Margem de erro

Shot001

O procurador do Pará, Márcio Vasconcelos, tece o seguinte comentário a respeito da mais recente pesquisa do Ibope:

“No Pará pesquisa sempre errou e o povo na hora de votar não liga para o que pesquisa diz:

1990: o Ibope dizia que o futuro governador seria Xerfan. Ganhou Jader;

1994: o Ibope dizia que Jarbas Passarinho seria o governador e Almir, que era o terceiro na pesquisa, ganhou.

1996: o Ibope dizia que Ramiro Bentes seria o prefeito de Belém. Ganhou o Edmilson que era o quarto na pesquisa.

1998: o Ibope dizia que o Hélio Gueiros podia comprar o terno da posse para o Senado. Ganhou Luis Otávio que um tracinho nas pesquisas.

2002: o Ibope dizia que Ademir Andrade iria para o segundo turno. Não foi e quase a Maria do Carmo, que estava em quarto, se tornava inquilina do Palácio dos Despachos.

2006: o Ibope dizia que Almir Gabriel seria governador de forma consagrada eleito no primeiro turno e quem venceu foi Ana Júlia.

2008: pelo Ibope, Valéria seria a nova prefeita de Belém. Perdeu feio e terminou em quarto lugar.”

Comentários

  1. O senhor procurador não entende mesmo de política. as circunstancias mudam a cada eleição, e quanto às datas em q estas pesquisas q cita, esquece-se ou desconhece ele
    q correspondiam a um período bem distante do dia "D", ou seja,longe do pleito,qualquer pesquisa pode nãobater com o resultado,pois ela representa aquele momento.Mas meu amigo,perto pertinho do pleito como estas 02 q foram publicadas agora,dificilmente os resultados de uma boa pesquisa são tão díspares assim da realidade q irá ser consumada.Somente um ignorante ou um tendencioso apaixonado pode fazer uma analogia desta tão infantil.Exceto se ocorrer um fato novo extremamente grave que chegue a abalar o alicerce de uma campanha.pesquisa se baseia em metodos científicos,somente em nosso estado,nesse pleito estamos vendo tantos absurdos serem proferidos em relação às pesquisas.Ao cúmulo de colocarem em cheque a excelencia comprovoda da UFPA.Isso é demonstração velada de um AUTORITARISMO nojento

    ResponderExcluir
  2. Pode existir, e existe, pesquisa manipulada. Mas boa parte dos exemplos citados reflete simplesmente mudanças nas intenções de voto. Um exemplo clássico é o seguinte. Edmilson estava em terceiro. Elcione e Ramiro Bentes começaram e não terminaram um briga instestina. O eleitorado rejeitou o comportamento dos dois. Abriu espaço pra Edmilson, que aproveitou muito bem e virou prefeito. Então não foi a pesquisa que errou. E sim o eleitorado que mudou. Pol-ítica é como nuvem... Já dizia Tancredo Neves.

    ResponderExcluir
  3. Quer dizer, procurador Márcio, que a Ana Júlia vai vencer a eleição? Vamos ver.

    ResponderExcluir
  4. Transcrito da Coluna do Claudio Humberto:

    12/09/2010 | 00:00
    Pesquisador do
    Ibope acusado
    de pedir propina

    O senador tucano Papaléo Paes (AP) denunciou ao dono do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, haver gravado uma conversa em que seu representante no Estado exigia R$ 1 milhão para fraudar resultados. O Ibope informou não ter “representante”, mas reconhece que contrata entrevistadores temporários e “empresas fornecedoras de campo” (que fazem as pesquisas), mas não terceiriza comercialização de pesquisas.

    12/09/2010 | 00:00
    Sem acesso

    O Ibope informa que as pesquisas são processadas em São Paulo e que pesquisadores e fornecedores não têm acesso aos resultados.

    12/09/2010 | 00:00
    Achaque gravado

    O Ibope teve acesso à gravação do senador Papaléo, e garante que o “negociador”, cujo nome não foi revelado, não trabalha na empresa.

    12/09/2010 | 00:00
    Desconfiança

    O senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) desconfia do Ibope. Para ele, a fraude proposta no Amapá pode se reproduzir em todo o País.

    12/09/2010 | 00:00
    Errou feio

    Mozarildo contou que em 2006, pelo Ibope, sua adversária sempre esteve à sua frente. Ele venceu com margem de 13 pontos percentuais.

    ResponderExcluir
  5. Estes exemplos citados pelo comentarista anterior são casos pontuais, são excessões, na regra geral,sempre as pesquisas se aproximam da realidade,isso é científico,gente.Estou estupefato de ver como a paixão realmente cega as pessoas. Andem nas ruas com olhos bem abertos,esqueçam o coração, a realidade é clara,o Pará realmente está amarelando de forma acelerada , observemcomo o candidato Jatene é recebido pelas pessoas,pincipalmente por anônimos,criou-se paixão nos eleitores pró-jatene,é um fenômeno tudo isso q está ocorrendo...Os sociólogos e antropólogos mais tarde com certeza vão anlisar este fenômeno q está acontecendo no Pará...O careca tá virando um ídolo...Um salvador da pátria na cabeça do povo...Não tem jeito, quando opovo banda prum lado,não tem quem impeça...

    ResponderExcluir
  6. Pesquisas no Brasil só engordam caixas de donos de midias. As eleições são ótimas oportunidades de bom faturamento. Da forma que as coisas andam qualquer dia não haverá mais necessidade do eleitor.O resultado será aquele que os institutos e os poderosos propriedades de midia "preferem".

    ResponderExcluir
  7. Reyson Gibson21/09/2010, 01:44

    Caro Dep. Parsifal,

    O comentário tem um fundo de verdade, mas, como toda Verdade depende da "lente" em que é vista, faltou dizer, também, que nos eventos relacionados havia algum dado que "desmentisse" as pesquisas, sem falar que, no momento atual, estamos lidando com institutos diferentes (IBOPE e Veritate), sem falar no terceiro instituto (Vox Populi) que não teve o resultado da pesquisa divulgado.

    Só para tomarmos alguns exemplos:

    Em 1990 Jader representava a novidade, era a "cara" da redemocratização naquela eleição;

    Em 1996 todos lembram que, em meio a um "mar" de baixarias, os debates alavancaram a candidatura de Edmilson Rodrigues;

    Em 1998 Luís Otavio fez o mesmo que o senador Flexa tem feito, "colou" sua candidatura ao candidato ao governo, ou seja, Luís Otavio colou em Almir (na época bem nas pesquisas), assim como hoje Flexa está colado com Jatene;

    Em 2006 era Ana Julia que representava o novo, a esperança, a mudança... sem falar no sentimento de "quase vitória" ou "vitória moral" que restou da campanha petista de Maria do Carmo (2002) e na chamada onda Lula.

    Por isso, caro Deputado, dizer que as pesquisas estão erradas, porque no passado elas não conseguiram captar uma mudança no eleitorado ou não acompanharam os fatos de determinada campanha, é muito pouco para explicar o momento atual.

    Uma coisa é fato e tem norteado essa campanha: a sociedade paraense teve condições de avaliar a gestão Petista-DS e a gestão tucana de Jatene. Assim, as pesquisas têm demonstrado (claramente) qual a avaliação que o eleitorado faz.

    ResponderExcluir
  8. Concordo que a pesquisa do IBOPE esteja errada. A diferença contra Ana Júlia já é bem maior do que saiu.

    ResponderExcluir
  9. As pesquisas são encomendadas de acordo com as conveniências de quem as contrata. Portanto, não merecem ser levadas em consideração. Até agora, a única que mostrou mais ou menos a realidade do eleitorado paraense foi a da UFPA. Principalmente no que diz respeito a escolha dos deputados.

    ResponderExcluir
  10. Caro Parsifal, se o nosso candidato o farmaceutico Juvenil estivesse nas pesquisas liderando aí as pesquisas eram validas e tinham sido feitas com a maior seriedade. Parsifal, como duvidar de uma pesquisa comandada pelo Doutor Edir Veiga, um petista de longa data e uma pessoa que escreve e age não para agradar ao PT? Parsifal, o nosso grande erro foi não ter vindo com o Jader ou o Priante para o Governo e a esta hora era nós que estariamos na dianteira com muitos pontos a frente. Parsifal voce sabe o clamor do povo para as mudanças de Governo.
    Prof. Macacaúba

    ResponderExcluir
  11. Eu semore me indaguei: cadê o MP desta terra?
    No post, a resposta.
    Valermo-nos de quem, meu senhor?

    Marisa Almeida

    ResponderExcluir
  12. Legal!
    Sob essa ótica, a Dilma está fora do Páreo e a Marina vai emplacar?

    No 2º. turno teremos Juvenil e Carneiro?

    Uhhhh.....
    Ah, lembrei que os procuradores e os Defensores Públicos foram as categorias que se deram bem no reinado da Ana Julia. Os Procuradores foram agraciados com um reajuste salarial que nem o pessoal da SEFA conseguiu!
    Será que o procurador não está sendo movido pelas “chamas da paixão”? E teria razões de sobra de defender a “patroa”. São pagos pra isso, ora!

    ResponderExcluir
  13. Fatos são fatos e não dá para brigar com o passado. O IBOP terceiriza suas pesquisas em vários estados, daí os resultados díspares. Nessa última pesquisa, estranhamente, Jatene virou estátua e o único que se deu bem foi o Flexa, que nunca teve votos. Só está no senado por conta do Duciomar, que ao ser eleito prefeito (fato triste), deixou a vaguinha pro Flexa.

    ResponderExcluir
  14. Ainda há pessoas que teimam em ir contra fatos concretos. Todas as pesquisas citadas pelo deputado, foram claramente manipuladas, em nome de um grupo político (Demo-Tucanos) que teimam em se acharem donos do Pará. A estratégia é simples: manipular números pra tentar ganhar no primeiro turno, pois sabem que no segundo não terão chance. Até mais

    ResponderExcluir
  15. Se o PT está na frente, por que tanto barulho?? É só aguardar o dia 03 de outubro e correr por abraço! Ou será que no cume de sua arrogância eles estão tremendo??

    ResponderExcluir
  16. Sr. Procurador, limite-se a cumprir o que está na sua competência: "A Procuradoria Geral do Estado do Pará, instituição permanente de representação e consultoria jurídica do Estado do Pará (art. 132 da CF/88 e art. 187 da Constituição do Estado do Pará), tem como missão “exercer, na qualidade de instituição permanente, a representação judicial e extrajudicial e prestar consultoria jurídica ao Estado do Pará, como instrumento garantidor da cidadania e do desenvolvimento".
    Deixe de confundir sua missão constitucional com futricas e interesses pessoais.

    ResponderExcluir
  17. Se o PT vai ganhar as eleições eu não sei, mas adooooro ver a cumpanheirada desesperada.

    ResponderExcluir
  18. Ao anonimo das 10:50,digo:seja no 1º,seja no 2º,Jatene seráo novo governador do pará, assim como em 2006 o povo quiz mudar p Ana,agora o povo quer mudar p Jatene.É a maioria do povo que quer,meu amigo.vivemos numa democracia,temos que respeitar.Eu não sou PT e nem de outro partido qualquer,e tampouco sou afeito a política.Neste pleito agora tô me interessado em acompanhar os fatos pq senti na pele o sofrimento q esse grupo do pt causou ao povo.Eu sou professor estadual e ganho menos hoje do que antes,me tiraram vantagens adquiridas no salário,demitiram oa irmã de um conhecido meu que trabalhava na SESPA há mais de20 anos, a mulher já estava com 52 anos de idade,era a provedora da casa sozinha,quase se matou,entrou em depressão e hoje vive de remédios controlados que vez por outra falta no posto de saúde,não tem $ nem p comprar os remédios,os vizinhos e parentes se revesam p doar,os 2 filhos adolescentes depois da situação em q ela ficou desempregada e doente descambaram p criminalidade,usam drogas,roubam,a moça se prostituio ,tem 16 anos e tá grávida...Enfim,meu amigo,dá p aceitar um governo desse q mente dizendo q "cuida de gente" e que "é terra de direitos"? Vendo uma miséria dessa acontecer na vida de uma cidadã e sua família se destruir e assistir à corrupção desenfreada desse governo que prometia ser ético e moralista? Reflita sobre o propinoduto do Setran na era ganzer? As licitações fraudulentas e os super-faturamento nas várias gestões da SEDUC? E tantos mil outros escandalos (lembra das caixas de tereza ?)Quê que é isso,meu amigo ? O delito cometido por um suposto PURO e MORALISTA dói mais do que o cometido por um suposto corrupto.Pense,caro anônimo,anlise,ainda há tempo de salvares tua alma.

    ResponderExcluir
  19. Concordo com a afirmação de que há manipulação favorável ao tucano; primeiro partindo de quem parte o pagamento da pesquisa (Liberal); segundo por saberem que em havendo segundo turno a "vaca vai pro brejo", mesmo que o Barbalho queira, será pressionado pela coligação nacional (PT x PMDB). Acho que o desespero tucano pela definição (?) no primeiro turno os levaria ao uso dos meios possíveis e impossíveis para que alcançassem seus objetivos.

    ResponderExcluir
  20. ótimo, fico feliz isto quer dizer que a dilma não está na frente do serra.agora aqui no pará é verdade, porque o povo tem ojeriza a ana julia e não vai mais ser burro de renovar de novo o mandato dela. estamos sentindo na pele as corrupções e desmandos desse aloprado e desorganizado governo petista.

    ResponderExcluir
  21. Do blog no Noblat:
    "Pesquisa Ibope encomendada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) revela a descrença da população na atividade política. Segundo a pesquisa divulgada nesta terça-feira, quando perguntados se concordavam com a afirmação de que o principal beneficiado na política é o próprio político, 73% dos entrevistados disseram que sim."
    E nesta pesquisa, será que o procurador acredita?

    ResponderExcluir
  22. Sempre foi um projeto demo-tucanos antigo no Pará apoiado por grupo de comunicação que gostaria de mandar em tudo no Pará. A estratégia é antiga.Turbina o seu candidato para ver se cola e ganha no primeiro turno.´Para termos uma idéia o Jatene na primeira pesquisa estava com 43 e na ultima continuou com 43, porque ficou dificil turbinar mais. O Veritate apresenta muito menos para o candidato tucano.Além disso em todas as pesquisa a estratégia do grupo é desidratar qualquer candidato do PMDB. Tudo porque este partido não se curva a arrogancia e prepotencia do referido grupo.

    ResponderExcluir
  23. Ismael Moraes21/09/2010, 17:06

    Quer dizer que com a montanha, a quantidade astronômica de dinheiro que os petistas têm, arrebanhados pelos mais diversos meios, seria justamente a candidatura franciscana do Jatene que estaria comprando pesquisa? Se estivessem vendendo pesquisas, ofereciam a quem pode pagar mais. Muito mais...

    ResponderExcluir
  24. esse procurador devia então procurar e comparar a pesquisa do ibope com a do vox populi que foi feita pelo diario do pará e não foi publicada por motivos que todos nós sabemos, com a pesquisa da ufpa ai ele iria ver a verdade.pena que todas são contra a candidata dele.fazer o quê?

    ResponderExcluir
  25. graça kahwage21/09/2010, 17:20

    ei! procurador o problema não é a pesquisa e sim a sua candidata ana julia que com a sua incompetência não consegue mais credibilidade e confiança junto ao povo do pará. além do ibope a pesquisa da ufpa e do vox populi confirma o mesmo proguinóstico,não é muita coincidência?

    ResponderExcluir
  26. Pesquisas do Ibope no Pará, em eleições com certeza deveriam ser resolvidas no âmbito policial e nunca no âmbito eleitoral.O Procon também poderia investigar se não está havendo crimes contra o consumidor.Próprias das máfias italianas, mais precisamente da Sicilia, onde familias queriam se apoderar do poder através de fraudes e outros crimes, mas que para a sociedade davam a impressão de figuras totalmente honestas e trabalhadoras. Sempre posando de defensores da sociedade italiana.Tudo isto de fato começou na Sicilia, na Itália, mas depois expandiram-se para outros países. Aquí no Pará, inclusive foi preso um dos chefões chamado Tomás Buscheta.

    ResponderExcluir
  27. SIMÃO JATENE volta ao Governo nos braços do Povo!

    O povo já decidiu!

    ResponderExcluir
  28. Transcrito da Coluna do Claudio Humberto:

    "Cassado recentemente pelo Tribunal Superior Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa, o candidato ao Senado pelo Pará Jáder Barbalho (PMDB) não deve ficar por muito tempo solitário em seu Estado como portador do estigma de Ficha Suja. Jáder poderá ganhar em breve a companhia dos ex-governadores Almir Gabriel (sem partido) e Simão Jatene (PSDB). Os dois paraenses, aliados no passado e hoje adversários, respondem a processo antigo no mesmo TSE e, se depender da vontade do procurador-geral Eleitoral, Roberto Gurgel, terão o mesmo destino de Jader, ou seja, passarão à condição de inelegíveis pelos próximos oito anos. Mas a sorte de ambos depende do voto da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, relatora (a sexta) do caso que está sob sua apreciação. Almir Gabriel e Simão Jatene são acusados de grave violação à Lei Eleitoral (9.504/97): transferência de cerca de R$ 60 milhões, por meio de uma chuva de convênios (mais de 500) a municípios paraenses, em 2002, dois meses antes das eleições para governador. Gabriel era governador e principal cabo eleitoral de Jatene, então um apagado seu secretário – mas que foi eleito, na avaliação da coligação "Frente Trabalhista", que representou contra os dois, justamente por conta do abuso de poder econômico. No caso, a transferência dos recursos do Estado a dezenas de municípios paraenses, dois meses antes da eleição, foi operada com claro intuito eleitoreiro, é expressamente proibida pelo artigo 73 da Lei Eleitoral."

    ResponderExcluir
  29. Depois de toedos esses comentários só tenho uma certeza: o procurador bem que poderia ter ficado calado!

    ResponderExcluir
  30. Marcela (00;40:00), consulte logo um psiquiatra, enquanto estás a mamar nas tetas da corrupção petista no Pará. Não deixe pra depois, porque esse profissional cobra caro.

    AH! se quiseres deixar pra depois, pode fazê-lo.

    o Governador SIMÃO JATENE revigorará a saúde pública no Estado, muito embora herde uma herança maldita deixada pela maldição ANA JÚLIA PETISTA.

    O Governador SIMÃO JATENE irá contratar psiquiatras, que serão os mais sacrificados profissionais no início do Governo, haja vista que terão que atender toda a enlouquecida PTzada. PSIQUIATRAS, haja trabalho!

    Marcela percebo que já estás depressiva! Tome logo uma CAIXA DE TARJA PRETA, previna-se!

    ResponderExcluir
  31. O Ibope é mesmo estranho. Na última pesquisa o Ibope trabalhou bem com a margem de erro a favor de Ana Júlia. Afinal o resultado seria Jatene 46% e Ana Julia 27%. Salve a pesquisa séria e ameaçada da UFPa e salve instituto sério como o Datafolha.

    ResponderExcluir
  32. buy registry cleaner to take huge discount

    ResponderExcluir
  33. The entire quantity of query to become attempted is hundred.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação