Hospital Regional de Tucuruí à mingua

Shot009

O Hospital Regional de Tucuruí, de suma importância para toda a micro região do Lago de Tucuruí, atravessa serias dificuldades de gestão vertical.

Não teço criticas aos funcionários do HRT e sim ao sistema de comando da Secretaria de Saúde do Estado, que privilegia os repasses às instituições privadas contratadas pelo governo para gerir hospitais regionais, em detrimento daqueles que possuem administração direta.

No HRT, por exemplo, foram reduzidos os valores dos plantões médicos e odontológicos, fechou-se a clínica psiquiátrica e abandonou-se o aparelho oncológico.

A precariedade é de tal ordem que até mesmo lençóis, fronhas e travesseiros são minguados no HRT.

Há denuncias de que existem, inclusive, graves desvios de função no HRT: recebi o nome de um dos profissionais que se enquadram em tal situação.

Há também o cancelamento de cirurgias por falta de material para esterilização de instrumentos cirúrgicos, cuja ocorrência eu já reportei aqui, e embora eu tenha recebido comentário tentando desdizer o fato, até o momento não recebi a prova de que a irregularidade não ocorre.

Comentários

  1. Deputado,

    Nada haver com o "post" , mas causou-se espécie a publicação do DOE-PA de hoje uma portaria de diárias para Santarém extamente no período em que Ana Júlia (não a governadora) foi para fazer campanha e carreata.

    RESUMO DA PORTARIA N°1.712/2010-SCCG, DE 26 DE AGOSTO DE 2010.

    Nome: Harlison dos Anjos Miranda

    Cargo: Assessor Especial I

    N° de Diárias: 03.½ (três e meia)

    Origem: Belém/PA

    Destino: Santarém/PA

    Objetivo: Para coordenar a precursora da logística, no apoio para realização da agenda de Governo.

    Período: 24 á 27/08/2010


    MILTON DOS SANTOS REZENDE

    Subchefe da Casa Civil da Governadoria do Estado

    ResponderExcluir
  2. Em tempo, a portaria que anexei no comentário é apenas um exemplo, pois, no mesmo DOE-PA publicadas pela Casa Civil, tem muito mais, inclusive transporte de funcinários através das aeronaves do estado para o mesmo destino em que Ana Júlia "candidata" (não a governadora) iria fazer campanha

    ResponderExcluir
  3. e essa governadora ainda tem a cara de pau de vir pra televisão falar mentira, que investiu na saúde do estado,ela pensa que nós somos lesos.

    ResponderExcluir
  4. Por que o Deputado não denuncia que o H. Regional de Tucuruí atende à rede básica de Tucuruí sobrecarregando as finanças do Hospital e os funcionários?

    É claro que falta material para esterilização no Hospital Regional já que o mesmo é gasto na esterilização dos materiais do Hospital Municipal de Tucuruí.

    Qual é o problema, por que só meias verdades?

    ResponderExcluir
  5. DEP. QUANDO VÇ VIM Á TUCURUÍ, FAÇA UMA VISITA NO HOSPITAL P/ VÇ VER A REALIDADE DO HOSPITAL, POIS ESSES INFORMANTES NÃO ESTÃO FALANDO Á VERDADE. ABRÇS

    ResponderExcluir
  6. 14:34:00,

    A rede básica no Pará é precária. E sempre que há um hospital Regional na cidade este acaba atendendo os serviços da rede: Tucuruí não é exceção para esta distorção do sistema.
    Deixei claro na postagem que a crítica não é ao sistema horizontal de gereciamente, ou seja, não dirijo criticas aos funcionários e dirigentes do HRT, que o que podem para prestar o serviço, inclusive, alguns, com desvio de função.
    A crítica é à Secretaria de Saúde do Estado, que deveria repassar ao HRT mais recursos do que repassa hoje, para que este cumpra com o seu objetivo.

    ResponderExcluir
  7. 14:59:00,

    A informação que tenho é de relatório da própria SESPA.

    ResponderExcluir
  8. Tenho informações deputado, de que em Marabá o Hospital Regional de Marabá atende somente os casos de média e alta complexidade que é a sua função.

    Os municípios recebem recursos federais e estaduais para a Rede Básica, não é justo que gastem estes recursos e ainda sobrecarreguem os Hospitais Regionais.

    Atender à rede básica não é competência dos Hospitais Regionais, os municípios recebem recursos para isso.

    Repetimos, em Marabá isso não acontece, o Senhor está propositalmente dizendo meias verdades e tentando distorcer a realidade contra o Estado e favorecendo o prefeito de Tucuruí. Isso é lamentável.

    ResponderExcluir
  9. 19:02:00,

    As suas informações estão equivocadas. Não há hospital regional no Pará que restrinja o seu atendimento à media e alta complexidade, pois os mesmos não podem recusar atendimento e a rede básica, em todos os municípios, é precaria.
    Os procedimentos feitos pelos HR devem ser remunerados pelo município e se o Estado não está cobrando o devedor é mais uma negligência da SESPA.
    Alegar sobrecarga dos HR não nega o fato que narro, apenas, quando pouco, justifica a precariedade.
    Aceitar o fato seria um início de caminho para tentarmos colocar mais verba no HRT: é isto que tenho feito no orçamento do Estado e o Estado tem sempre deixado de repassar os recursos.
    Você está vendo unicórnios. A postagem não protege o prefeito de Tucuruí: eu tenho insistentemente escrito que a rede municipal é precária.
    Lamentável é o HRT, com o tamanho e a importância que tem, receber menos da metade dos recursos que são destinados a hospitais menores com admistração terceirizada.

    ResponderExcluir
  10. Desculpe aos anonimos acima - Vocês moram em Tucuruí??? Porque se moram, não deveriam estar defendendo o HRT, pois somente quem frequenta é que sabe o que ocorre lá. A única coisa boa naquele hospital é o quadro médico e de enfermagem, pois lá não faltam médicos e enfermeiros, mas como eles podem trabalhar se não possuem o material necessário.
    Não podemos tampar o sol com a peneira.
    O HRM de marabá é uma excelência em atendimento, limpeza e qualificação profissional, olhem a sujeira do nosso HRT.
    Realmente o HRT vem atendendo os casos que seriam destinados ao município, já que a saude municipal esta vai badernada que a saúde estadual.
    Só o que queria que a população de Tucuruí visse, é que a "nossa governadora" NADA FEZ por Tucuruí, e agora fica clamando aos quatro ventos que enviou R$ 3.000.000, ou seja, TRES MILHOES DE REAIS para o hospital, aonde esta este dinheiro??

    ResponderExcluir
  11. Deputado,
    Um idoso flanelhinha, que repara carros em frente à Sespa, e que está perdendo a visão em decorrencia de catarata, simboliza a incompetência deste governo.
    Moral da estória? O PT não enxerga um palmo a sua frente.
    Agora o que se pode esperar da aliança Dudu e Juju?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação