subir e acomodar-se na sua cerca viva (no muro seria anti-ecológico), optou pelo suicídio político.
    Amanhã, decerto, será apenas uma remota lembrança.
    A propósito, você tem alguma idéia sobre onde anda Heloisa Helena, a carbonária alagoana?

    ResponderExcluir
  4. Você foi longe ao recordar Humberto Teixeira!... encheu-me de nostalgias da infância. Me fez lembrar de repente o imnpacto que, criança, causou-me o filme "O cangaceiro", melhor filme brasileiro que assisti há tantos anos. E a música?
    "O zóio da cobra é verde/
    hoje foi que arreparei/
    se arreparasse a mais tempo/
    não amava quem amei.../
    Sodade, meu bem, sodade/
    sodade do meu amor/
    foi embora não disse nada/
    nem uma carta deixou..."

    Ah, mestre os descaminhos da memória são inimagináveis.

    Obrigado por esse resgate.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ademir,

    Desculpe não responder de pronto: ocupado com a tal prestação de contas de campanha.
    Concordo quando a Marina: ela deveria se ter posicionado, nem que adotasse uma postura crítica para tal. Neutralidade ou imparcialidade em política é uma quimera.
    Quanto ao Humberto Teixeira, considero-o um dos mais talentosos compositores do cancioneiro nordestino que escorreu pelo Brasil: um colosso.
    O que seria do velho Gonzaga sem ele...

    ResponderExcluir
  6. Yoour style is unіque in comparison to other people I've read stuff from.
    Mаny thanks for posting when you've got the oρportunity,
    Guess I'll just boοk mark this site.

    Take a lοok at my website web design company los angeles

    ResponderExcluir
  7. Ι constаntly ѕpent my half аn hour to read this blog�s articles or reѵiews everyԁay along with a mug of coffеe.


    Feel free to visit my web blog ... receta sopa quema grasa thermomix

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação