Pular para o conteúdo principal

Estado Islâmico tenta recrutar jovens no Brasil

Shot 005

Matéria do Estadão revela que “setores de inteligência do governo brasileiro detectaram tentativas de cooptação de jovens no País pelo Estado Islâmico (EI) para atuar como ‘lobos solitários’”.

A alcunha “lobo solitário” designa recrutas treinados para agirem sozinhos, cuja principal característica é nunca ter agido, o que dá mobilidade e potencial para cometer atentados imprevisíveis.

A preocupação do governo brasileiro e dos organismos antiterror internacionais é que o EI pode estar preparando ataques no Brasil durante a Olimpíada de 2016.

O Estadão afirma que o assunto tem sido pauta em reuniões no Planalto e que policiais especializados europeus estiveram em Brasília no mês passado para tratar o assunto.

O Brasil, sem nenhuma tradição de atentados terroristas, estará amplamente vulnerável caso células do EI se instalem no país, pois sequer uma legislação antiterrorismo há, o que limita a atividade da PF na prevenção.

Um dos principais instrumentos de recrutamento de “lobos solitários” do EI é a internet. Através da rede o EI tem conseguindo arregimentar jovens na Europa e na América do Norte e agora, segundo o relatório vazado, estende os seus tentáculos até a América do Sul.

Comentários

  1. Setores de inteligência do governo brasileiro, cof ...cof...

    ResponderExcluir
  2. Parsifal;

    Certa vez vi uma charge feita com inteligência e bom humor, em que um sentinela americano perguntava quem se aproximava. Veio a resposta: sou iraniano! e ele continuou numa dúvida enorme e perguntou: "friend or foe"? Acho que muita gente no Brasil vai ficar em dúvida se os terroristas do EI são "friend or foe"; afinal terroristas italianos são bem-vindos, militantes do bolivarinismo também, iranianos talvez sejam, então...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que os "friends" do EI têm uma maneira literalmente explosiva de se revelarem "foe".

      Excluir
  3. so pode ser brincadeirinha de 1 de abril ó governo nao conseguiu detectar,o roubo de milhoes em uma estatal sobre o seu comando, debaicho do seu nariz.vai solucionar um problema deste muito mais complexo,isto e so conversa pra boi dormir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

Deputado Alessandro Novelino, assessor e piloto perecem em acidente aéreo

O Corpo de Bombeiros sobrevoou, de helicóptero, a área onde foram encontrados os destroços da aeronave bimotor Sêneca, de propriedade do deputado Alessandro Novelino (PMN), e lá desembarcou, através de cabos, dois policiais da corporação, que confirmaram não haver sobreviventes. Os corpos das três pessoas que estavam na aeronave foram localizados a certa distância dos destroços: o piloto da aeronave, Roberto Carlos Figueiredo, o deputado Alessandro Novelino e seu assessor parlamentar, José Augusto dos Santos. Os corpos já foram transportados, pelo Corpo de Bombeiros, para Belém e estão no Instituto Médico Legal Renato Chaves, que depois dos procedimentos exigidos os entregará às respectivas famílias. O Sêneca decolou às 8h30m de hoje (25) do aeroclube do Pará, com destino à fazenda do deputado no município de Tomé-Açu. Após 18 minutos de voo desapareceu do radar. No final da manhã os destroços da aeronave foram localizados em uma área, sem acesso por terra, no município do Acará. ...