Pesquisa Datafolha mostra Lula liderando em todos os cenários

Screen 003

Pesquisa Datafolha publicada ontem (29), a primeira depois da divulgação dos ex-executivos da Odebrecht, ratifica o que outros institutos de pesquisa têm mostrado ao longo de 2017: o ex-presidente Lula se mantém absoluto na primeira posição, mesmo debaixo da peia da Justiça e da imprensa.

O Datafolha revela ainda que o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) cresceu a ponto de já se ver um cenário em que ele aparece empatado, em segundo lugar, com a ex-senadora Marina Silva (Rede), que já disputou a eleição presidencial por duas vezes, o que é índice de que o Brasil segue uma tendência mundial de guinada para a extrema direita.

Outra constatação da pesquisa é que as lideranças presidenciáveis do PSDB, diferentemente de Lula, não resistiram às bordoadas da Lava Jato e foram praticamente à lona: os senadores Aécio Neves e José Serra, juntamente com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, derreteram nas intenções de votos, restando ao neotucano João Dória, atual prefeito de S. Paulo, caso ele consiga fazer alguma coisa na cidade além de propaganda, uma expectativa de representação dos ranfastídeos em 2018.

Abaixo, os 6 cenários de primeiro turno pesquisados pelo Datafolha. Nos dois primeiros gráficos, posicione o mouse sobre a linha desejada para ler o percentual de cada candidato:

 

Como se pode ver, o ex-presidente Lula, em todos os cenários em que aparece, resiste bravamente com um terço das intenções de voto, o que é um estoque de largada excepcional para qualquer candidato, principalmente para ele que há mais de ano se movimenta sobre o pesado porrete da mídia e das lanças da cruzada da Lava Jato.

Nos cenários de segundo turno, Lula derrota todos e empata tecnicamente, embora perdendo numericamente, para a candidata da Rede, Marina Silva, e para uma hipotética candidatura do juiz Sergio Moro.

Abaixo os 6 cenários de segundo turno pesquisados:

O Datafolha fez 2.781 entrevistas, em 172 municípios, na quarta (26) e na quinta (27), antes da greve geral de sexta (28). A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Comentários

  1. Caro deputado, ao que parece, sob os ares dá democracia, Lula é imbatível.

    ResponderExcluir
  2. https://www.bolsa-familia.com/beneficiario/para/barcarena/franciana-caetano-da-silva/12740378426

    ResponderExcluir
  3. O povo chegou a conclusão que ele é o melhor corrupto pra ser votado

    ResponderExcluir
  4. Qual dos sindicatos mandou fazer a pesquisa? O sistema desses programas só leem o que se armazena dentro deles ou com o pagamento antecipado.

    ResponderExcluir
  5. Nobre Deputado,
    Não obstante o respeito e admiração que tenho por sua verve, permita-me discordar não da pesquisa e sim do instituto, que tem a mesma credibilidade daquele do Edir Veiga. Lembra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Datafolha colocar o Lula na frente é um sacrilégio para a Folha de S. Paulo, portanto é bom não duvidar. Ainda, todas as pesquisas recentes, inclusive Ibope, apresentam resultado similares dentro das margens de erros.
      Mas pesquisa é um retrato em preto e branco do exato momento em que ela foi feita. Daqui a um ano muitos moinhos verão águas passarem por suas pás.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação