Pular para o conteúdo principal

Uber contrata Embraer para projetar carros voadores

Screen 001

As tecnologias disruptivas causam alvoroço negativo quando abocanham o mercado feito leviatãs famintos, mas são inexoráveis e acabam provendo evolução em todos os níveis.

É o caso da Uber, que apesar dos percalços em mercados resistentes e da falta de sintonia fina no manejo de sustentabilidade financeira, firmou-se de vez no mercado de transporte individual terrestre e já caminha para carenar a modalidade no transporte aéreo de curto espaço, no que seria um quê de evolução dos drones.

No que tange à tecnologia ponta a ponta – prestador/usuário – a Uber já tem a maior base mundial na área que atua. Esse estoque é de fácil migração para o transporte aéreo de curto percurso. A Uber já oferece isso em algumas cidades, com o Ubercóptero.

Mas o serviço Ubercóptero é limitado, pois o uso do helicóptero para transporte individual ainda é relativamente caro.

A Uber já está na onda de uma promessa de disrupção na qual já estão, além de meia dúzia de pequenas startups, gigantes como a Google, a Microsoft e a Tesla: o transporte individual sem motorista aliado ao carro elétrico.

Mas a empresa não se limita à proposta de carro elétrico sem motorista e vai mais longe: quer o carro aéreo, com ou sem motorista, projeto, aliás, que a gigante da aviação, Airbus, já está trabalhando, para ao final concluir, dentre as duas modalidades, qual teria mais custo benefício no mercado.

E acabou sobrando para nós um pedaço desse novíssimo naco, pois a Uber contratou ontem (25) a Embraer para ser a principal desenvolvedora do projeto de “carros voadores”, como estão sendo chamados os protótipos de veículos elétricos que decolam e aterrissam verticalmente e fazem deslocamentos urbanos curtos, com passageiros.

Screen

O contrato prevê que os primeiros voos experimentais devem ocorrer em 2020, a partir de quando a homologação do veículo será providenciada para operação comercial até 2023.

A Embraer, além de desenvolver o conceito do veículo, vai fabricá-lo e será responsável pela manutenção e operação da frota, diretamente ou por concessão. A Uber vai ficar naquilo que já faz hoje: unindo através do seu aplicativo, o prestador do serviço ao usuário.

Além da Embraer, o Uber contratou a Aurora Flight Sciences, especializada em drones e helicópteros), a Pipistrel Aircraft, uma empresa eslovena que fabrica aviões de pequeno porte, a Mooney, que também fabrica pequenas aeronaves e ninguém menos que a Bell Helicopter, uma das maiores fabricantes de helicópteros do mundo, o que demonstra que a coisa não é um mero experimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.