George Washington – pintado por Peale
Por falar em George Washington, o mais reverenciado dos ex-presidentes dos EUA, uma das historias contadas sobre ele é que certa noite, em plena vigília de batalha da guerra de independência, sem poder conciliar o sono saiu da sua tenda e fez-se a andar no acampamento.
A capa que lhe protegia do inverno centro americano sombreava-lhe o rosto e ele passava despercebido.
Ao ver dois soldados que recebiam ordens do comandante do destacamento para levantar uma paliçada, aproximou-se.
Os soldados não conseguiam levantar um enorme moirão: sempre que tentavam, falhavam na missão de empina-lo no buraco cavado.
Ao terceiro grito do comandante, ordenando que os soldados tentassem de novo, aproximou-se e pegou o moirão com eles, empinando-o no buraco.
Concluída a tarefa, ele se voltou ao comandante e perguntou o porque do mesmo não ter ajudado os soldados ao invés de se colocar a dar ordens.
O comandante empertigou-se e retrucou:
- Não vê que eu sou o comandante desta tropa?!".
Washington, retirando o casaco que lhe cobria o uniforme de comandante supremo dos forças norte-americanas e mostrava-lhe a face, respondeu serenamente:
- Eu sou o Comandante em Chefe do valoroso exercito americano. Da próxima vez que vir seus homens com alguma dificuldade, por favor, me chame.
Comentários
Postar um comentário
Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.