É pedra de responsa

pmdbba

Desde o lançamento da pré-candidatura de Domingos Juvenil pelo PMDB, diversas análises têm surgido. Elas vão das estapafúrdias teorias da conspiração até a tentativa de desqualificação do candidato.

 

É tão reducionista o eixo dos fundamentos que tenho lido que só prestam a enredos de Ridley Scott: como já são conhecidos não os repisarei, afinal, todos os analistas têm o direito de imaginar tudo o que couber nas férteis mentes que possuem.

 

Aqueles que julgavam o céu já sem nuvens e insistem em não perceber os nimbos, não tiram a natureza do fato: o PMDB decidiu lançar candidato próprio, não fez acordo com o governo para tal, não pretende dar meia volta a volver na decisão e, definitivamente, guinou a eleição de governador para o segundo turno.

 

O PMDB decidiu sair do papel de coadjuvante, confia na sua musculatura orgânica, acode-se na tenacidade da inconteste liderança de Jader Barbalho para conduzir o processo, conclamará sua base a marchar junta na empreitada, não fará concessões à fidelidade partidária legalmente protegida, e com isto pretende levar o seu candidato à vitória.

 

Quem imagina que o presidente do Poder Legislativo, cujas prerrogativas institucionais não são menores que a de um governador de Estado, far-se-ia a uma campanha com espírito puramente olímpico, ou serviria a acordos que lhe derrubassem a cabeça de cima do pescoço, deve imaginar que os maias fizeram mesmo um calendário que assinala o fim do mundo em dezembro de 2012.

 

O PMDB reagiu a um prognostico de predação eleitoral que fatalmente ocorreria caso se coligasse com o PT.

 

Feita a coligação, dar-se-ia como certa a reeleição da governadora e esta não teria condição, como não tem hoje, de conter as garras dos seus proporcionais, que, turbinados pela perspectiva de poder por mais quatro anos, lançar-se-iam contra as hostes peemedebistas como gafanhotos em milharal: sobrariam as espigas debulhadas.

 

Correríamos o risco de subtração de assentos e diminuição de espaço político estratégico, o que dificultaria ainda mais o raio de manobra institucional, frente a um governo que, caso reeleito, tende a ser muito mais insidioso com os acordos do que é agora.

 

Com o atual quadro, o PMDB transformará a sua pujança em uma significativa bancada de deputados estaduais e federais e arrebatará uma das vagas do senado, estocando musculatura para conduzir o seu candidato que já estará no segundo turno.

 

Portanto, a candidatura própria do PMDB é uma prospecção afirmativa da autoridade e da identidade partidária e o partido jamais pretendeu fazer disto uma barganha: perderá quem apostar que há um blefe.

 

Quem quiser gritar que grite e quem tiver apito, apite: o PMDB não retrocederá na decisão e avançará com ela resoluto.

 

Qualquer outra interpretação é leviana, ingênua, ou despeitada. Pode-se, à guisa de refutar estes adjetivos, dizer que quem ainda não entendeu o tamanho e a seriedade da decisão, não conhece o jogo político quando ele é para valer.

 

Conclamo aqueles que sempre desejaram uma opção entre o PT e o PSDB, a considerarem a candidatura do PMDB como a alternativa desejada.

 

Os peemedebistas sabem que não devem duvidar jamais da capacidade de aglutinação de Jader Barbalho: os tambores já rufam e a marcha já se faz.

 

Aos adversários, que criticam a decisão tomada, que façam o seu papel de azucrinar.

 

Aliás, como diz o próprio deputado Jader Barbalho: "eu fico muito preocupado quando os adversários me elogiam, pois é sinal que estou fazendo alguma coisa errada".

 

Como os adversários estão azucrinando é sinal que agimos certo.

 

Ao cabo peço vênia ao Zeca Baleiro para dizer que a candidatura de Domingos Juvenil é como aquele forró da “molesta”: é pedra de responsa, vamos vencer a eleição nem que seja montados na onça.

 

 

Que nos sigam os bons!!

Comentários

  1. Caríssimo Parsifal,
    Sua palavra assumindo a integridade dessa decisão me basta, e tenho certeza que bastará para todos que o conhecem. Sua defesa incontestável da candidatura do pmdb com certeza pesou bastante na decisão do partido.
    Além do mais, a veemencia contida no post dá ainda mais a certeza de que a candidatura é prá valer, caminho sem retorno.
    Mas a grande dúvida, minha e da maioria dos comentários que li, é quanto ao NOME lançado. Domingos Juvenil, apesar de ser ocupante de um cargo destacado como a presidencia da Alepa, não reúne conteúdo político eleitoral suficiente para levar adiante, com sucesso, essa tarefa. É tiro n'água, bala perdida, perda de tempo e de cacife político importantíssimo.
    E todos sabemos que o diabo é sabido não por ser o diabo, mas por ser velho. Jáder Barbalho não vai desperdiçar uma oportunidade como essa, que os incompetentes do pt colocaram no seu colo, de graça.
    Continuo acreditando na tese de que o pmdb só não faz o governador do Pará se não quiser.
    Mass, com certeza, não com o nome que foi lançado. Muita água ainda vai correr pelo vertedouro da usina até a definição final.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Depois de uma chamada dessas só nos resta colocar a faca entredentes e partir pra guerra!!!!!!!! e vence-la!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho esta tentativa de clasificar como laranja e desconhecer que o PMDB tem nomes como o seu, Priante, Helder, Elcione e o Juvenil, portanto com tantos nomes este Partido nao tem como lançar candidato laranja para chegar no segundo turno vamos a convenção e logo e seguida saimos para batalha para ganhar.

    ResponderExcluir
  4. Tu rodeias, rodeias e rodeias e não dizes sobre a devolução dos cargos que o PMDB tem no Governo da Ana Julia. Se voces não fazem mais parte deste grupo de apoio a Ana Julia, porque ficar com cargos parecendo que não houve nada? Parsifal, esta parecendo tudo jogada ensaiada! Como eu sendo teu inimigo voce me trata com favorecimentos? E as CPIs do Hangar\ da Joana e das caixas da Simone não sairão? Ai que esta meu medo. Esta historia esta parecendo com a historia do Vampeta quando jogava no Flamengo que disse aqui em Belem o seguinte: O Flamengo faz de conta que me paga e eu faço de conta que eu jogo.

    ResponderExcluir
  5. Caro deputado. O que se vê na prática é muito disforme daquilo que V. Exª tem registrado ao longo do tempo e mais recentemente com o atual comentário. O que se tem constatado é que tem uma "porção", isso mesmo uma "porção" de gente que se diz histórico dentro do partido ou se dizem ligados ao partido, certamente creio que isso não seja uma veracidade, que ainda está atrelado a este governo. De duas à uma, ou as pessoas que indicaram (apadrinhamento) para determinados cargos não "desejam largar o osso", ou não tem a mínima consciência do que seja "ordem unida", ou seja, se siga a orientação de um líder e V.Exª sabe a que me refiro. O partido é muito maior do que cargos em sua excelência: têm-se compromisso com a seriedade, compromisso partidário; compromisso com a ética; compromisso com o povo e compromisso com a verdade. Independente das críticas que recebemos por pautar uma identidade própria e de DNA verdadeiros, temos altivez para enfrentarmos à tudo e à todos, à tempestades e as ondas "revoltosas e gigantes" neste imenso mar ainda existente em nossos dias. O barco tem que ter timoneiros de braços firmes e fortes, mas tem que ter uma equipe fiorme e coesa para que o navio possa singrar com altivez esse mar revolto e atingirmos os objetivos comuns. Porém, o que estamos ainda a assistir é que tem muita gnte ainda que precisa sair desse estado de letargia e ainda permanecr em "alguns portos" só porque lhes são convenientes. CAro Deputado, é fundamental e urgente que se faça a depuração dessas e outras situações dentro do partido. Porém, ainda é uma vergonha que tenhamos ainda amarras com esse governo que aí está, é uma vergonha pois querendo ou não aceitar, temos que ter o equilíbrio necess´pario para levar adiante nossos objetivos, porém ainda temos que "engolir sêco" por pessoas que envergonham muito o nosso partido. Um forte abraço e conte V.Exª e o nosso partido tome de fato o rumo da Vitória!!!!
    VMC

    ResponderExcluir
  6. Pô cara...essa bandeira que vcs aí colocaram é pra ratificar o(a) Laranja do Juvenil? É cômico e ao mesmo tempo trágico....Uma bandeira com uma enorme laranja e embaixo o nome do PMDB. Sua equipe está dando um vacilo tremendo......
    Falei e disse....
    Ass: TANGERINA ou para os íntimos MEXIRICA !!!!
    Saudações do Laranjal!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Já estamos prontos Parsifal, vamos a luta.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Deputado:

    como estava fora do estado nos dias que antecederam o anúncio da candiatura do PMDB, mantive-me de boca fechada para melhor compreender a decisão.

    Considero coerente e lógica sua análise e, inda que não a considerasse assim, respeitaria sua informação.

    A candidatura de Jader Barbalho ao Senado - sonho por ele acalentado na revanche post-mortem com ACM e também pelo mérito que tem, ainda que eu ressalve que a República valoriza méritos que eu não valorizo, mas isso é problema meu -sempre foi para mim o primeiro caminho que convinha ao hoje Deputado.

    A indicação de um candidato no primeiro turno, face às divergências claras com o Governo, além da vingança doce, garantem a bancada estadual e federal,uma meta óbvia e factível.

    Embora surpresa com a indicação de Domingos Juvenil - aliás, aqui faço um reparo: abri minha boca sim, lá na casa do Bemerguy, o Espaço Aberto, para comentar que não ia dar certo um prefeito oculista e um governador farmacêutico...rsrsrs... - também não acho isso relevante. É um problema do PMDB e das suas circunstâncias.

    Como cidadã privilegiada - não morri no primeiro ano de vida, nunca fiquei desempregada e tenho acesso a informações que me permitem formar opinião sobre o mundo e seus personagens - minha curiosidade gira em torno da campanha.

    Dois contra o PSDB? Um contra o PSDB e o outro olhando a paisagem? Dois contra o Governo? Um contra o Governo e o outro fazendo de conta que não é esse o tema central da campanha?

    A partir de agora, pra mim, essa é a real diversão.

    Um abração.

    PS: para contrapor à sugestão musical do mararilhoso Zeca Baleiro, vou de outra, para o meu candidato Simão Jatene: Beth Carvalho e "A hora da virada"! he..he..he.. mas, que, a bem pensar, tem um refrão que também serve pra vocês "...vamos lá rapaziada, tá na hora da virada, vamos dar o troco..."

    Abração, de novo.

    ResponderExcluir
  9. Deputado só acredito nessa candidatura do PMDB se o partido deixar os cargos no governo do PT. Acho que o Sr. concorda comigo, não?

    ResponderExcluir
  10. Os dirigentes que ainda nos restam estão com as cartas prontas. Irão entregar os cargos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Bia,

    Pessoas inteligentes e que têm as informações do processo político entendem o movimento do PMDB, como você acaba de expor.

    Ao meu juízo, o PMDB não deverá fazer campanha contra alguém, pois este tipo de batalha deverá ser travada em um segundo turno.
    Agora, devemos lutar para colocar o nosso candidadato lá.

    Acredito que, para todos que disputarem, esta é a campanha mais sensata. Isto, porém, não deve ser motivo para colocar para debaixo do tapete os desmandos do atual governo.

    Acho que é hora da virada do Pará.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Ao 07:47:00,

    Este é o problema das pessoas que sofrem de disfunção ótica: a vista turva lhes faz enxergam laranjas onde há um enorme e brilhante Sol.

    ResponderExcluir
  13. Ao 07:43:00,

    Concordo com você. Mas, convenha que não podemos evitar que pessoas sejam cooptadas pelo poder.
    O PMDB está chamando os seus dirigentes que têm cargos (que são poucos) e determinando que entreguem.
    É claro que eles não podem sair da conversa e entregar a exoneração: precisam de pelo menos uma semana para passar as responsabilidades.

    Depois disto, quem permanecer, não mais é do PMDB: terá sido cooptado pelo governo.

    ResponderExcluir
  14. Caro Deputado, voce sabe time de futebol que disputa 3 campeonatos diferente e que precisa as vezes tirar poupar jogador pois é, imagina voce o santos tão lindo de se ver atualmente jogando com os meninos e eis que de repente em outro jogo para poupa-los não são escalados, voce assiste ? voce gosta ? Com certeza não, pois é exatamente o que o PMDB fez, economizou os craques para substituir por um jogador e o resultado é qualquer um, pode ser a vitória, o empate (não existe na politica) ou a derrota, mas o meu sentimento e de muitos que converso do PMDB é o sentimento de que sem os craques é perda de tempo ver o jogo é cumprir tabela e assim vai ser nada diferente, e o porque disso, bem se o PT tem o nucleo duro, o PMDB tem o nucleo burro(com todo respeito) mas são aqueles que por vaidade pessoal atrapalham o lider maior fazendo com que decisões sábias sejam substituídas por brincadeiras ou sei lá como chamar, mas nosso sentimento é que quem entend de política é o tal de puty e o dr. jb é um amador, boa sorte ao pmdb, estou fora esperando dia 3 para ver a 4a via ou quem sabe a 2a mesmo opção de um ex governador. abraços

    ResponderExcluir
  15. Eu já falei sobre isto mais de uma dezena de vezes aqui e inclusive em entrevista na TV: o PMDB está entregando os cargos e quem lá ficar terá sido cooptado pelo governo o que não é possível evitar, mas, não é mais do partido.

    Há uma candidatura do PMDB posta. Nós não temos crises existenciais para tocá-la e não podemos pautar esta candidatura da forma que voc6e almeja, ou seja: a candidatura só vale se fizer CPI, colocar caixas no mural, pintar o sete, ou fazer o 8.
    Não é desta forma que poderemos viabilizar a candidatura de Juvenil. Estamos em campanha já. E campanha não se faz assim.
    Caso você deseja uma alternativa entre o PT e o PSDB, ela está posta pelo PMDB.

    ResponderExcluir
  16. Ao 09:03:00,

    Há uma candidatura do PMDB posta. Nós não temos crises existenciais para tocá-la e não podemos pauta-la nas circunstancias em que você deseja, pois cada um tem a sua propria circunstancia.
    Não é com estas conjunturas que poderemos viabilizar a candidatura de Juvenil. Estamos em campanha já.
    Caso você deseja uma alternativa entre o PT e o PSDB, ela está posta pelo PMDB: foi o que conseguimos viabilizar e é com ela que pretendemos ganhar.
    Eu não tenho a menor dúvida, depois de andar em 10 municípios depois do lançamento do nome de Juvenil, que o partido tocará a campanha pois o que queriamos era uma candidatura propria e é impressionante como o a estrutura orgânica partidária, o militante peemedebista, o filiado, é desprendido de todas estes detalhes: ele quer um candidato próprio e se compromete a lutar por ele.
    É assim que eu estou fazendo amigo: pondo o pé na estrada. Eu acredito que podemos e estou fazendo.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. Caro Renato,

    Se você não acreditar na luta não tem a minima chance de vencer.

    Eu já estou em campanha (embora com um sério problema de coluna, já estive em 10 municipios desde o lançamento do Juvenil, reunindo a tropa).

    E ouvi de todos que marcharão. Eu levei um bom tapa do Lula quando não acreditei em Dilma Rousseff e fiz pouco do Almir quando ele lançou o Jatene que tinha 2 pontos na pesquisa.

    Acho que se arregaçarmos as mangas e lutarmos, lograremos exito.

    ResponderExcluir
  18. Caro Parsifal. Os 43 DAS do PMDB que estão na COSANPA, já entregaram os cargos? Voce foi quem me informou este s numeros que sempre discordei, porque são muito mais.
    Paulo Souza

    ResponderExcluir
  19. Parsifal, não classifico a candidatura do Juvenil como laranja, mas como transitória.Tinhamos que segurar nosso pessoal que já estava migrando pra outras candidaturas já postas.O verdadeiro candidato é o Priante que está melhor posicionado nas pesquisas, tem maior notoriedade porém sem recursos financeiros.Estamos só aguardando o desfecho do julgamento do Duciomar para o jogo ficar definido.Esta é minha leitura, se estiver incorreta por favor me diga. Abssssss

    ResponderExcluir
  20. peemidebistas de altamira alegre mas...........01/06/2010, 11:39

    Caro deputado,não duvido do potencial do pmdb,não duvido da capacidade do Juvenil porém gostaria de sugerir,digo,sugerir ao partido a vc. mesmo que viesse aqui em altamira e juntar o partido pois aqui não existe mais a verdadeira militancia peemidebista e o que é pior as materias contra o Juvenil sairão daqui pode ter certeza,por isso acho que tinha que vir alguem de fora mobilizar o partido buscar os que se afastaram é uma sugestão até por que não existe coisa pior do que " o fogo amigo " seja um bombeiro vc. é pacificador.Me responda.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  21. e o wladimir VENDIDO costa vai apoiar o juvenil ?

    ResponderExcluir
  22. Ao peemedebista altamirense,

    Estou disposto a ir em toda parte para unir o partido e faze-lo caminhar unido. Agora a luta é do PMDB e não do deputado Juvenil. Vou tentar agendar uma ida aí.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  23. Ao 12:02:00,

    Ele será, tambén, conclamada para tal e vindo será de grande valor.

    ResponderExcluir
  24. O deputado Priante tem todo o direito de colocar a sua candidatura na convenção do partido e, em vencendo na convenção, fará a campanha com o destemor que lhe é peculiar. E, em sendo ele o candidato, terá o meu apoio integral e a minha disposição resoluta, da mesma forma que estou dando ao deputado Juvenil, que e o pré-candidato posto do PMDB e não é transitório para esperar a decisão de Priante: ele está definitivamente posto e só a convenção partidária pode mudar isto.

    ResponderExcluir
  25. Olá Paulo,

    Ontem o deputado Jader Barbalho começou a chamar os dirigentes dos orgaos que o PMDB indicou. Assim que os dirigentes entregarem, aqueles que foram nomeados para baixo deverão também entregar. Aqueles que não entregarem serão considerados cooptados pelo governo e não mais farão parte do PMDB.

    ResponderExcluir
  26. PEEMIDEBISTA ALTAMIRENSE01/06/2010, 14:36

    VC.DEPUTADO É VERDADEIRAMENTE UM HOMEM AGUERRIDO PELO SEU PMDB,MARQUE A DATA E ME COLOCO A SUA DISPOSIÇÃO PARA JUNTOS IRMOS EM BUSCA DE COMPANHEIRO MILITANTES DE CARTEIRINHA E NÃO APENAS DE CARGOS.SE POSSIVEL TRAGA DONA RUTH QUE PARA NÓS DESTA REGIÃO SEMPRE FOI UMA GRANDE MULHER.

    ResponderExcluir
  27. Vou conversar com a Dona Ruth e vamos marcar a data. Isto é assim mesmo meu caro: lá em Tucuruí, a minha terra, a Ann, que é minha esposa, tem muito mais prestigio do que eu.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  28. Simplismente pela falta de lideranças de peso na disputa eleitoral para Governo do Estado, a candidatura do Deputado Domingos Juvenil, não me pareçe ser de bricadeirinha, qualquer um dos três candidatos lançado até agora é impossível prever qual dos três irá para o segundo turno, todos tem as mesma possibilidades, ao meu ver o Juvenil ofereçe até mais condições de passar, uma vez que são mais de 40 Pretefeituras sendo uma delas a segunda maior do Estado, juntando aos seguidores do Jader e Prefeituras de outros partidos que poderão se juntar a este barco, sem dúvida fortaleçe a candidatura do PMDB, dando reais condições de chegar ao segundo turno e depois depedendo das alianças até mesmo vencer as eleições. Resta aos outros partidos buscarem boas alianças para fazer frente ao PMDB, que neste caso pareçe ser a Governadora o nome mais indicado para marchar em um segundo turno, pois além de está com a maquina, a candidatura da Dilma está a cada dia alcançando uma melhor aprovação do eleitorado o que poderá ajudar a puxar a Ana para o segundo turno e depedendo do enredo também vençer o pleito. Quanto ao PSDB continuo achando ´vitória seria certa com o Almir e o Jatene de Vice, da forma que está penso que até a candidatura do Jatene está ameaçada por falta de boas alianças. Surgindo um quarto nome vindo do PR, PTB, DEM e mais o apoio do Almir Gabriel, não deixa de ser também uma candidatura de chegada, assim sendo, com insenção do Jatene se perder o DEM, todos estão absolutamente iguais com chaces reais de ir ao segundo turno, portando não vejo nem uma candidatura laranja, uma vez que a fraqueza dos candidatos iguala o páreo.

    ResponderExcluir
  29. Caro deputado Parsifal,

    O senhor me deu a resposta que esperava.

    Abs.

    Amiga

    ResponderExcluir
  30. Deputado com todo respeito que estou tendo pelo sr, sua defesa e o fato do sr querer mostrar que tudo é verdadeiro, continuo preocupada e ansiosa com o que poderá vir, a exemplo dos últimos boatos,de que o Juvenil entrou por um acordo entre o Jader e Ana Júlia, para tirarem voto do Jatene. Fico realmente preocupada com tudo que se passou.

    ResponderExcluir
  31. caro Deputado, concordo plenamente com o comentário das 14 horas.

    ResponderExcluir
  32. Caro amigo Parsifal, qual a situação do PMDB em Tailândia? Tenho informações que devemos procurar o ex-Prefeito Macarrão, o qual possui grande popularidade em toda região, para engajá-lo na campanha de nosso candidato peemedebista! Será uma grande aquisição para nossa frente de batalha!
    Grande abraço e vamos à luta!!!
    Peemedebista Tailandense

    ResponderExcluir
  33. Deputado,
    como militante pmdbista, acho que como um Lider,o Dr.Jader, terá o respeito com seu partido ao qual defende com unha e dentes, a fazer a vontade exposta pela maioria dos filiados.

    Sou a favor da votação entre os dois.
    Que vença o Melhor!!!

    PRIANTE X JUVENIL

    ABÇS

    ResponderExcluir
  34. Devemos procurar todos aqueles que podem vir conosco e amealhar votos. O Macarrão é filiado do PMDB, inclusive eu fui na filiação dele. Naquela ocasião ele desejava ser candidato a deputado estadual pelo PMDB. Não sei se ainda mantém a intenção, mas se vier, será de grande valia na nossa chapa.

    ResponderExcluir
  35. 20:56:00,

    Se a dúvida permanece com você, infelizmente só o decorrer da campanha poderá tira-la.
    De uma chance ao tempo e não estabeleça uma idéia fixa sobre o assunto, ou você vai continuar sem de sentir o perfume da flor com medo de se ferir nos espinhos.

    ResponderExcluir
  36. Olá Robertinho,

    Sensata e pertinente a sua análise. Você entende do riscado.

    ResponderExcluir
  37. Mas cabe uma pergunta: o PMDB vai desembarcar do governo ou vai continuar com apego aos cargos¿ No DETRAN, por exemplo, como fica¿

    ResponderExcluir
  38. Dep. Parsifal,
    Não tenho a menor dúvida de que o nosso candidato Juvenil, com a experiência política que tem e com o suporte da força do PMBD e de pessoas como você será o futuro governador do Pará. Vamos à vitória.

    ResponderExcluir
  39. Dep. Parsifal,

    Vamos à vitória com o nosso candidato Juvenil, você, Jader e todo o pmdb unido.

    ResponderExcluir
  40. carissimo, deputado o PMDB, rodo, rodo e não fez o que o povo queria, sera que esses desisão de lançar o Juvenil, não deixara o partido com a campanha desacreditada? pois quem tem chances mesmo é o JADER.

    ResponderExcluir
  41. Olá Ponês,

    O Jader decidiu que concorrerá ao Senado, portanto esta é uma discussão que para o PMDB não mais faz sentido.
    Entre a candidatura própria com outro nome e a coligação com o governo vc já sabe o que decidimos, graças a Deus.
    Entre os nomes do partido, o Juvenil foi o escolhido por reunir, em termos gerais, e não só eleitorais, melhor condição para alavancar uma campanha.

    Agora é partir para a luta.

    Conto com vc.

    ResponderExcluir
  42. Boa noite Deputado! Conversei com Macarrão e ele disse que só sai candidato se o PMDB assim desejar!! Por vontade dele, apenas quer colaborar com o partido da melhor forma possível! Estamos prontos para o que a Convenção decidir!!! Abraço!!!

    ResponderExcluir
  43. Amigo,

    Quando o Macarrão veio para o PMDB a sua vaga de candidato a deputado ficou reservada. Ele tem a vaga e o PMDB terá todo prazer em tê-lo como candidato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação