Um estranho no ninho

est

Na sexta, 21, anoiteci em Goianésia do Pará para cumprir uma agenda circunstancialmente protocolar.

 

O prefeito do município, do PMDB, era o anfitrião de mais seis prefeitos dos municípios que formam o lago da Hidrelétrica de Tucuruí, que receberiam a governadora Ana Júlia para fazer entrega de maquinas pesadas aos respectivos municípios.

 

Os sete prefeitos juntos levaram à praça cerca de duas mil pessoas. Ajudou na mobilização a realização de um bingo cujo premio principal era uma motocicleta.

 

A coisa virou comício. Eu observei um publico absolutamente desinteressado pelos assuntos do palanque e totalmente apartado da sopa que se queria eventualmente cozinhar.

 

Nem um dos oradores conseguiu estabelecer ligação com a audiência: a impressão que eu tive foi que eles nos observavam como estorvos no meio de um final que aguardavam.

 

A governadora, à busca de consequência eleitoral, esforçou-se para aproveitar o publico, e não conseguiu: as maneiras e trejeitos, a desfilar uma praça, 500 metros de asfalto e a entrega de uma moto niveladora e uma pá carregadeira, como obras "nunca antes feitas neste estado", não encontrou eco algum na audição.

 

Algum arremedo de aquiescência se podia sentir em esparsos gestos, quando o nome do presidente Lula era pronunciado na fala, ao emprestar-lhe os feitos no Pará.

 

Ao descer do palanque, reforçou-se o sentimento que me pesava nos ombros ao subir: definitivamente aquele não é o meu palco.

 

Eu teria tido mais proveito se ficasse em baixo, ouvindo o que o povo não ousava dizer.

Comentários

  1. A cidade de Belém está suja e mal cuidada, é tanto lixo nas calçadas que é inevitável o mal cheiro que exala, Belém fede! Raramente se vê garis nas ruas. Caminhões coletores de lixo constantemente falham, constantemente. Lá no Outeiro a coleta chega a funciona uma vez por semana. Faltam cestas de lixo na vias publicas e a própria população é mal educada quando não sabe dar destino com o lixo que produz. Outra situação deprimente á a grande quantidade de crianças perambulando drogadas e doentes pelas ruas da cidade. O estado ( SEDES) e prefeitura (Funpapa) foram acionados pelo MPF e ao invés de buscarem soluções, recorreram. Até agora nem uma ação de impacto foi adotado e o quadro de abandono e negligencia continua cada vez pior. Exemplo disso, basta passar nas proximidades das praças publicas próximas da Castilho França e observar os grupamentos de miseráveis adulto, adolescentes e crianças que ali perambulam, consomem drogas e cometem furtos. São cenas deprimentes, mas que já fazem parte da rotina do corrido dia-a-dia e parecendo algo inevitável e natural.

    ResponderExcluir
  2. Você nunca será um estranho no ninho, porque é iluminado e sua estrela guia é movida à sabedoria, conhecimento e perseverança.

    Sua carismática atuação em favor do bem e da justiça social é o sol que aquece a sua firme trajetória.

    Nossa Senhora de Nazaré está sempre ao seu lado, lhe abençoando, lhe protegendo e lhe dando forças para seguir em frente.
    Saiba que em nossas orações sempre suplicamos pelo seu sucesso.

    ResponderExcluir
  3. MAS O SR. ESTÁ MUITO FELIZ NUMA FOTO AO LADO DA DESGOVERNADORA. QUE DECEPÇÃO. VEJA NO BLOG DO VIC.

    ResponderExcluir
  4. MAS O SR. APARECE MUITO FELIZ AO LADO DA DESGOVERNADORA. QUE DECEPÇÃO DEPUTADO. VEJA NO BLOG DO VIC.

    ResponderExcluir
  5. Ao 11:29:00,

    Você, com certeza, ainda não me viu feliz para achar que eu estava feliz ali.
    Aliás, eu não me senti feliz ou infeliz: apenas estranho e desconfortável.

    ResponderExcluir
  6. Essa tática de fazer bingo de motos, geladeiras fogões etc... e distribuir as cartelas de casa em casa pra fazer o eleitor sair de suas casas para ouvir o que não quer ouvir tem se tornado frequente na região de Tucurui, Breu Branco e agora Goianésia. No caso das Cidades, primeiras aqui citadas tem algo em comum: A população não acredita no gestor, talvez isso explique a tentativa de colocar o povo em frente a Palanques cujos oradores estejm desgastados e com a popularidade em baixa.

    ResponderExcluir
  7. Deputado, não se meta com esta gente. Se o prefeito lhe apoia deveria entender que voce no palanque onde esteja a governadora o desgaste é seu e não dela.
    Veja que ela fez questão de colocar uma foto na qual você aparece no blog dela, para espalhar que voce já está com ela.

    ResponderExcluir
  8. É deputado concordo com quase tudo que escreveste. Se não me engano o senhor estava também em Breu Branco, elogiando o Alemão em um circo (digo) comício, bingo, sei lá o que parecia aquilo há poucos dias. Será que lá o senhor estava no ninho certo?

    ResponderExcluir
  9. Garanto-lhe que em Breu Branco eu não estava desconfortável, pois que privo da amizade da maioria das pessoas que estavam naquele palanque.
    O meu ninho político, todavia, é o PMDB, por isto defenderei até o fim que o partido tenha candidatura própria.

    ResponderExcluir
  10. PARSIFAL,
    SEI QUE ÉS UM POLITICO, E TODO POLITICO PRECISA DE UM PALANQUE.AGORA LHE PERGUNTO NO CASO DE BREU BRANCO CUJO PREFEITO FOI CASSADO E RESPONDE VARIOS PROCESSOS NA JUSTIÇA. ELE O PREFEITO, SE VC VERIFICAR NA INTERNET O NOME DELE APARECE EM UMA VASTA LISTA DE ILICITOS.SERÁ SE VALE APENA VC SE SENTIR CONFORTAVEL NESSE PALANQUE, NO MINIMO SUSPEITO, E DEIXAR OS VALOROSOS GUERREIROS DO PMDB DESCONFORTÁVEIS. LHE FAÇO ESSA INDAGAÇÃO PELO FATO DE SABER QUE O ALEMÃO É UMA COISA QUANTO SENTA COM VC DEPUTADO, ELE NUNCA CUMPRE COM A PALAVRA E DE QUEBRA PERSEGUE OS MEMBROS DO PMDB LOCAL. SERÁ SE VALE APENA SUBIR EM UM PALANQUE DESSE? ELE E A ANA JULIA NÃO TEM DIFERENÇAS.

    ResponderExcluir
  11. Caro Deputado, mais uma vez, vou esperar inutilmente por uma ação do Ministério Público Eleitoral do Pará enquadrando itamar e alemão por esses palanques eleitorais antecipados. Bingos e sorteios, muita promessa, reverências feitas com o chapéu alheio, dinheiro público para promoção pessoal.
    Mas depois do que o lulla vêm fazendo pela dilma pelo Brasil afora, cuspindo na cara da Justiça eleitoral e na cara dos brasileiros, esses comícios são café pequeno, ou melhor, chibé pequeno.
    Mas uma coisa a desgovernadora não sabe: ela não tem a menor idéia de quem são alemão e itamar. Pode esperar ana júlia, que eles sartam de banda e abandonam seu barco furado no primeiro esturro da onça.

    ResponderExcluir
  12. realmente,belem e uma cidade falida.

    ResponderExcluir
  13. Ao 19:40:00,

    Amizade não se escolhe por numero de processos. Quando conheci o Alemão e fiz amizade com ele, nem eu e nem ele éramos políticos.
    Tenho amizade pessoal com o Alemão e com o Barreirinhas. Politicamente, sempre que o Barreirinhas, ou qualquer um do PMDB, se candidatar a prefeito do Breu estarei com ele.
    Assim como tive que subir em Goianésia em um palanque onde estava a governadora, o faço no Breu onde está o Alemão. Primeiro porque o PMDB tem contribuído com emendas que geram obras nestes municípios e principalmente porque o PMDB terá uma candidatura majoritária (governo e senado) este ano, pelas quais não deve prescindir de apoios.
    Não devemos trazer a eleição deste ano, que é estadual e nacional, para o campo das adversidades municipais ou vamos prejudicar os nossos candidatos majoritários.
    O Alemão não tem compromisso nenhum comigo e nem eu com ele, mas, enquanto for possível tentar o apoio dele a nossa possível candidatura majoritária, não deveria o PMDB local ser refratário a isto, pois a soma dos votos do PMDB e dele, com certeza, contribuiriam para a vitória do nosso candidato majoritário.
    No momento em que isto não for possível cada um marchará para o seu lado, mas, o PMDB local deveria entender a estratégia e deixar a política municipal para 2012.
    Agora, o que precisamos é somar.

    ResponderExcluir
  14. Olá Renato,

    Este tipo de evento, com bingos, só é proibido depois do dia 3 de junho.
    Por enquanto, o que o MP poderia fazer era pedir a NF dos premios e investigar quem comprou.

    ResponderExcluir
  15. Mas que pegou mal a sua presença no palanque ao lado da governadora, é indiscutível Parcifal.
    Vc poderia ter se poupado. Vc é macaco velho na coisa. No bom sentido,é claro.
    Nesse momento politico delicado, sabe como é, quanto menos confundir o povo...
    Porém, confiamos em vc.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia deputado.
    O senhor tem reclamadao das comanhias da governadora, mas parece que o deputado também não escolhe bem as suas. O senhor tem todo direito de ser amigo do prefeito do Breu, agora colocar o mandato a serviço dele, que persegue os que ajudaram os que carregaram a bandeira do PMDB, a sua e de sua esposa aí é inaceitável.

    ResponderExcluir
  17. Prezado Deputado. Muito te respeito e admiro. O sr. foi representar o Deputado Jader Barbalho que foi agraciado com o título de Cidadão de Goianésia do Pará.
    É uma pena que a sua volúpia pelo poder e por uma candidatura sua ao Governo do Estado vem deixando o sr. com um discurso cheio de rancor.
    A cidade de Goianésia lhe admira e reconhece o seu trabalho, poderia ao menos reconhecer a recepção que a população daquele município lhe fez.

    ResponderExcluir
  18. O meu texto não se refere a população de Goianésia. Eu apenas fiz uma análise do que vi em um evento no qual o governo era o protagonista.

    Reconheço e admiro, e sempre direi isto de público, o trabalho do Itamar e por isto tenho procurado auxiliar-lhe sempre que posso e a minha amizade com ele e com Goianésia está acima destas circunstancias.

    ResponderExcluir
  19. A população de Goianésia fica muito grata com a sua presteza em nos ajudar.
    Grato pela referência positiva e estaremos sempre juntos com políticos como o senhor.

    ResponderExcluir
  20. É deputado, se for respeitado a opinião dos membros do diretorio do PMDB aqui do Breu, tenha certeza de uma coisa, sua excelencia vai ficar sozinho nesse Palanque que cheira a corrupção. Venha aqui nos Visitar deputado, quando eu falo nos visitar não é visitar o Prefeito corrupto não. È VISITAR SEUS AMIGOS DE PMDB, OS MESMO QUE EMPUNHARAM SUA BANDEIRA E A BANDEIRA DA NOSSA QUERIDA ANN PONTES, QUE ALIÁS TA FAZENDO FALTA NA CAMARA FEDERAL. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  21. 08:14:00,

    Sempre que vou ao Breu, a primeira pessoa com quem entro em contato, antes de chegar, é o Barreirinhas e a Rosane, que são os dois representantes do PMDBD aí e, como a Rosane é vereadora, sempre a convido para estar ao meu lado.
    O apoio que Ann recebeu ela correspondeu, passando os maiores valores e emendas de sua cota ao Breu. Eu, da mesma forma, sempre designei ao Breu a maior parte das minhas emendas. Inclusive, algums obras que o Alemão faz hoje, são frutos de emendas que foram destinadas ao Breu ainda quando o Barreirinhas era prefeito.
    Se você insiste em trazer a eleição municipal para a estadual, dificilmente, de fato, chegaremos a um consenso.
    Mas, ao invés de ficarmos conversando por comentários, como eu já lhe disse, eu jamais vou ao Breu sem antes avisar o Barreirinhas ou a Rosane, portanto, é só pedir a um deles que lhe coloque comigo quando eu for aí e poderemos conversar.

    ResponderExcluir
  22. UMA DAS FRASES DO PREFEITO DE BREU: "EU NÃO PRECISO DO PMDB POIS JA TENHO O PARSIFAL DO MEU LADO"

    Obsevação, Caro Deputado Parsifal, não precisa publicar esse comentário, a intenção é somente que vc passe a acreditar que esse camarada prefeito de Breu, não tá nem aí pros seus correligionários.
    sempre votei em sua pessoa e vou continuar votando, só não da pra aceitar essa situação.

    ResponderExcluir
  23. Mais uma vez não fui decepcionada pelo meu representante. Ufa! Confesso que senti medo de ouvir seu discurso ao lado de Ana Júlia.Havia pessoas dizendo que vão longe ouvir uma das poucas vozes que além de sabedoria, passa confiança, mas naquele dia não queriam ouvi-lo, não naquele palanque, pois conotaria apoio à personagem ali homenageada.Queremos ouvir-te em breve,em outro palanque. Parabéns pela atitude!!

    ResponderExcluir
  24. Oi Ana Léa,

    Que ótimo ver você por aqui. Um grande abraço, meu e de Ann, para você e a todo o nosso PMDB.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação