Raduan Nassar, o Boca do Inferno moderno

Shot 004

Rumorejou no Brasil e em Portugal o quiproquó na entrega da edição 2016 do Prêmio Camões de literatura ao escritor brasileiro Raduan Nassar, na sexta-feira, 17, em São Paulo.

O quiproquó foi protagonizado pelo escritor galardoado e o ministro da Cultura Roberto Freire (PPS-SP).

Ao receber o Prêmio Camões, Nassar encarnou Gregório de Matos, um dos expoentes do barroco luso-brasileiro, alcunhado de “Boca do Inferno”: desatou a descompor o governo Temer, passou por Alexandre de Moraes, indicado de Temer para o STF, a quem adjetivou como uma “figura exótica”, e terminou no próprio STF, criticando a decisão do ministro Celso de Mello de manter a indicação de Moreira.

Sem se rogar, Roberto Freire quebrou o protocolo – o último a falar em eventos do tipo é sempre o premiado – e acusou Nassar de cuspir no prato que acabava de lamber, pois investia contra um governo que acabava de lhe conceder a maior honraria literária do país, que além da medalha de honra é acompanhado de um cheque de R$ 50 mil.

Logo, nessa dicotomia mecânica que vive a nação, começou um movimento, sugerido por Freire, para que Nassar devolvesse o prêmio e o dinheiro e fosse cozinhar camisas e broches para o PT comercializar.

Nassar até que pode ir costurar camisas se quiser, mas não tem que devolver coisa alguma. O Prêmio Camões foi instituído por um protocolo celebrado entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil, portanto não é um prêmio concedido pelo governo Temer, mas por duas Repúblicas instituídas por Estados soberanos e Freire deveria saber a elementar diferença entre um governo e a República.

Posto isso, foram impertinentes os argumentos da réplica. Freire até poderia quebrar o protocolo e replicar Nassar, mas não com sustentação tão rasteira para o cargo que ocupa, pois, esse negócio de “quem fala o que quer ouve o que não quer”, tem limites de aplicação no protocolo da função que, algumas vezes, nos obriga a ouvir o que não queremos e nos impõe ficar calados pelos ossos do ofício.

A propósito, conheço de Raduan Nassar apenas duas obras e ambas são ótimas leituras: “Lavoura Arcaica” e “Um copo de cólera”.

Comentários

  1. Parsifal;

    O Roberto Freire foi 'sabatinado' pela equipe de jornalistas da BAND (Canal Livre) e meteu os pés pelas mãos, interrompendo perguntas e tergiversando longamente em suas respostas sobre este caso - para ao final não dizer nada, diante das cutucadas que levou por suas reações exasperadas durante a entrega do prêmio Camões do MC e por ter saído em defesa do ex secretário de segurança pública de São Paulo (futuro ministro do STF) que mandou baixar porrada em estudantes dentro de escolas ocupadas, classificando-o de democrata.

    Roberto Freire já foi um comunista, já esteve do mesmo lado daqueles que hoje ataca, usando as mesmas expressões deturpadas que ouviu dos militares em 64. É impressionante o poder do 'vil metal', desempenando a cabeça dos homens de esquerda até lhes colocar numa posição de extrema direita. O PPS é hoje uma legenda de aluguel servil à direita neoliberal deste país. Quem viu o Jordy de camiseta e calça jeans bradar do alto de carros-som contra 'as forças conservadoras' e hoje o vê encasacado num terno estiloso embarcando em jatinhos para reuniões com as elites empresariais e agrárias do país.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que nunca tinha ouvido falar desse Senhor, mas ultimamente algumas figuras do eixo Rio/São Paulo que contempla 93% dos contemplados pela Lei Rouanet, se arvoram em defender os petistas e denunciar um possível golpe que retirou a Dilma do poder que nem mesmo ela e figurões do Pt defendem.
    Ai fui pesquisar o porque de tanto deslumbre pelo partido da estrela vermelha. e bingo, achei a razão, esse menino em 2014 recebeu a pequena quantia de R$- 2.839.195,00 conforme Salic, essa quantia teve as contas rejeitadas pelo TCU e é alvo da CPI da Lei Rouanet que tramita na Camara Federal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação