Pular para o conteúdo principal

Francisco vai a Cuba. Saravá, Francisco!

Com população majoritariamente católica, desde a primeira visita de João Paulo II (1998), Cuba passou a ser parada obrigatória para os seus sucessores: em 2012 foi Bento XVI e no sábado (19), foi a vez do papa Francisco pousar na ilha, onde rezou, na Plaza de La Revolucíon, ontem (20), a sua primeira missa na ilha.

Shot

De Havana, o papa visita, hoje (21), Santiago de Cuba, que fundada em 1515 pelo conquistador espanhol Diego Velásquez, foi a primeira capital do país, sendo hoje a cidade mais importante depois da capital.

Amanhã (22), o papa seguirá para a cidade de Holguín, historicamente conhecida por lá ter pisado, na sua primeira expedição à América, em 1492, El Gran Almirante Cristóbal Colón, nosso velho conhecido Cristóvão Colombo.

Shot 001

É dito, nos livros de história cubana, que quando Colombo avistou as costas de Holguín onde a natureza semeou uma vegetação exuberante e maravilhosas praias, ficou tão impressionado que exclamou: “essa é a terra mais formosa que os olhos humanos já viram”.

A visita a Holguín é uma mensagem diplomática aos EUA, para onde Francisco seguirá depois de Cuba: é a cidade mais perto da Base Naval de Guantánamo, um quisto norte-americano em território cubano, onde os EUA mantêm a famosa prisão de Guantánamo.

Shot 002

Além da agenda religiosa, o papa trata em Cuba cinco pontos de Estado:

1. Reaproximação com os EUA: o papa quer atualizar a agenda de reaproximação EUA-Cuba e pretende, na visita que fará ao Congresso, em Washington, pontuar avanços que dependem do parlamento estadunidense para prosperarem.

2. Presos políticos cubanos: o papa deseja que Cuba reveja os seus critérios penais, que tipificam “atentados à revolução”, e liberte mais presos políticos além daqueles acordados com os EUA no processo de reaproximação.

3. Abertura econômica: o papa volta à ilha com o mantra usado por João Paulo II, que pregou que “Cuba deveria se abrir economicamente ao mundo e o mundo deveria se abrir economicamente à Cuba”, o que é uma clara posição contra o embargo dos EUA.

Shot 003

4. Abertura política: embora isso ainda seja tabu em Cuba, o papa reforçará que para que o processo de reaproximação política com os EUA avance, Cuba precisa promover eleições diretas e democráticas.

5. Sincretismo religioso: o perfil e comportamento da população católica de Cuba parece muito com a do Brasil. Os cubanos se declaram católicos, mas a maioria dos católicos é também adepta de afro-religiões similares à macumba e o candomblé, dentre outras.

Shot 004

Comentários

  1. Servir foi o recado! E como o poder está acostumado a ser servidos. O recado foi dado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.