Não está consumado

amp

Desde o texto "Direto ao ponto", concebeu-se uma constatação desagradável: o PMDB teria reatado a aliança com o PT.

 

Recebi os mais diversos comentários: li em todos um misto de revolta e desilusão. Uma leitora até dedicou-me a belíssima poesia de Drumond, "E agora José".

 

Eu não tenho vocação para comercializar ilusões. Ao revelar as minhas convicções políticas, sempre alertei que as lavras não correspondiam às definições partidárias.

 

Preventivamente insistia que embora eu fosse radicalmente contrario a uma aliança com o governo, eu me submeteria à decisão do partido.

 

Não mudei, mas não sou obtuso para não me adaptar às circunstancias quando elas mudam: se enfileirar o PMDB, o governo poderá levar-me a marcha, mas, jamais poderá arrebatar-me a resolução.

 

O Pará merece algo mais consequente, com visão menos eventual do que esta albergada no Palácio dos Despachos, que não conseguiu vislumbrar o tamanho do tecido administrativo a ser elaborado, oferecendo à gestão um tear demasiadamente curto para a tarefa de traça-lo.

 

Falta ao Pará amplitude de lente e grandeza de espírito que permita enxergar o quão pequena ainda é a nossa envergadura política para nos tanger ao verdadeiro desenvolvimento.

 

Quem poderia receber este fado e dele se desencarregar com a consequência requerida? Quisera eu ter a resposta reclamada. Mas, em contraponto a cota interrogada, tenho convicção de que não é o governo que se finda, portanto, eu deveria me bater por outro.

 

Esta é a minha resolução, mas, por defender a instituição partidária até as ultimas consequências por acreditar que a democracia só acontece assim, subjugo a minha vontade às decisões partidárias.

 

Arturo Graf ensinou que "com grande frequência, a política consiste na arte de trair interesses reais e legítimos e de criar outros, imaginários e injustos".

 

Eu não quero tirar dos ombros os meus interesses legítimos e empunhar o peso da imaginação injusta deste governo: eu não tenho mais vigor para me debater neste varejo de dandies que se acham o suprassumo da providencia administrativa.

 

Asseguro que não há decisão partidária alguma tomada até agora. Creiam que estão sendo esgotadas todas as possibilidades de uma candidatura própria do PMDB: lutarei até cair sem fôlego por isto.

 

Caso eu seja vencido pelas circunstancias, e não se esqueçam que Ortega Y Gasset disse que "o homem é o produto das suas circunstancias", ainda assim não significa que eu terei mudado de opinião.

 

Não estou morto, por isto ainda não desesperei. Mas, caso eu morra, ainda me resta demandar permissão para me fazer sozinho Pará afora, em uma campanha solitária.

 

Não desobedecerei ao meu partido, emprestando o meu suor a quem assim não foi decidido, mas desejo reservar-me ao direito de não subir ao palco de quem eu não acredito.

 

Nada está consumado!

Comentários

  1. NÃO VAIS FAZER FALTA ALGUMA TUCANO E MEIO DEPUTADO !

    ResponderExcluir
  2. Deputado Parsifal:
    Conte com seus amigos para essa caminhada, solitária ou não.
    Acredito que agruparemos muita gente

    ResponderExcluir
  3. Ufaaaaaaa deputado ainda há esperança no fim do túnel, desejo mesmo que o PMDB saia com candidato próprio e não se renda as promessas da Ana Judas, nós professores da rede pública estamos até aqui (*!)(!*!)) com essa governadora.

    ResponderExcluir
  4. Ola, deputado - espero que o vossa declaração seja verdadeira, caso contrário - e diante do palco circense de ontem na ALEPA (após o anuncio da "aliança ente Jader e PT") - fiquei a me perguntar - qual será o tamanho da mangueira (os bombeiros não podem serem acionados para esses casos)que a simone e V.sa terão que usar p apagar aquilo que supostamente estavamos acreditando "discurso da moralidade" - Mas, mesmo assim, em sendo brasileira, mantenerei a esperança de que o unico partido que inviabilizará a vitoria da incompetencia, arrogancia, imoralidade.....ou seja, do bando do PT é o pmbd - rogo realmente que essa aliança não se consuma PELO BEM DO POVO DO PARÁ - rogo ainda, juízo aos lideres do partido a seguir rumo contrário para rejeitar firmimente a decisão anunciada por v.sa ontem na ALEPA - internauta - esperança perdida

    ResponderExcluir
  5. Caro Deputado Parsifal,li com muita preocupação,espanto e muita decepção sua postagem "NÃO ESTÁ CONSUMADO"conheço muito do PMDB,muito mesmo,como vc. mesmo diz o politíco o filiado o verdadeiro militante partidario devem estar sempre a serviço,digo a disposição das decisões do partido,porém é necessario algumas reflexões sobre:Quem faz o partido?O que é e qual a importancia do filiado para o partido?Para que serve os diretorio municipais? E as pesquisa,estás não manifestam a vontade de uma população? Por ultimo caro Dep.eu contínuo acreditando na liderança do Dep. federal Jader Barbalho mas confesso que começo a achar que nosso lider não tem em muitas vezes ouvido às vozes que vem do clamor dos que querem mudanças e que sabem que hoje ele é o unico capaz de reerguer nosso ESTADO DO PARÁ.É preciso que se volte um pouco aos tempos academicos e se interprete de novo o sentido da palavra LIDERANÇA,me parece que o conceito é o mesmo,portanto está faltando a aplicação,a prática deputado.

    ResponderExcluir
  6. Afonso Arinos26/05/2010, 08:56

    Prezado Parsifal, Concordo totalmente com seu posicionamento e se o PMDB tomar a decisão equivocada de unir-se ao PT não se surpreenda se durante sua campanha solitária, olhares para o lado e constatares que milhares de paraenses estarão de acompanhando, pois representas hoje o sentimento da grande maioria do povo do Pará, cansado da incompetência e imbecilidade das "Palacianas"

    ResponderExcluir
  7. Ao 01:35:00,

    Nem um dos dois adjetivos me deprecia, mas, o que sou mesmo é um cidadão filiado ao PMDB e, como tal, tenho pegado o seu governo pelo colarinho e feito a sua meninada pedir lona todos os dias na ALEPA. Isto ainda não pode ser tomado como vantagem minha: é o seu governo que é muito fraco mesmo, ou porque será que um governo inteiro teve que aceitar engolir o meu substitutivo ontem?

    ResponderExcluir
  8. PARSIFAL: QUEM É MAIOR: O PMDB OU O PARÁ? SE ANA JULIA É NOSSA DESGRAÇA, COMO VOCE SEMPRE FAZ QUESTÃO DE AFIRMAR E EU NÃO VOU DISCUTIR NESTE ESPAÇO, ENTÃO DESGRAÇA MAIOR É O PMDB, QUE JOGA O PARÁ NO COLO DELA, A TROCO DE INTERESSES INCONFESSÁVEIS DE SUAS LIDERANÇAS, QUE NÃO VEJO COMPROMETIDAS COM A NOSSA POPULAÇÃO. QUEM MERECE VOTO DE DESCONFIANÇA: ANA JULIA OU O PMDB? QUEM NÃO ESTÁ COERENTE COM SUA HISTÓRIA: ANA JULIA OU PMDB? QUEM ESTÁ TRAINDO SEUS ELEITORES: ANA JULIA OU JADER? AFINAL, QUEM ESTÁ TRAINDO O POVO DO PARÁ?

    ResponderExcluir
  9. Afinal dep vão ou não apoiar esse desgoverno, com que garantias que poderemos trabalhar pelo povo e não termos apenas cargos.

    ResponderExcluir
  10. "A firmeza das convicções está acima do usufruto do poder, ou à subordinação sem crítica ao poder”, diz o economista chileno Roberto Pizarro.

    PARSIFAL, a consciência político-social gera responsabilidades, auto-afirmação e auto-imposição, além de construir a eficácia da força individual em contraposição à prevalência do "egoísmo inteligente".

    Essa força individual, como aspiração do presente, é uma necessidade do futuro! Esse comportamento não se reduz à mera sobrevivência, sendo mesmo uma exigência que revela uma orientação ética que determina o rigor moral da dignidade que se tem, que se pratica e que se vive.

    SEJA FIRME! CONTINUE FIRME! NÃO DESISTA!

    ResponderExcluir
  11. Prezado Dep. Parcifal, lamentávelmente ocorreu o esperado: o empréstimo de R$ 366 milhões foi aprovado, e graças a sua intervenção e bom senso de discernir o certo do errado,inibiu a ANA JUDAS e seus apaninguados palacianos de fazerem o estrago esperado. Outro fato que destaco, é a desonra e descrédito impingidos à Dep. Simone Morgado,atual primeira dama do PMDB, que declarou publicamente o conteúdo das caixas da AGE, entregues pela Tereza Cordovil, e depois da decisão prévia do partido continuar acompanhando o desgoverno do PT, encontra-se em situação duplamente desconfortável, pela condição de companheira do cacique do PMDB, e de presidente da comissão de fiscalização financeira e orçamentária da ALEPA.
    Deputado, honra não se compra e aliados se conquista, e esta governadora já deu prova de sua incapacidade de respeitar quem lhe fez governadora do estado.

    ResponderExcluir
  12. Parsifal que vergonha, existe um ditado popular que diz " digas com quem andas e direi quem tu és ", será que o PMDB não esta se ajuntando com o governo para apagar escandalos que envolvam os dois partidos, visto que orgãos do governo Ana Júlia que estão nas denuncias da AGE, também foram comandados pelo seu Partido, é lamentavel para O Sr. Jader Barbalho trair seus eleitores e a maioria da militância do PMDB que são contra a renovação dessa aliança, porque fazer tanto jogo de cintura só para barganhar, me permita dizer que o seu partido só existe a custa dos outros, eu pensei que isso acontecia só a nível de Brasilia, triste engano no pará contece a mesma coisa, o tempo dirá que o PMDB está errado, é o seu lider maior no pará talvez já deva pedir aposentadoria, porque quem se diz rapousa politica, jamais cairia mais um vez no conto do vigario, espere os primeiros meses de 2012 e o senhor saberá o que o PT vai fazer com vocês, só não esqueçam que os tempos são outros prefeitos não votam, deputados não votam, quem vota é o povo e assim como o voto da revolta elegeu Ana Júlia o voto da revolta poderá derrotar PMDB e PT Juntos. Um abraço

    ResponderExcluir
  13. levante a cabeça deputado, onde só recuamos um pouco, mas hoje voltamos a planeja a guerra.

    ResponderExcluir
  14. PREZADO DEPUTADO, COM QUE CARA O JADER BARBALHO E O PMDB VÃO SUBIR NO PALANQUE DA ANA JÚLIA?. PARA QUE O PMDB PUBLICOU E DIVULGOU MASSISSAMENTE EM SEU JORNAL QUE O GOVERNO OU MELHOR O DESGOVEDRNO DESTA SENHORA É CORRUPTO, SE NO FINAL VAI SE JUNTAR A ELA?. COM ISSO O PMDB PROVA QUE NÃO TEM PALAVRA E NÃO SE PREOCUPA COM O POVO DO PARÁ. QUANTO AO ACORDO COM O PMDB EM NADA SERÁ CUMPRIDO, ME DESCULPE MAS VOÇES IRÃO FAZER PAPEL DE BESTA NOVAMENTE. SE NÃO CUMPRIRAM QUANDO PRECISAVAM SE REELEGER, IMAGINA DEPOIS QUE NÃO PRECISAREM. NÃO ADIANTA O CARGO DE VICE NAS MÃOS, A CANETA CONTINUA NAS MÃOS DELA.

    ResponderExcluir
  15. Se prepara deputado que a guerra vai ser declarada basta o Priante aceita, em que minas e melhor que agente, La o PT que dois palanque, e o PMDB vai ter de aceitar mesmo tanto na frente das pesquisa, e nós aqui não pode. Vamos com priante ele já deixou de ser candidato laranja quando foi pro segundo turno de Belém, se não fosse a traição do PT na reta final ele seria prefeito.

    ResponderExcluir
  16. O ideal seria realmente que o PMDB concorresse ao governo. Agora caso não venha, em vez de sermos obrigados a tomar um litro de fel servido pelos tucanos, meio litro vindo do PT é menos pior.

    ResponderExcluir
  17. MAIS DO MESMO...
    Mais cabos eleitorais contratados
    Postado por Ronaldo Brasiliense
    Qua, 26 de Maio de 2010 08:42
    Mais quatro assessores especiais foram nomeados hoje, 26, pela governadora Ana Júlia Carepa (PT/DS) para a Governadoria do Estado. Já são quase 2.300 cabos eleitorais contratados para trabalhar na campanha da reeleição com dinheiro público. Veja se seu nome está na lista. Se não está, não se desespere... Amanhã tem mais...! E enquanto as novas nomeações não saem, a Casa Civil do Governo torra R$ 780 mil com a Loc Engenharia, provavelmente na contratação do palanque móvel de campanha da improvável reeleição da Ana Júlia com o uso, e abuso, da máquinas estatal. E o Ministério Público Eleitoral, faz o quê?

    A GOVERNADORA DO ESTADO RESOLVE:

    1) Nomear, de acordo com o art. 6º, inciso II, da Lei nº. 5.810, de 24 de janeiro de 1994, ALLAN PINHEIRO DE CARVALHO para exercer o cargo em comissão de Assessor Especial I, com lotação na Governadoria do Estado, a contar de 1º de junho de 2010.

    2) Nomear, de acordo com o art. 6º, inciso II, da Lei nº. 5.810, de 24 de janeiro de 1994, ANDRÉIA DA SILVA GONÇALVES para exercer o cargo em comissão de Assessor Especial I, com lotação na Governadoria do Estado, a contar de 1º de junho de 2010.

    3) Nomear, de acordo com o art. 6º, inciso II, da Lei nº. 5.810, de 24 de janeiro de 1994, PEDRO EMERSOM FRAGOSO SANTOS para exercer o cargo em comissão de Assessor Especial II, com lotação na Governadoria do Estado, a contar de 1º de junho de 2010.

    4) Nomear, de acordo com o art. 6º, inciso II, da Lei nº. 5.810, de 24 de janeiro de 1994, JANINE MORAES BRANDÃO SANTOS para exercer o cargo em comissão de Assessor Especial II, com lotação na Governadoria do Estado, a contar de 1º de junho de 2010.

    PALÁCIO DO GOVERNO, 25 DE MAIO DE 2010.

    ANA JÚLIA DE VASCONCELOS CAREPA

    ResponderExcluir
  18. Depois de tudo que li e ouvi ao longo de meses, não acredito que o pmdb tenha ainda "cara" para apoiar o pt, na tentativa de reelegar a governadora. Fica ruim para o partido, seus lideres e filiados. apesar da ressalvas sempre feitas, particularmente fica mais ruim para você e para a deputada Simone.

    ResponderExcluir
  19. As imagens falam por sí, admita dep. o senhor votou sim e votaria de qualquer maneira o 366, não negue o poder de negociação do governo, afinal em política é bom qdo as partes são beneficiadas, ainda assim o admiro muito, mas, modere a soberba, isso nõa lhe faz bem, nem a ninguém.

    ResponderExcluir
  20. Deputado já diz aquele velho ditado: antes só, que mal acompanhado.
    Mas não se peoculpe vc não estará só nessa caminhada.

    ResponderExcluir
  21. Deputado não lhe conheço, mas passei a lhe respeitar através das suas coerencias e analises feitas deste desgoverno. Sou do PSDB e espero que o PMDB enquanto partido tenha luz nas suas definições, para não errar em suas coligações e apoio e coloque o Sr. e a Deputada Simone em situação fechatória. Vamos torcer para o melhor, que tenho certeza que não será com o PT. um grande abraço.

    ResponderExcluir
  22. Dep. Parsifal,

    Eu não quero que isso aconteça, mas quando ocorrer a reatação de PT&PMDB (Leia-se: ANA&JADER) eu irei fazer o seguinte comentário (já me antecipo) e quero que o senhor publique ok?

    ...................

    CAPITULARAM!!!!!!!!!!!!!!!!!! CAPITULARAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!CAPITULARAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!CAPITULARAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!CAPITULARAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!CAPITULARAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!CAPITULARAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!CAPITULARAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!CAPITULARAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!CAPITULARAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!CAPITULARAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!CAPITULARAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Deputado Parsifal,

    Sei que o senhor não faz parte do DIÁRIO DO PARÁ, mas me responda:
    - quando houver a concretização da aliança PT&PMDB o DIÁRIO DO PARÁ irá imediatamente suspender as notícias contra as maracutaias do governo?
    O povo ficará órfão das informações sobre as bandalheiras desses PTralhas?

    ResponderExcluir
  24. Eu sempre coloquei que jamais votaria no 366 da forma como o governo queria. E a prova é que o projeto não foi votado enquanto o governo não aceitou a minha emenda substitutiva.
    Não se trata de soberba e sim de um fato. Por que o governo não aprovou o projeto original dele ao invés de aceitar o meu?

    ResponderExcluir
  25. Ao 21:39:00,

    Não acredito nesta hipótese.

    ResponderExcluir
  26. Ao 21:36:00,

    Não creio que você precise escrever isto, mas, se escrever, entenderei e merecerei.

    ResponderExcluir
  27. Deputado acredite, o senhor não está só, consigo estão todos os servidores públicos insatisfeitos com essa gestão desastrosa da Ana Jatobá.

    ResponderExcluir
  28. Sua revolta é hoje a revolta do Povo do Pará.

    O PMDB mais uma vez, escolhe o que é melhor para os seus, e nao o melhor para a população.

    boa sorte deputado, o senhor é um homem de honra, e a historia caberá em lhe dar a razão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação