14/04/2017

Ex-deputado ironiza adversários na Lista de Fachin, mas leitor avisa que ele também está na lista

Shot001

Há cerca de 40 deputados estaduais, prefeitos, governadores, ex-deputados e ex-prefeitos, que não estão incluídos na Lista de Fachin porque nela só estão os que têm foro no STF.

Os alvos que não responderão a inquéritos no STF foram remetidos pelo ministro Fachin para os tribunais ou juízos singulares correspondentes aos respectivos foros.

A ausência na Lista de Fachin, mas a remessa do nome às instâncias inferiores já causou o primeiro cordel do anedotário referente.

O evento ocorreu em Pernambuco, quando o ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago, ao ver na lista nomes de adversários, postou no seu Facebook uma catilinária contra os ditos:

"Ministro Fachin aperta o cerco e toca inquéritos para todos os lados. Novidades: Pernambuco está bem representado no time a ser investigado. Vai do ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, passa por ex-governador e Senador, atual Deputado Federal Jarbas Vasconcelos, segue pelo Senador Fernando Bezerra Coelho e pelo "Ministro" de Temer, Bruno Araújo. Vamos ver suas respostas. Que tudo seja investigado. Com transparência, sem qualquer tipo de sigilo. E vem mais por ai"

Menos de uma hora depois um seguidor de Paulo Santiago, que foi deputado federal pelo PDT e agora é filiado ao PSOL, adicionou a punhalada curta e seca:

"Seu nome também está na lista Paulo!"

É que Paulo Santiago, sem foro no STF, como todo os demais que não estão na Lista de Fachin, mas que estão na Lista de Janot, teve o seu pedido de inquérito enviada à Justiça Federal de Pernambuco, para apurar o recebimento de R$ 76 mil a sua campanha à Câmara em 2010, pago pela Odebrecht.

Após constatar a surpresa, Santiago relativizou a presença do seu nome na lista, opinando que a Justiça Federal local ainda vai decidir se abre ou não inquérito contra ele.

2 comentários:

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.