Os segredos da República

cripto

Em 2008, quando a Policia Federal, na esteira da Operação Satiagraha, chegou ao apartamento do banqueiro Daniel Dantas, a primeira coisa que procuraram foram os computadores.

A PF, acostumada a quebrar códigos de 128 bits, achava que seria moleza descriptografar os arquivos do banqueiro e revelar à justiça "os segredos da República", segundo o delegado Protógenes Queiroz.

Depois de fazer fumaça no decodificador do Instituto Nacional de Criminalística, INC, a PF, não quis ter torcido o braço e enviou os HDs para os EUA, na expectativa que o FBI fizesse o trabalho.

Informa o Portal Terra que, depois de um ano tentando, o FBI também não deu conta da empreitada e devolveu a encomenda: os segredos da República não serão, por enquanto, revelados.

O fato é que Daniel Dantas não se fez de rogado quando resolveu codificar seus arquivos: escondeu-os atrás de uma criptografia AES 256 bits.

Esta tecnologia é a mesma usada pelo Pentágono para guardar os seus segredos nucleares e eu não sei onde o Daniel Dantas a arranjou, pois eu tenho certeza que isto não é vendido na Rua Santa Ifigênia.

A lei garante ao cidadão processado não praticar atitudes que lhe possam incriminar, por isto, Dantas não está obrigado a ceder os códigos que abririam os HDs.

Posto isto, a PF decidiu guarda-los a espera que um dia surja algo que possa decifra-los.

Até lá, se Dantas cometeu algum crime, ele já estará prescrito e a República já terá outros segredos mais interessantes a desvendar.

Comentários

  1. vc vai pro cafe da manha com Almir e juvenil?eu vou fui convidada por ELE sou de tucurui estarei la,sempre trabalhie minha vida td pro Almir.

    ResponderExcluir
  2. Se eu estiver em Belém irei. Um abraço e vamos à luta!

    ResponderExcluir
  3. Pô, Parsi! Agora que deste a dica vai ter muito petista ligando pro Dantas pra saber como se adquire essa tecnologia, já que eles têm muitos, mas muuuitos segredos pra deixar debaixo do tapete.

    ResponderExcluir
  4. Deputado, como os nossos petisitas não tem nem a preocupação de esconder suas maracutaias sob uma criptografia AES 256 bits, nós vamos revelando seus podres: recentemente, no Blog do Barata, foi denunciando que o Sr. Paulo Cunha, assessor da Governadora, premiou dois irmãos, a mulher, dus cunhadas e dois sobrinhos com DAS nos Governo. Isto pode????

    ResponderExcluir
  5. Bom dia deputado Parsfisal.
    Não é a toa que Mario Henrique Simonsen alardeou que o DD foi um dos seus mais brilhantes alunos.
    Tenta-se provar que toda essa inteligência tem uma diversificação complexa. Para o bem ou para o mal. Se é que isso pauta algum banqueiro na Terra.
    Coitada da PF. O peixão continuará nadando de braçada.

    ResponderExcluir
  6. Olá Val-André,

    A PF pensou que o Dantas ia usar a data de aniversário dele para criptografar os arquivos. Esta tecnologia para ser quebrada precisa de um supercomputador rodando por uns dois anos para capturar 10% da sequencia. Como ela é hexadecimal a tarefa é quase impossível pois os sistema de proteção é inteligente e muda as sequencias que são decifradas quando o decodificador a dá como tal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação