Pular para o conteúdo principal

Pesquisa para prefeito em Santarém surpreende a política tradicional do município

A Doxa publicou a primeira pesquisa realizada em Santarém, com vistas às eleições municipais de 2016, que estão logo ali.

Para a surpresa dos tradicionais políticos locais, desponta como favorito um nome que nunca disputou eleições, em um município no qual nomes tradicionais travam disputas há algum tempo.

Trata-se do do empresário do ramo de hotelaria, Paulo Barrudada (PROS), que venceria a eleição para prefeito de Santarém, se a disputa fosse hoje:

shot

Há um fato, todavia, que pode recolocar os políticos tradicionais no jogo, pois eles ainda são experts em virá-lo: o percentual dos que não sabem em quem votarão, ou não quiseram responder à pergunta é de 48,2%. 

A Doxa fez três cenários de pesquisa estimulada. Em todos eles o nome de Paulo Barrudada aufere o mair percentual de intenção de votos e o atual prefeito, Alexandre Von (PSDB), em todos os cenários, aufere posição desconfortável.

shot 006

divisoria

shot 007

divisoria

shot 009

divisoria

Quando é medida a rejeição dos candidatos, o prefeito Alexandre Von é o mais rejeitado:

shot 010

O prefeito Alexandre Von, no entardecer do seu penúltimo ano de adminsitração, tem uma imagem bastante deteriorada no município:

shot 011

O que se reflete na avaliação da sua adminsitração, pois 64,7% dos santarenos (Péssimo+Ruim+Regular negativo) a desaprovam e somente 33,9% a aprovam:

shot 012

Um percentual de 78,5% dos santarenos desaprovam a administração do governador Simão Jatene, contra apenas 15,8% que a aprovam:

shot 013

A campeã de rejeição em Santarém é a presidente Dilma Rousseff: 84% dos santarenos desaprovam a administração da presidente da República, contra apenas 13,8% que a aprova:

shot 014

Em Santarém, 72,1% são a favor do impeachment da presidente:

shot 015

A Doxa ouviu 520 pessoas no município de Santarém, nos dias 16, 17, 18 e 19 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de 4 porntos percentuais para mais ou para menos.

Comentários

  1. a turma de secretários mais íntimos do Von disseram q esta pesquisa foi comprada....
    sei não...os índices de rejeição de Dilma e os índices dos q querem seu impeachment são semelhantes ao resto do Brasil.

    ou seja: ou os secretario estão equivocados da suposta compra da pesquisa ou os índices desfavoráveis a Dilma são também um Blefe..
    alguem ta errado ai..

    ResponderExcluir
  2. Esse é aquele instituto de pesquisa que disse que o Helder seria o Governador? Então tá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Esse é o instituto que disse que o Jatene seria o governador. E acertou.

      Excluir
  3. Como podemos acreditar nessa pesquisa em que o nome do Santareno Helenilson Pontes não aparece em nenhum cenário. Impossível, pois Helenilson Pontes foi um excelente político para região do oeste quando esteve no poder como vice-governador e o povo de Santarém sabe reconhecer em seu filho ilustre como seu futuro prefeito. Por esse motivo essa pesquisa perdeu totalmente a credibilidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.