Pular para o conteúdo principal

Os bastidores da Lava Jato

Screen

A prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS) e do banqueiro André Esteves trouxe à tona um fato que a procuradoria-geral da República já discutia com os ministros do STF: os dados sigilosos da Operação Lava Jato são vazados seletivamente para a imprensa e totalmente para terceiros interessados.

Os ministros do STF foram alertados pelo procurador-geral da República que André Esteves tinha em seu poder todos os documentos sigilosos da delação premiada de Nestor Cerveró. É possível, e em função disso foi decretada a prisão e a busca e apreensão nos próprios do banqueiro, que não somente a delação de Cerveró lhe tenha chegado às mãos, mas todas as delações colhidas na operação Lava Jato.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, opina que o fato "revela a existência de perigoso canal de vazamento, cuja amplitude não se conhece" e que é um “genuíno mistério" o fato de que documento "guardado em ambiente prisional, com incidência de sigilo, tenha chegado às mãos de um banqueiro privado em São Paulo".

E assim como os depoimentos sigilosos chegaram às mãos de Esteves - através de uma rede de vazamento dentro da PF, ou do próprio Poder Judiciário -, podem ter chegado em mãos outras, que podem ter providenciado, de posse de informações privilegiadas, a destruição de provas.

Dizem as alcovas dos tribunais, que foi com a suposição da existência dessa verdadeira rede criminosa de obstrução da Justiça, montada a partir do alcance dos autos sigilosos, que o ministro Teori Zavascki, juntamente com os demais ministros do STF, decidiu bancar a decretação da prisão do senador Delcídio Amaral, pois ele foi o único contra o qual foi apresentada prova da continuada obstrução.

Há quem garanta que no ventre da Lava Jato há outra investigação que tenta desvelar quem são os autores dos vazamentos e se eles agem pecuniariamente, vendendo as cópias das delações para investigados e outros interessados.

Comenta-se que o clima é de total desconfiança, pois policiais instalaram grampos ilegais em departamentos da própria Polícia Federal, para investigarem uns aos outros.

A Lava Jato, em sendo verdades os sussurros, criou vida própria e alimenta-se da intricada rede que criou para si mesma, gerando derivações que começam a ficar incontroláveis. Esse seria o verdadeiro motivo que teria levado Zavascki a interromper o fluxo derivativo das investigações, fatiando os inquéritos.

Comentários

  1. Nº 227, sexta-feira, 27 de novembro de 2015 COMPANHIA DAS DOCAS DO ESTADO DA BAHIA
    EDITAL No- 1, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015
    A Companhia das Docas do Estado da Bahia - CODEBA,
    autoridade portuária constituída sob a forma de sociedade de economia
    mista, por intermédio de seu Diretor-Presidente, Sr. José Muniz
    Rebouças, no uso de suas atribuições estatutárias, TORNA PÚ-
    BLICO aos interessados que estarão abertas as inscrições para Concurso
    Público destinado ao provimento de empregos, de Nível Superior,
    de Nível Médio e de Nível Médio/Técnico, e formação cadastro
    de reserva para o quadro de pessoal da Companhia das Docas
    do Estado da Bahia - CODEBA.
    1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
    1.1 O Concurso Público regido por este Edital, pelos diplomas
    legais e regulamentares, seus anexos e posteriores retificações,
    caso existam, visa ao preenchimento de 18 (dezoito) vagas
    imediatas e à formação de cadastro de reserva para os empregos de
    Nível Superior, Nível Médio e Nível Médio/Técnico do Quadro de
    Pessoal da Companhia das Docas do Estado da Bahia - CODEBA,
    respeitando o percentual mínimo de 5% (cinco por cento) previsto no
    Decreto Federal nº 3.298/99, que regulamenta a Lei nº 7.853/89, no
    Decreto Federal nº 5.296/2004 e na Súmula 377 do Superior Tribunal
    de Justiça, que dispõem sobre a reserva de vagas para candidatos com
    deficiências, e o percentual de 20% (vinte por cento) das vagas para
    candidatos negros, previsto na Lei Federal nº 12.990, de 9 de junho
    de 2014. OBS: "ANTES DE FALAR DO C... DOS OUTROS, TEMOS QUE OLHAR PRIMEIRO PARÁ O NOSSO". (CONCURSANDO DA CDP).

    ResponderExcluir
  2. Te cuida Barbalhão que está chegando a tua vez; e Parsifal cuidado pra não sobrar pra ti também, porque essa quadrilha na hora da onça beber água, entrega até a mãe pra não ver o sol nascer quadrado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.