Desfazendo especulações

espec

Depois que o PMDB anunciou a pré-candidatura ao governo do presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Juvenil, todo tipo de especulação começou a circular.

 

Há o alvoroço interno, protagonizado por atores que emprestam interpretação hostil ao nome posto, e a armação externa, levada a cabo pelos que adjetivam o movimento como adverso e procuram minar a posição tomada.

 

Daqueles internos, não pode deixar de vir à luz a posição do ex-deputado José Priante, que se coloca, igualmente, como pré-candidato do PMDB.

 

A arregimentação intestina, portanto, é o primeiro desafio de Juvenil, que deverá ter inteligência cognitiva suficiente para administrar as indulgencias, que obtidas dar-lhe-ão tranquilidade domestica.

 

As adversidades externas são os verdadeiros desafios de Juvenil. O trabalho de desacreditar-lhe a candidatura já está sendo providenciado.

 

Domingos Juvenil deverá enfrentar um primeiro mito: qualquer candidatura do PMDB que não seja Jader Barbalho receberá imediatamente a pecha de "laranja".

 

Diante da certeza de uma repactuação da aliança do PMDB com o PT, e devido à rápida guinada a uma candidatura própria, especulam os fazedores de teorias da conspiração, que tudo não passa de um acordo com Ana Júlia, que inclusive deverá bancar a campanha de Juvenil.

 

Há ainda, ao estilo daquelas que afirmam que o Elvis Presley está vivo e mora em Buenos Aires, que Domingos Juvenil lançou-se candidato ao governo para forçar Jader Barbalho a apontar-lhe ao PT como vice de Ana Júlia, como se Jader Barbalho cedesse a tal tipo de artimanha.

 

A mais absurda das teorias que ouvi diz respeito à tese de que a candidatura de Juvenil foi uma homenagem de Jader Barbalho a mim e a deputada Simone.

 

Além disto ofender o discernimento de um líder envolvido com meio século de vida publica, é uma peça adverbialmente hilária: imagine eu pegando o deputado Juvenil pelo braço e o conduzindo ao deputado Jader para ungi-lo, ao meu prazer, como candidato do PMDB…

 

Mais um interminável rosário de elucubrações típicas destas ocasiões poderia ser rezado, e as contra argumentações seriam inúteis: elas só desaparecerão na proporção em que Domingos Juvenil mostrar musculatura suficiente para se sobrepujar a este processo de desconstrução.

 

Por fim, vencidas todas estas especulações, sobra a conformidade política de afirmar que os prefeitos do PMDB não acompanharão a candidatura de Juvenil: no PMDB a única onça que esturra se chama Jader Barbalho e em não sendo ele o candidato é normal que haja dissidências.

 

E, dissidências haverão em relação a todos os candidatos, ao sabor das pesquisas de opinião: se o deputado Juvenil estufar o gráfico até prefeitos do PT vão aderir a ele, caso contrario, não fica um para desmontar o palanque.

 

O PMDB apresentou disposição de candidatura própria e isto se revela irreversível. O deputado Juvenil, Presidente do Poder Legislativo do Estado do Pará, com as mesmas prerrogativas institucionais de Ana Júlia, chefe do Poder Executivo, predispôs-e a disputar a eleição.

 

O deputado Juvenil tem ampla experiência administrativa e legislativa: foi vereador, prefeito duas vezes, três vezes deputado federal e duas vezes deputado estadual. Querer dizer que é um laranja desafia a inteligência política mais mediana e é puro exercício de contraposição.

 

Juvenil é um candidato com envergadura suficiente para vencer, e a sua candidatura não é um ensaio de vaidade ou um engodo eleitoral.

 

As adversidades internas cabe ao PMDB equacionar. As externas cabe ao povo do Pará ajuizar, considerando que o que tenho ouvido e lido, aqui mesmo, é que à Ana Júlia e à Jatene deve haver uma alternativa.

 

É melhor esperar o decorrer da campanha para avaliar a veracidade da empreitada.

Comentários

  1. Deputado essas pessoas sem fé, esquecem muito rápido os acontecimentos recentes, quando Jader decidiu lança junto com o PT, a então senadora Ana Julia. Todos diziam a mesma coisa que estão dizendo agora, que ela não teria chance de arrebata o governo, e tai o que deu, e na época tanto o PT como o PMDB, não estavam com uma boa estruturado. Foi o povo que queria a mudança, o mesmo povo que reclamo quando viram surgir a possibilidade de PMDB/PT caminharem juntos essa eleição, juvenil tem sim chance, e elas são reais, basta saber apartir de agora mexer a pedras que estão no tabuleiro, e isso nosso deputado Jader sabe fazer muito bem. A hora agora e resolver a pendências internas, para chegarmos fortes na batalha.

    ResponderExcluir
  2. o democrata ta feliz da vida, o vic não estava dormindo. agora quem ter muita insônia é o deputado paulo rocha!

    ResponderExcluir
  3. PARSIFAL, o JUVENIL terá que se afastar da Presidência da Mesa Diretora do Poder Legislativo já que este cargo é de natureza executiva?

    ResponderExcluir
  4. Parsifal, só acredito que o Juvenil não é laranja se o PMDB entregar os DAS e o poder de mando que tem em algumas repartições, principalmente
    no DETRAN e COSANPA. Só na COSANPA tem mais de 200 paraquedistas(DAS) todos do PMDB. Uma perguntinha que quer resposta, como o seu inimigo vai dormir junto com voce? A candidatura do Juvenil não é laranja é uma arvore inteira. Se queriamos um candidato ao Governo este seria o Jader e na impossibilidade dele a vaga era do Priante que segundo consta estaria pronto para a luta. Parsifal, o PMDB é maior que todos nós e não pode ser uma moeda de troca, principalmente levando em consideração que em todas as pesquisas o nosso Partido estava em primeiro lugar. O PMDB não pode ser um PV, um partido de aluguel e conchavos. Voce e a Simone ganharam a minha simpatia e respeito por serem sempre contra a este acordo espurio PT/PMDB.

    ResponderExcluir
  5. Decisão no mínimo coerente para não dizer sábia! Um Partido com 43 Prefeitos, vários Vice-Prefeitos, uma bancada respeitável de Deputados Federais e de Deputados Estaduais, ampla representação nas Câmaras Municipais, além de uma militância arrojada e organizada, a exemplo do PMDB Jovem e do PMDB Mulher, não poderia excluir-se da disputa sucessória ao Governo do Estado, abdicando de assumir o seu indelegável papel de PROTAGONISTA. A história, a tradição e a pujança do Partido e da sua militância seriam gravemente prejudicadas se participasse do pleito eleitoral apenas como coadjuvante, sem candidato a Governador. Agora sim! O Partido cumpre sua missão democrática e submete ao julgamento popular a coerência dos seus ideais, dos seus objetivos, do seu compromisso com o bem comum e com a justiça social, com o desenvolvimento do Pará e com o crescimento da sua economia, com o resgate da dignidade do trabalhador sustentada na viabilização de trabalho e na promoção de renda ao paraense trabalhador. Esta é a trajetória verdadeiramente democrática de um grande Partido Político, caso do PMDB no Pará. Agora cabe ao patrão POVO deliberar sobre os destinos desta Nação PARÁ!

    ResponderExcluir
  6. diretorio municipal do PMDB de Cametá28/05/2010, 07:41

    Hoje deputado acordei sedo e muito feliz, resolve da uma caminhada na cidade, passei em frente ao diretório do PMDB e reparei que o numero 15 que esta estampado em sua placa, hoje estar mais radiante do que o normal. Como se tivesse desabafando que esse ano o maior partido do Brasil, não vai servi de escada para ninguém chegar ao governo do Pará, ele tem candidato e diga-se de passagem é um bom candidato, tem nome e estrutura, para a batalha. Ele volto o PMDB volto, e dessa vez a pedido do povo do Pará.

    ResponderExcluir
  7. Vocês são engraçados mesmo. Viviam pertubando que o PMDB não podia coligar com o PT e agora o PMDB não coligou e lançou candidatura. Ai ficam enchendo o saco. Mas o candidato tinha que ser moreno e não mulato. Tinha que ser sem bigode. É laranja, é beterraba. Então tá vão votar na Ana Julia. Por que o candidato é o Juvenil ela agora presta? Vão tomar banho. Eu estou satisfeito porque o PMDB tem candidato e vou votar nele ora bolas. Quando o Jader lançou a Ana Julia o Almir ia ganhar no primeiro turno lembram?

    ResponderExcluir
  8. Aplica Parsifal, que o Juvenil não vai ser o laranja. Somente em uma cabecinha como a tua é que cabe esta idéia. Te esqueces que hoje o voto está mais qualitativo, as pessoas acessam e tem todo tipo de informações. Teu patrão tem tanta certeza de sua fragilidade que não encarou enfrentar uma campanha contra a Ana Júlia, e para não perder sua imunidade parlamentar ( olha a ficha limpa) vai tentar o Senado.. Contudo, ainda estou duvidando desta candidatura, pois como sabes o pmdb está muito rachado, e muita água ainda vai rolar debaixo da ponte.o Jáder não age com o fígado. O jogo começado pelo pmdb, tem rívais também fortes. Cuidado.

    ResponderExcluir
  9. CJK disse...

    Anônimo das 07:18h, falando em laranja, nesta minha manhã carioca você me inspirou a lembrar o grande Ataulfo Alves:

    "Você diz que me dá casa e comida, Boa vida, e dinheiro pra gastar, O que é que há, minha gente,
    O que é que há,
    Tanta bondade
    Que me faz desconfiar.

    Laranja madura
    Na beira da estrada,
    Tá bichada Zé,
    Ou tem marimbondo no pé"...

    28 de maio de 2010 07:56

    ResponderExcluir
  10. Acho que vc tem razão Parsifal. Eu lembro que disseram isto também do Priante quando ele foi candidato. Colocaram até um apelido nele. Ele era o Plutão, o filho do Jader. Quando for o Helder o candidato ai que vai ser o filho mesmo... Então, o Juvenil tem que se virar pra mostrar que é pra valer.

    ResponderExcluir
  11. Isso foi a vinganaça do Jader por conta da inauguração do elevado, onde Juvenil apareceu agarradinho com a governadora?

    ResponderExcluir
  12. Agora as comportas do Dpto Financeiro da AL vão abrir para a campanha do PMDB. Depois, no 2ºurno, haverá o acertão.
    Mãe Diná

    ResponderExcluir
  13. Deputado, assim como o PMDB possui cargos no Governo do PT, este possui cargos na administração do PMDB no Poder Legislativo, cargo esses, ressalte-se, de natureza executiva e do primeiro escalão da administração peemedebista na Assembléia Legislativa do Estado do Pará, como são os casos da SECRETARIA LEGISLATIVA cujo titular é o irmão da Governadora, ARTUR CAREPA, além da COORDENADORIA DA ASSESSORIA TÉCNICA, cuja Coordenadora desde a infância é a mais íntima amiga da Governadora, ambos nomeados por indicação pessoal da Governadora AMA JÚLIA. Além desses cargos, muitos outros estão ocupados por PETISTAS indicados seja pela bancada do PT seja por Deputados do PT e nomeados pelo administração do PMDB no Poder Legislativo, em decorrência do acordo político entre o PT e o PMDB. Pergunta-se: No Poder Executivo os cargos ocupados pelo PMDB serão desocupados, a fim de que o PT possa atender aos interesses dos Partidos da sua base aliada. No Poder Legislativo os cargos ocupados pelo PT terão o mesmo destino? A pergunta decorre do fato de ser uma questão partidária e você ser o LÍDER DA BANCADA DO PMDB na ALEPA, além do grande articulador do rompimento com o PT. Parabéns PARSIFAL pela sua coerente e destemida atuação político-partidária! Você é grande!

    ResponderExcluir
  14. "diretorio municipal do PMDB de Cametá disse":..... Hoje deputado acordei 'sedo' e muito feliz...... Ele 'volto' o PMDB 'volto'............putzzzzzzzzzz, se o governo do PMDB for desse mesmo naipe do diretório de Cametá, é melhor a gente ficar 4 anos sendo governados pelo Abdon e suas abdonetes..... ;)

    ResponderExcluir
  15. Ricardo Charone28/05/2010, 09:17

    Dep. Parsifal.
    Os ventos da incoerência sopram contra a idéia da candidatura própria.

    Será que Jader correria o risco de não ser apoioado pelo PT numa chapa conjunto com o Paulo, com o mundo de processos que ele tem pelas costas???

    Dúvido muito!!!

    Escolher Juvenil, que tem sua vitória praticamente garantida com Dep. Fed., e que nos últimos dias aproximou-se deverasmente do Governo???

    ResponderExcluir
  16. Parabéns PMDB,o Pará hoje acordou mais feliz e com muita garra para todos os desafios, deixem as especulações e crticas de lado agora é mãos a obra.
    estamos com vc Domingos Juvenil, afinalParsifal quem é o nosso vice...vou dar uma dicas Anivaldo, Valéria ou Hildegardo,bons nomes....V.Exa. não acha?

    ResponderExcluir
  17. Caro Parsifal,
    Quero parabenizá-lo pelos seus textos. É um prazer muito grande ler o seu blog.
    É muito triste ler "excessão" e "agora a pouco", comumente escrito em blogs que se dizem os mais lidos do Pará.
    Salve o bom português, a concatenação das ideias de maneira limpa e facilmente compreensível como o senhor faz.
    E claro, não poderia deixar de citar a seriedade dos seus comentários e consequentemente a sua credibilidade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Enquanto isso na Liga da Justiça...

    Super-Homem apresenta o novo Blog da Justiça: http://superamigosdopara.blogspot.com, e convida a todos a acessá-lo e participar de mais este espaço democrático na luta do Bem contra a Liga do Mal. Envie suas idéias, críticas, textos, fotos, comentários... Este espaço é de todos nós!

    Mulher Maravilha complementa: "Se todos temos os mesmos propósitos para o nosso Estado do Pará, divulgue este Blog e seja também nosso seguidor no twitter: http://twitter.com/SuperAmigosPara."

    Batman finaliza:"Aguardamos sua visita!"

    ResponderExcluir
  19. Deputado Parsifal,

    Parabéns pelo seu posicionamento coerente. Pois de qualquer maneira, esta atitude do PMDB lhe é um bálsamo merecido.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  20. Amigos, pensei que a arrogância de quém acredita ganhar tudo sozinho fosse dos petistas, mais acompanhando os comentários diários do blog do dep. Parsifal, passo a ver também muito no PMDB. Acredito que cabe ao PMDB resolver seus problemas internos e traçar suas estratégias para a disputa que se aproxima, ou seja, tem legitimidade para isso. Porém, acredito que em toda estratégia se tem um risco a correr. E nesse contexto da candidatura de Domingos Juvenil, cabe perguntar-se sobre o poder de atração que tal candidatura tem de outros partidos, isso é, se o PMDB não querer resolver tudo sozinho. Quanto ao comentário do Cametá, acredito que há um equívoco do amigo, já que, tal candidatura tem influência também na composição na chapa pra senado, tendo em vista que a balança pode desequilibrar para o lado dos candidatos da máquina, inclusive nas candidaturas das Câmaras federal/estadual, por isso o melindre de Jader em não tomar decisões influenciado pelo discurso emocionado dos prefeitos e deputados!!
    Jader e Paulo Rocha vão disputar entre sí para quém vai ser o mais votado, agora nos resta esperar as composições para saber qual candidatura poderá atrapalhar os planos de umas das duas e tentar roubar-lhe uma das vagas !!!
    Faço minhas considerações baseado nas palavras de Parsifal de que a candidatura do PMDB é para ganhar o governo e não para ser coadjuvante. Embora acreditando que não seja bem isso, mais apenas um caminho menos dolorido encontrado pelo PMDB de evitar o desgaste da sua figura principal, por não aceitar a concorrer!!

    ResponderExcluir
  21. Desculpem-me não responder especificamente os comentários, mas, pelo que se lê, eles se estão dividindo entre os que acreditam e apoiam a candidatura própria do PMDB e a estes credito o meu mais sincero agradecimento, pois é por isto que eu tenho me batido há tempos. Cabe-nos agora, como eu disse na postagem, ajudar o deputado Juvenil a superar as adversidades comuns de uma campanha.
    Há os que simplesmente se contrapõe e procuram depreciar o candidato, no intuito de enfraquecer a candidatura: contra argumentações deste tipo, carregadas de termos chulos e sem capacidade argumentativa alguma, não é possível estabelecer contraditórios, por se tratar de perda de tempo. Quem se resume a fazer da avacalhação o seu verbo, só peço que modere a linguagem, para não ter o comentário recusado.
    Há ainda aqueles que defendem a tese da candidatura própria do PMDB, mas acham que qualquer candidato que não seja o Jader Barbalho é um "laranja", e levantam as mais diversas teorias de conspiração: peço a estes que deem ao PMDB e ao deputado Juvenil a chance de demonstrar que isto não procede.
    Aos peemedebistas, quero dizer que temos um candidato e devemos, doravante, nos bater por ele. Eu já estou pondo o pé na estrada para fazer isto.

    ResponderExcluir
  22. Concordo como o anônimo das 28/05/2010 08:32:00. Pois Dep. Quero acredita que Dep. Juvenil tenha se lançado, por vontade própria, porque se PMDB o coagiu a sua candidatura e uma falta de respeito, para como o PMDB, e como dep Juvenil; que era e é declaradamente apoiado do governo Ana Julia. E uma política desleal colocar aliados como adversário, só para deleite de alguns

    ResponderExcluir
  23. Tem alguns que acreditam que o Juvenil é apenas um laranja, eu pessoalmente não acredito, sou PMDB eleitor do Parsifal e torcia que o Parsifal fosse o nome a enfrenta esse desgoverno,mais tudo bem! agora faço uma indagação aos incrédulos que acham que a candidatura do Juvenil é uma armação. Se o mesmo passar pro segundo turno?! de laranja ele será um tremendo abacaxi pro desgoverno do PT. PARABENS A TODOS NÓS DO PMDB, VAMOS COLOCAR A TROPA EM CAMPO VAI COMEÇAR MAIS UMA BATALHA.

    ResponderExcluir
  24. parabéns parsifal,atáves do teu blog conseguimos que o pmdb lançasse candidato ao governo,o povo tem direito a ter opção e não imposição.essa ana júlia não tem condições,até se ela concorrer com o poste da rede celpa perderá,porque o povo do pará tem um verdadeiro NOJO, ÓDIO, DESSA MULHER INCOMPETENTE E CORRUPTA.

    ResponderExcluir
  25. O PAULO ROCHA NÃO É PÁREO PRO JADER, A VAGA DE SENADOR JÁ É DELE.

    ResponderExcluir
  26. o cenário nacional com o empate entre a candidata dilma e o serra, antes de boa parte da população terem conhecimento que a mesma é a candidata do presidente lula, que tem indices de aprovação próximos de oitenta por cento, terá reflexos no cenário regional. Com a possivel alanvancada da candidata governista, os cofres de campanha da candidatura oposicionista iram minguar, dificultando que o sentimento de mundança existende no pará seja capitalizado pela candidatura tucana local, abrindo possibilidades reais de vitória para o pmdb, principalmente se o candidato for o priante que tem um nome com menos rejeição do que o jader e mais densidade eleitoral e expectiva de novidade que o juvenil.

    wendell correa

    ResponderExcluir
  27. Parsifal, se no seu time de futebol voce tem o Pelé, voce vai de Juvenil?
    Como um cidadão que sendo Prefeito de Altamira, com a máquina, com o dinheiro e a caneta não conseguiu ser reeleito, como querem que ele seja Governador? Veja a vbotação que ele teve para Deputado Estadual, pifia, ruim e para não dizer decepcionante. Ele foi eleito graças aos votos dos outros (legenda). Parsifal se o Jader não queria vir, o candidato natural era o Priante, que inclusive disse que toparia ir a luta. Porque não voce? Qual o mérito do Juvenil, aprovar o emprestimo para a reeleição da Ana Julia? Ser o Presidente da ALEPA? Ou por ter andado abraçado com a Ana Julia por ocasião da inauguração do "vermelhão"? Parsifal, estou doente com esta decisão daqueles que mandam no PMDB e mais uma vez teremos um Naziazeno para fazer numero.

    ResponderExcluir
  28. Que papelão em Parsifal, que laranjão?

    ResponderExcluir
  29. Isso que é dizer "nada menlhor que um dia atrás do outro (e uma noite no meio)". O Jader é o cara,deu respostas pros dois traíras que estavam de mãos dadas na inauguração do elevado.

    ResponderExcluir
  30. AH Parsifal, na boa! Dizer que o Juvenil não é um laranja eh no minimo duvidar da inteligencia de nós todos! hahahah! Quando vi o Diario hj tive um ataque de risos! PA-LHA-ÇA-DA essa! Um cara sem o menor carisma, que fez insandices das mais diversas como presidente da ALEPA, que teve a audacia de falar que devolveria a parte do emprestimo destinada a alepa para os municipios para não instituir o PCS! Um cara que ODEIA os servidores efetivos da ALEPA, pq eh isso mesmo, ele só pode ODIAR os servidores! Não existe outra explicação! Vai ser a primeira vez na minha vida que não votarei em um candidato do PMDB! Vou votar logo na ANA mesmo, infelizmente! Paciencia, Deus, paciencia! Mais 4 anos nas mãos dessa mulher!

    ResponderExcluir
  31. Parsifal, não acredito que somente voce acredite que o Juvenil não é laranja, é sim um laranjal. Que pena agora que poderiamos ganhar, o PMDB me vem com um novo Naziazeno. Não queira passar a impressão que somos todos lesos e que usamos nariz de palhaço. A imenda ficou pior do que o soneto.

    ResponderExcluir
  32. Gigante PARSIFAL, perdoe-me a indelicadeza de reiterar o pedido de esclarecimento anteriormente formulado (08:50:00), mas o faço, pois creio que seja do interesse de todos os autênticos peemedebistas. Sendo assim, pergunto-se:

    O desembarque do PMDB da "nave" administrativa do Poder Executivo, implica no desembarque do PT da "nave" administrativa do Poder Legislativo?

    A questão não é meramente administrativa, mas de natureza político-administrativa-partidária, razão de submetê-la à manifestação do Líder do PMDB no Poder Legislativo.

    ResponderExcluir
  33. PREZADO DEPUTADO, A ÚNICA COISA QUE A MAIORIA DE NÓS PARAENSES NÃO QUERÍAMOS ERA UMA ALIANÇA COM ESTA DESGOVERNADORA. CLARO QUE MUITOS GOSTARIAM DE VER O DEPUTADO JADER COMO CANDIDATO. OUTROS COMO EU SONHAM COM A ALIANÇA ENTRE PMDB E PSDB. E AINDA EXISTEM AQUELES QUE SEM JADER, APOSTAM EM UMA CANDIDATURA PRÓPRIA DO PARTIDO ATRAVÉS DOS NOMES DE PRIANTE, HIDELGARDO, E QUEM NOS DERA O SEU NOME, QUE VEM CONQUISTANDO CADA VEZ MAIS NÓS PARAENSES, COM SUA POSTURA COMBATIVA, COERENTE E ÉTICA, COM ESTE DESGOVERNO QUE TRAIU SEU POVO. DEPUTADO, POSSO LHE ASSEGURAR QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO DESTE Estado, está preparado para tudo, menos para aguentar mais quatro anos deste absurdo que é esta senhora e sua turma.

    ResponderExcluir
  34. A grande verdade é que o lançamento da candidatura Domingos Juvenil não passa de uma medida protelatória por parte do Jáder. Devido às pressões que o partido vêm recebendo, alguma atitude deveria ser tomada, como foi.
    Acontece que o deputado Juvenil é muito pouco conhecido fora de Altamira, tendo tido inclusive votação inexpressiva em 2006.
    Por ter sua votação concentrada em Belém e redondezas, o único nome que vai decolar será o Priante.
    Quando ele resolver o problema da posse ou não na prefeitura de belém, estará livre para assumir a candidatura.
    E o pmdb está desta vez com a faca e o queijo nas mão. Com os índices de pesquisa apresentados pela desgovernadora, as chances do pmdb passar para o segundo turno são as melhores em muitos anos. O povo quer mudanças. Só não vê quem não quer ver.
    E uma vez no segundo turno, será a hora de "conversar" com o partideco. Nos termos do pmdb, é lógico.

    ResponderExcluir
  35. Deputado, estamos com você, iremos votar 15 independente de quem estiver na direçao afinal somos um partido, não uma ditadura.

    ResponderExcluir
  36. Depois de 35 comentários publicados e 11 recusados (todos os recusados dizem a mesma coisa que os publicados, mas usam uma linguagem totalmente inadequada), continuam os textos com a mesma divisão temática em tres geografias.
    Creiam, mesmo aqueles que se contrapoem e avacalham o debate, que está sendo de enorme valia esta verdadeira pesquisa qualitativa sobre a candidatura do deputado Juvenil.
    Já posso avaliar que o maior desafio do canditado do PMDB é convencer a opinião pública que ele não é um "laranja".
    Doravante, será também a minha nova peleja, pois a primeira está vencida, que foi ter um candidato. Creiam, como já viram, eu não desisto jamais.

    ResponderExcluir
  37. Ao 14:06:00,

    O PMDB comunicará a governadora que todos os cargos indicados pelo partido não mais estão assegurados pelo partido e comunuicará aos detentores dos cargos que o partido não mais os indicam e devem se exonerar.

    ResponderExcluir
  38. Agora a pouco no Blog do Noblat

    Pará - PMDB rompe com PT. Jader sai para o Senado

    João Carlos Magalhães, do UOL:

    Depois de cerca de oito meses de indefinição, o PMDB no Pará decidiu que não irá se coligar com o PT para apoiar a reeleição da governadora petista Ana Júlia Carepa.

    Em reunião na noite de ontem, os peemedebistas decidiram que lançarão candidatura própria. Inicialmente, o escolhido foi o deputado estadual Domingos Juvenil, presidente da Assembleia Legislativa.

    Ficou definido também que o deputado federal Jader Barbalho, principal líder da sigla no Estado, tentará voltar ao Senado, onde chegou a ser presidente.

    Em 2001, ele renunciou ao cargo de senador, em meio a escândalos de corrupção.

    A reedição da aliança que elegeu Ana Júlia em 2006 era considerada muito importante para a reeleição da governadora, e essencial para compor um palanque forte para a pré-candidata ao Planalto do PT, Dilma Rousseff, no Estado mais populoso da região Norte.

    Durante o período de negociação, diversas lideranças nacionais petistas foram a Belém (PA) tentar convencer Barbalho, como o ministro José Padilha (Relações Institucionais) e o ex-ministro José Dirceu.

    Mas as rusgas acumuladas durante os três anos e meio de governo estadual, no qual o PMDB diz ter sido escanteado pelos petistas, e os resultados de pesquisas de intenção de voto, indicando altos índices de rejeição de Ana Júlia, animaram os peemedebistas.

    ResponderExcluir
  39. Após a exoneração dos peemedebistas no Poder Executivo, os ocupantes de cargos indicados pelo PT e pela Governadora na administração do Poder Legislativo, também serão exonerados?

    ResponderExcluir
  40. Não esqueçamos que assim como no futebol, na política paraense as coisas também estão mudando. Acabou a hegemonia de Remo e Paissandu. Quando não era um era o outro, tudo muito bem arranjado. Nosso povo está atento e tem consciência da importância do voto para o Governo do Estado. Não podemos mais compactuar com acordos de cúpulas quando o único interesse em discussão são os interesses particulares desses mandatários, cada um defendendo o seu quinhão, para continuar tudo como dantes. O Pará está precisando de um grande líder que venha dar um choque de gestão eficiente neste Estado, para deixarmos essa condição de almoxarifado, donde tudo é tirado e nada retorna em benefícios para nosso povo. O Juvenil, apesar do nome, com certeza não é o indicado para a essa tarefa.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário é a mais pura realidade, pois esta "dita" diretora do interior no tempo da Rosinha Maldita, é servidora da Prefeitura de Belém que é cedida para a SEDUC e a SEDUC cede para outra prefeitura. Moral da História....Esta servidora recebe salário das 3 (tres) esferas sendo da mesma fonte (FUNDEB). E ainda tira vaga de um outro profissional desempregado. Investique este fato nobre deputado.
    Mariana disse:

    Comentário postado em 28/05 Sexta-feira às 08:21h

    "Infelizmente quem paga o onus de toda esta irresponsabilidade são os alunos. Pois a falência da educação em nosso estado vem desde os tempos da ROSINHA MALDITA, que junto com sua "organização" de seguidores, não tiraram seus traseiros das cadeiras giratórias de dentro de seus gabinetes pra sentirem a dura realidade que se encontrava nossas escolas. Os prédios das unidades escolares nos municípios estavam largados as traças. No SEDUCÃO tinha uma diretora, dita de interior que só queria usar as benécias do cargo e perseguir quem batia de frente defendendo a educação. Até hoje a SEDUC tem o critério de CEDER servidores, sejam professores em sala de aula ou técnicos para prestarem serviços para outros orgãos (Prefeituras, Associações, ETC..), pasmem..COM ONUS e por tempo INDETERMINADO para o orgão de origem. Lógicamente, não terá recursos para pagarem os servidores que realmente trabalham para a educação. Onde esta o Ministério Público?"

    ResponderExcluir
  42. Ivair Justino28/05/2010, 21:12

    É público e notório que o povo do Pará (do Carajás e do Tapajós também) quer uma mudança de mentalidade na maneira de governar este estado, só não sei se Domingos Juvenil representa esta mudança. Quanto ao "esturro" do lider peemedebista, era o que todos gostariam de ouvir.

    ResponderExcluir
  43. Para quem acompanhou o parto que foi a autorização para o empréstimo de 366 milhões e viu o senhor e a deputada Simone contra os 7% que ficariam para a ALEPA, num discurso pra lá de forte, quase grosseiro, estranha essa mudança de vento. Naquela ocasião tinhamos a impressão de que o presidente Juvenil estava na lista negra do Jader, e de uma hora pra outra, Juvenil vira anjo? Continuo achando que ele é laranja.

    ResponderExcluir
  44. Parsifal,
    Com esse carisma de esquimó, não há dúvida, o Juvenil está eleito!

    ResponderExcluir
  45. Vic, em minhas andanças na internet encontrei este site www.porravic.tumblr.com. É alguma nova peça tua ou só gente te zuando?

    ResponderExcluir
  46. Boa noite, caro Dep. Parsifal e demais participantes deste salutar debate! Primeiramente, gostaria de aqui deixar registrada minha alegria com a decisão democrática do maior partido do Pará e do Brasil, de ouvir a voz rouca das ruas, e da militância peemedebista, de nosso Estado, que praticamente imploravam por uma alternativa capaz de fazer frente a este desgoverno petista, os quais demonstraram nesses 3 anos e meio não possuírem a menor condição, seja política, seja administrativa, de planejar e executar projetos que façam frente aos graves problemas sociais e estruturais do nosso querido Pará. Em segundo lugar, como militante peemedebista, parabenizo o Partido pela escolha do Dep.Juvenil como candidato a Governador do Estado, pois é um dos grandes quadros do nosso Partido, que possui excelentes opções, como Jader, Priante, Hidelgardo, Luís Otávio, Parsifal e outros! E nem passa pela minha cabeça a possibilidade que muitos aventaram neste debate, de ser uma candidatura "fajuta", pois um Partido do tamanho do PMDB jamais poderia fazer um papel desses, sob pena de perder toda credibilidade adquirida em anos de grande atuação político-partidária junto ao povo paraense!!! Entendo que é hora de nos unirmos em torno de um projeto partidário, e não de projetos pessoais, pois não podemos aguentar mais 4 anos de atraso e submissão à incompetência e ao despreparo deste governo atual! Convoco a todos os militantes e simpatizantes do PMDB a nos engajarmos de corpo e alma nesta nova empreitada, independente de quem seja nosso candidato, pois o mais importante agora é vencermos a batalha!!!! E que a partir de agora, passemos a discutir alternativas e projetos para o desenvolvimento e crescimento do Estado do Pará, a melhoria das condições de vida de nossa população e propostas que alavanquem o setor produtivo destruído pelo Governo da senhora Ana Júlia!!! Sugiro ainda que nosso candidato a Vice-Governador venha do interior do Estado e que conheça profundamente a realidade da sofrida população interiorana paraense. Acredito profundamente que esse é o momento de chegarmos novamente ao comando político deste Estado, para que voltemos a ao papel principal na liderança das transformações sociais, sonhadas por nossos fundadores e tão almejadas por nosso povo!!!!Obrigado pela oportunidade, e espero voltar brevemente a este democrático espaço do debate de idéias.
    M.M.Zorro

    ResponderExcluir
  47. O PMDB é um grande partido e tem bons nomes, mas daí achar que pode implacar a candidatura de Juvenil é querer demais.Esta maquinação pode até atrapalhar a candidatura de Jader ao senado.É o que penso. O PMDB com Juvenil perde meu voto.

    ResponderExcluir
  48. diretorio municipial do PMDB de cametá29/05/2010, 07:53

    Resposta ao anônimo do dia 28/05/2010 as 09:13:00, se um governo cheio de doutor fosse sinônimo de boa administração, esse governo da preciosa não seria essa droga.

    ResponderExcluir
  49. Qualquer candidatura do PMDB que não fosse a de Jader Barbalho seria taxada de laranja.
    O Deputado Juvenil é um candidato viável, pela primeira vez no Pará, um político com raízes no interior tem reais possibilidades de vitória. Como paraense, fico triste em ver que os eleitores ao invés de procurarem conhecer a história política de um candidato, se limitam a criticar o que muitas vezes não conhecem e pior, são preconceituosos a ponto de achar que a idade é sinônimo de incompetência e não de experiência. A candidatura está ai, resta apenas aguardar os resultados, temos como exemplo, o ano de 1998, quando Luís Otávio se lançou candidato ao Senado e tinha 1%, foi zombado e gozado e no final ganhou; Em 2002 Maria, uma desconhecida, suplente de deputada foi lançada pelo PT ao governo, e tinha 0,5% nas pesquisas, foi zombada, humilhada e quase ganha de Jatene; Em 2008 Priante, foi escolhido pelo PMDB para ser Prefeito, começou em 4º nas pesquisas e quase fatura a Prefeitura.
    Meus amigos, Juvenil, É chefe de um poder e chamá-lo de "laranja" parece ser coisa de quem não quer pensar e ver que ele tem muita chance de se eleger.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação