Cai por terra mais uma conveniência da teoria da conspiração envolvendo o King Air do Grupo Emiliano: o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) declarou que “o gravador de áudio do avião” está intacto e os últimos 30 minutos de voz – tempo máximo que esse tipo de equipamento arquiva – estão recuperados.
Aliás, foi a primeira vez que li o termo correto para o equipamento: “gravador de áudio”. O King Air sinistrado, assim como toda aeronave do seu porte, não comercial, não tem “Caixa Preta”, como vem se referindo a imprensa, ao artefato. Caixa Preta, além do áudio, grava os dados da navegação e o comportamento dos equipamentos de voo.
E as conversas registradas, oficiosamente reportadas pela Folha de S. Paulo, também deitam ao chão as conveniências da conspiração: o piloto não reporta problemas, limitando-se a coloquialidades e, por mais de uma vez, observando o mal tempo. Em certa altura, inclusive, afirma, “que vai esperar a chuva diminuir antes de pousar”. E eu já disse aqui que pousar um King Air, em pista sem instrumentos, sem copiloto, em mal tempo, é uma roleta russa.
Reporta a Folha ainda que, “na avaliação de técnicos do Cenipa o teor aponta, em caráter preliminar, que o piloto pode ter perdido o controle da aeronave, levando-a ao choque com a água”.
Caso se confirme o teor preliminar, se ratificará o que eu postei aqui desde o início e a conclusão virá sob a sigla LOC-I, o fatídico “Perda de Controle em Voo”.
Vou mais longe ao sugerir, com base nas evidências, que o LOC-I se deu por estol de asa, pois a imagem da ponta da asa esquerda espatifada indica que foi ela quem tocou primeiro a superfície do mar e tal tipo de inclinação, em queda, só acontece em estol transversal, ou seja, de asa, quando a aeronave estolada gira longitudinalmente no seu eixo transversal, o famoso “giro da morte”.
Veja abaixo, em um vídeo de um estol de asa em procedimento de pouso, quando a aeronave gira e perde imediatamente a sustentação.
E nesta circunstância, na altitude em que se encontrava a aeronave, em procedimento de pouso, é impossível retomar o controle de pilotagem, pois, como já escrevi aqui, só Deus consegue revogar as leis da física.
Comentários
Postar um comentário
Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.