Bastardos inglórios

brad

O coordenador da campanha da recandidata Ana Júlia ao governo do Pará denunciou um crime de coação nesta segunda-feira.

Os autores do crime são dois sujeitos objetivamente indeterminados mas de sintaxe coletiva: a oposição e a imprensa.

As vitimas do crime são sujeitos determinados, embora de morfologia duvidosamente analítica: os partidos que compõem a base aliada do governo.

A oposição e a imprensa, segundo declaração de André Farias, coagiram a base aliada a dizer que há uma crise na coligação de 14 partidos que escora a candidatura oficial.

Então, o deputado Giovanni Queiroz foi adredemente obrigado, pela imprensa e pela oposição, a dizer que estava considerando pular fora da canoa petista: isto seria trágico se cômico não fosse.

Mas, estas falsas crises maquiavelicamente inventadas pelos secadores da pacifica coligação, pelo menos têm o condão de revelar uma triste realidade política, da qual, todos nós somos protagonistas: não se unem partidos por uma causa e sim por um caso.

Os casos são traduzidos em cargos: parte-se e reparte-se o governo muito antes de se ter cozido a massa. Às favas os projetos de Estado: interessa às tribos o tamanho do escalpo.

É um fato que nunca na história do Pará se viu tamanha desfaçatez na composição de uma coligação. Houve desde compra de apoio disfarçado de pagamento de dívida, até venda de simonias a quem se permitisse depositar alguns votos na trinca.

O DEM, o PP, o PMDB agirem de forma tão fisiológico patrimonialista, talvez não causasse espécie, mas, o PT, que se dizia o guardião da ética nacional, jogar a partida cometendo uma falta a cada passe, é a mais perfeita tradução de que falso mesmo era o discurso que adotava antes de saborear o poder.

Que cuide o coordenador da campanha de Ana Júlia de entregar quantas almas tenha vendido nesta negociata abaçanada, e ainda passar o devido troco, ou a coligação vai continuar tendo falsas crises e a imprensa vai continuar obrigando os signatários do pacto a dar declarações indevidas.

Comentários

  1. Deputado,


    A cada dia fico mais sei fã.

    Seus posts são como golpes de gilete.

    Suas palavras são as traduções dos meus pensamentos.

    Esses petistas como dizia minha finada vó: só querem ser o que a folhinha não marca.


    rsrsrrs


    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Não fale mal do PMDB, deputado!

    ResponderExcluir
  3. Não falo mal. Apenas exemplifiquei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação